Efemérides para lembrar ou celebrar em Março
No mês de Março,
sugerimos estas efemérides para lembrar ou mesmo celebrar, se for o caso disso:
Dia 1 (1290) – O Rei D. Dinis cria, em Lisboa, o “Estudo Geral“, que daria origem à primeira Universidade Portuguesa;
Dia 2 (1989)
– Cavaco Silva, primeiro-ministro português, inicia uma visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau.
Dia 3 (1977) – Em Portugal, a Assembleia da República decide solicitar a adesão do país à Comunidade Europeia (CEE);
Dia 4 (1998)
– Em resultado de um conflito entre o Presidente da República e o Governo, o Almirante Fuzeta da Ponte é exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, a primeira vez que tal aconteceu desde o 25 de Abril.
Dia 5 (1951) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra, da França, EUA e URSS reúnem-se em Paris para preparar a agenda de uma futura conferência, mas o problema do desarmamento impede qualquer progresso nas negociações, até 21 de Junho.
Dia 6 (1836) – O Forte de Alamo, em Santo António, Texas (EUA), cai em poder do exército mexicano, após 13 dias de cerco, no qual pereceram o lendário David Crockett e outros 186 defensores norte-americanos;
Dia 7 (1989)
– Um relatório do Departamento de Estado dos EUA reconhece que a Indonésia viola os direitos humanos e exerce a tortura em Timor-Leste.
Dia 8 (1921) – Tropas francesas ocupam Dusseldorf e outras cidades no Rur, devido ao não pagamento das indemnizações de guerra por parte da Alemanha.
Dia 9 (1980) – Em Espanha, os Bascos elegem, pela primeira vez, o seu parlamento regional autónomo;
Dia 10 (1988)
– Em Portugal, o primeiro-ministro Cavaco Silva inicia uma visita a Londres, devendo estar em foco conversações sobre a situação em Angola.
Dia 11 (1975) – Em Portugal, ocorre a tentativa de um golpe militar (precipitado ou provocado?), em que esteve envolvido o ex-presidente António de Spínola, e cujo fracasso abriu caminho à experiência coletivista;
Dia 12 (1975) – Em Portugal é constituído o MFA (Movimento das Forças Armadas) como órgão superior da Revolução, tendo à cabeça o Conselho da Revolução, com poderes legislativo e executivo;
Dia 13 (1975)
– Em Portugal efetuam-se dezenas de prisões arbitrárias e dá-se início às nacionalizações generalizadas, começando pela banca.
Dia 14 (1961) – Deflagra no Norte de Angola uma onde de violência contra a presença portuguesa que leva Portugal a entrar em luta, até 25 de Abril de 1974.
Dia 15 (1147) – D. Afonso Henriques conquista Santarém aos mouros;
Para ler: Em Março, são estas as datas comemorativas
Efemérides na segunda parte do mês…
Dia 16 (1974) – Em Portugal, gorou-se à nascença a revolta militar das Caldas da Rainha;
Dia 17 (1756) – O Papa Bento XIV canoniza a Princesa Joana, padroeira da cidade de Aveiro;
Dia 18 (1957) – A CEE (Comunidade Económica Europeia, que deu origem à atual União Europeia) passa a ter uma moeda comum, o ECU (European Current Unity);
Dia 19 (1993)
– Um plebiscito aprova a nova Constituição Portuguesa.
Dia 20 (1995) – Doze mortos e 5 mil hospitalizados em Tóquio, por intoxicação com gás sarin, encontrado mais tarde em posse da seita Aum Shinrykio (“Verdade Suprema”). A 16 de Maio, o líder espiritual da seita, Shoko Asahara, é preso.
Dia 21 (1965) – Martin Luther King encabeça uma manifestação de quatro mil pessoas, de Selma até Montgomery, no Alabama, a fim de entregar uma petição sobre as queixas dos negros.
Dia 22 (1998) – Cerca de 16 mil pessoas participam numa «megafeijoada» realizada no tabuleiro da Ponte vasco da Gama, uma semana antes desta ser oficialmente inaugurada (29 de março).
Dia 23 (1871) – Na Bélgica, cem mil agricultores percorrem as ruas de Bruxelas, deixando um rasto de destruição e cento e cinquenta polícias feridos.
Dia 24 (1976) – Golpe militar na Argentina que depõe Isabel Perón, ficando Chefe de Estado o General Jorge Rafael Videla;
Dia 25 (1928)
– O general Óscar Carmona é eleito para a chefia do estado português.
Dia 26 (1979) – Assinatura, em Camp David, nos EUA, do tratado de paz entre o Egipto e Israel;
Dia 27 (438 a.C.) – Data provável da inauguração do Parthenon, de Atenas;
Dia 28 (1930)
– O nome de Constantinopla é mudado para Istambul, e o de Angora para Ancara.
Dia 29 (1983) – Na RFA (República Federal Alemã) os democratas-cristãos vencem as eleições, continuando Helmut Kohl como chanceler federal.
Dia 30 (1990) – O Parlamento da Estónia vota a favor da independência, deixando, contudo, aberta a negociação com a URSS.
Dia 31 (1994) – Na Bósnia-Herzegovina, as forças sérvias bombardeiam áreas de segurança na Goraz-de e Srebrenica.
Para ler: Dia Internacional da Mulher – 8 de Março
No mês de Março nasceram as seguintes personalidades:
No dia 5 de Março de 1925, nasceu Luís Filipe Lindley Cintra
Luís Filipe Lindley Cintra nasceu em Espariz, Tábua. Foi e é, sem dúvida, uma das figuras principais da Linguística portuguesa.
Toda a sua atividade científica foi desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se licenciou e doutorou em Filologia Românica, e onde exerceu toda a sua atividade docente, de assistente a professor extraordinário e catedrático. Faleceu em Lisboa, no dia 18 de Agosto de 1991.
No dia 18 de Março de 1926, nasceu Augusto Abelaira
Augusto José de Freitas Abelaira nasceu em Ançã, Cantanhede. Foi escritor, professor, tradutor, jornalista, dramaturgo, romancista, diretor de programas na RTP e diretor das revistas “Seara Nova” e “Vida Mundial”.
No dia 20 de Março de 1913, nasceu Ilse Losa
De seu nome completo Ilse Lieblich Losa, nasceu em Melle-Bauer (Alemanha). Escritora portuguesa de origem judaica, dedicou a sua vida à tradução e à literatura infantojuvenil.
No mês de Março morreram as seguintes personalidades:
No dia 1 de Março de 1923, faleceu Camilo Pessanha
Camilo de Almeida Pessanha faleceu no dia 1 de Março de 1926, em Macau, devido ao consumo excessivo de ópio.
Apesar da pequena dimensão da sua obra, é considerado um dos poetas mais importantes da língua portuguesa, o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, além de antecipador do princípio modernista da fragmentação.
No dia 4 de Março de 1911, faleceu Fialho de Almeida
De seu nome completo José Valentim Fialho de Almeida, faleceu em Cuba (Beja – Alentejo).
Panfletário maior da literatura portuguesa, “título” que obteve com a publicação d’Os Gatos, entre 1889 e 1894. Fialho de Almeida assegurou também uma vasta colaboração na imprensa da época, escrevendo folhetins, crónicas, críticas literárias e teatrais.
No dia 5 de Março de 1917, faleceu Manuel de Arriaga
Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, primeiro presidente da República Portuguesa, faleceu em Lisboa, no dia 5 de Março de 1917.
No dia 10 de Março de 1923, faleceu Basílio Teles
Basílio Teles morreu no dia 10 de Março de 1923, no Porto.
Depois de ter abandonado a Escola Médico-Cirúrgica, devido a um conflito com um professor, lecionou as disciplinas de Literatura, Filosofia e Ciências Naturais. Ao mesmo tempo que escrevia para alguns jornais políticos e literários, defendendo os ideais republicanos.