Efemérides para lembrar ou celebrar em Janeiro

No mês de Janeiro,

sugerimos estas efemérides para lembrar ou mesmo celebrar, se for o caso disso:

Dia 1 (1622) – O Papado adopta, pela primeira vez, o dia 1 de Janeiro como início do Novo Ano, em vez do dia 25 de Março.

Dia 2 (1909) – A demissão de Yuan Shikai coloca a administração chinesa nas mãos dos Manchus.

Dia 3 (1611) – É concedido aos Bispos o título de “Dom”.

Dia 4 (1990) – No Panamá, o General Manuel António Noriega, o homem forte do país, rende-se às forças norte-americanas e é conduzido para os EUA, onde será julgado por tráfico de droga.

Dia 5 (1876) – No Porto, iniciam-se os trabalhos da construção da Ponte Ferroviária de D. Maria II.

Dia 6 (1961) – Dag Hammarskjöld visita a África do Sul para discutir o apartheid. Apoio maciço em França à proposta do general De Gaulle para um referendo a realizar na Argélia, apesar da abstenção de 40% do eleitorado argelino.

Dia 7 (1984) – O primeiro-ministro chinês Chao Tsu-Yunag visita oficialmente os EUA.

Dia 8 (1941) –  Faleceu, em Nyeri, no Quénia, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, fundador do Escutismo. Encontra-se sepultado na Saint Peter’s Churchyard. Conheça a última mensagem que ele deixou aos escuteiros de todo o mundo.

Dia 9 (1993) – Em Angola, as tropas governamentais capturam o quartel-general da UNITA no Huambo.

Dia 10 (1929) – “Tintin” e o cão “Milou”, de Hergé, aparecem, pela primeira vez, num semanário católico de Bruxelas.

Dia 11 (1922) – A insulina é utilizada, pela primeira vez, num canadiano de 14 anos, para o tratamento da diabetes em humanos.

Dia 12 (1976) – Termina a presença espanhola no Sara.

Dia 13 (1750) – Foi assinado entre D. João V e D. Fernando VI (Espanha) o Tratado de Madrid ou Tratado dos Limites, sobre os «limites» das possessões portuguesas e espanholas na América Meridional. Ler+

Dia 14 (1992) – A Comunidade Económica Europeia (anos mais tarde, deu origem à União Europeia) lança as bases da sua política agrícola comum.

Dia 15 (1985) – No Brasil, realizam-se eleições presidenciais indiretas convocadas pelo Governo  e que dão a vitória à coligação oposicionista, ficando presidente eleito o democrata-cristão Tancredo Neves.

Efemérides na segunda parte do mês…

Dia 16 (1906) – Início da Conferência de Algeciras sobre Marrocos. Dura até Abril.

Dia 17 (1995) – Morre Miguel Torga, de seu nome Adolfo Correia da Rocha. Nasceu em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa e distrito de Vila Real, em 1907. Licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, cidade onde viveu e trabalhou longos anos. É considerado um dos maiores poetas e escritores portugueses do séc. XX.

Dia 18 (1930) – Nasce Maria de Lurdes Pintassilgo, única mulher a chefiar um governo em Portugal (V Governo Constitucional, de Julho de 1979 a Janeiro de 1980). Morreu em Lisboa no dia 10 de Julho de 2004.

Dia 19 (1919) – Implantação da Monarquia do Norte (também conhecida como “Reino da Traulitânia“) no Porto e nas províncias do Norte do país. Durou até 13 de Fevereiro de 1919.

Dia 20 (1958) – A URSS ameaça a Grécia com sanções económicas caso este país aceite a instalação de mísseis da NATO no seu território.

Dia 21 (1506) – É fundada, durante o pontificado de Júlio II, a Guarda Suíça, que tem como missão proteger o Papa. Em 1527, durante a pilhagem de Roma pelas tropas do exército imperial de Carlos V, a Guarda Suíça demonstrou o seu grande amor pelo Santo Padre e o seu empenhado compromisso em protegê-lo (refugiado no Castelo de Sant´Ângelo), ainda que com o custo da sua própria vida (morreram 147 Guardas Suíços).

Dia 22 (1988) – Em Portugal é aprovada, na Assembleia da República, a lei que permite a reprivatização das empresas públicas de comunicação social.

Dia 23 (1514) – Parte de Lisboa, a caminho de Roma, a famosa embaixada enviada por D. Manuel I ao Papa Leão X.

Dia 24 (1921) – Começa a Conferência de Paris, que dura até 29, durante a qual os Aliados fixam as indemnizações a pagar pela Alemanha, na sequência da Primeira Guerra Mundial.

Dia 25 (1976) – Após um interregno de 40 anos, realizam-se eleições municipais em Espanha. O governo cubano confirma a presença de «voluntários» em Angola (são mais de quinze mil) que acorreram em apoio do MPLA.

Dia 26 (1917) – Embarca para a França o primeiro contingente de tropas portuguesas que vão combater na Flandres.

Dia 27 (1908) – O Ministro dos Negócios Estrangeiros austríaco anuncia a decisão do seu governo de levar o caminho-de-ferro até Salónica, na Grécia.

Dia 28 (1961) – A Inglaterra e a República Árabe Unida reatam as relações diplomáticas.

Dia 29 (1739) – É concedido aos Bispos o título de “Excelência Reverendíssima”.

Dia 30 (1941) – Archibald Wavell toma Derna e avança sobre Benghazi. Forças sul-africanas repelem Italianos do Quénia.

Dia 31 (1988) – Digo Freitas do Amaral é eleito presidente do CDS no VIII Congresso daquele partido, que decorreu em Aveiro.

No mês de Janeiro, nasceram as seguintes personalidades:

> No dia 4 de Janeiro de 1905, nasceu Maria Archer

Nome literário de Maria Emília Archer Eyrolles Baltasar Moreira. Escritora. Faleceu em Lisboa, no dia 23 de janeiro de 1982.

Até 1934 viveu quase sempre em África: na Guiné (1916-1918), em Moçambique (1921-1926) e em Angola (1930-1934).

Exerceu atividade jornalística em Moçambique e Angola, prosseguida depois em Portugal. Estreou-se com Três Mulheres, 1935. Escreveu contos, romances, novelas, peças de teatro e livros de viagens. É crítica e polémica a sua visão da sociedade lisboeta, dada sob o ângulo de uma feminista pretensamente evoluída, mais caricatural do que vivaz.

Com Viagens à Roda de Africa obteve em 1937 o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho.

Publicou, além disso: Roteiro do Mundo Português, 1940, Fauno Sovina, 1941, Ela É apenas Mulher, 1944, Há-de Haver Uma Lei, 1949, A Primeira Vítima do Diabo, 1954, Bato às Portas da Vida, 1951, e O Mal Está entre Nós, 1952.

> No dia 18 de Janeiro de 1906, nasceu Manuel Mendes

Manuel Joaquim Mendes. Escritor, artista plástico e resistente antifascista, faleceu em Lisboa a 7 de Maio de 1969.

Por causa da greve académica de 1931 não prestou provas finais do curso de História e Filosofia, que frequentou na Universidade de Lisboa.

Foi um dos promotores da reunião de 8.10.1945 e da qual surgiu o Movimento de Unidade Democrática.
Com trabalhos de escultura tomou parte em exposições, nomeadamente no Salão dos Independentes e na Exposição Geral das Artes Plásticas (1946 e 1947).

Publicou estudos sobre escritores e artistas plásticos e obras de ficção, entre as quais os livros de contos Bairro, 1945, Estrada, 1952, Segundo Livro do Bairro, 1958, e Terceiro Livro do Bairro, 1961, e os romances Pedro, 1954, e Alvorada, 1955.

Recebeu, em 1960, o Prémio Rodrigues Sampaio, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto.

Toda a sua obra escrita, quer como critico quer como ficcionista, é fruto de um impressionismo que ressuma grande poder de compreensão e simpatia.

> No dia 28 de Janeiro de 1916, nasceu Virgílio Ferreira

Vergílio António Ferreira, escritor português. Faleceu em Lisboa, no dia 1 de março de 1996.

> No dia 31 de Janeiro de 1910, nasceu Castro Soromenho

Fernando Monteiro de Castro Soromenho, jornalista, ficcionista e etnólogo moçambicano, nasceu na vila do Chinde, na então província da Zambézia – Moçambique. Faleceu no dia 18 de junho de 1968,em São Paulo, no hospital da Beneficência Portuguesa, em consequência de um AVC.

No mês de Janeiro, faleceram as seguintes personalidades:

> No dia 2 de Janeiro de 1908, faleceu D. João da Câmara

D. João Gonçalves Zarco da Câmara nasceu e faleceu em Lisboa, em 27 de Dezembro de 1852. Formou-se em engenharia no Instituto Industrial e trabalhou na administração dos Caminhos-de-ferro. Dedicou-se à dramaturgia e ao jornalismo, tendo sido considerado o maior dramaturgo da geração finissecular.

> No dia 4 de Janeiro de 1910, faleceu Cândido dos Reis

Carlos Cândido dos Reis, nasceu em Lisboa, no dia 16 de Janeiro de 1852. Conhecido na época e historicamente como Almirante Reis, foi um militar, conspirador e carbonário português.

> No dia 8 de Janeiro de 1902, faleceu Joaquim Mouzinho de Albuquerque

Herói português, e militar destemido. Nasceu em 10 de novembro de 1855.

> No dia 21 de Janeiro de 1913, faleceu Aloísio Azevedo

Aloísio Tancredo Gonçalves de Azevedo, nasceu em São Luís, Maranhão, no dia 14 de abril de 1857. Escritor brasileiro. Foi também caricaturista, jornalista e diplomata. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

> No dia 23 de Janeiro de 1905, faleceu Rafael Bordalo Pinheiro

Raphael Augusto Bordallo Prestes Pinheiro, desenhador e aguarelista, ilustrador de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor, nasceu a 21 de Março de 1846.

 

Dezembro + Efemérides + Fevereiro