Factos e acontecimentos durante o mês de abril no séc. XX
“Abril vem do latim aprilis que, por sua vez, deriva do verbo aperire, que significa abrir, sendo o único dos meses cuja denominação faz lembrar a estação em que o colocaram, referindo-se ao abrir das flores na Primavera.
Abril tinha, no primeiro calendário romano, 30 dias; Numa Pompílio (715-672 a.C.) retirou um dia a este mês, dia esse que Júlio César (101-44 a.C.), por conselho de Sosígenes, reformulou o calendário, lhe restituiu, ficando outra vez com 30. Até hoje mantém os 30 dias.”
Neste artigo, vamos apresentar alguns factos e acontecimentos que se verificaram nos meses de abril do século XX:
1 de abril de 1904 – A firma de engenharia de Henry Royce fabrica o seu primeiro carro
4 de abril de 1900 – O príncipe de Gales sobrevive a atentado em Bruxelas
Alberto Eduardo
, futuro rei Eduardo VII do Reino Unido, foi vítima de uma tentativa de assassinato em 4 de abril de 1900, quando viajava pela Bélgica até à Dinamarca.
Jean-Baptiste Sipido, então com apenas quinze anos, disparou sobre o príncipe em protesto pela Segunda Guerra dos Bôeres. Apesar de obviamente culpado, o jovem foi absolvido por um tribunal belga, pois era menor de idade.
4 de abril de 1905 – Morrem mais de 10.000 pessoas num terramoto em Lahore, na Índia
4 de abril de 1929 – Carl Benz, o alemão pioneiro do design automobilístico, morre aos 84 anos.
6 de abril de 1933 – Gandhi desafia a lei com marcha do sal
O paladino do nacionalismo indiano Mahatma Gandhi e os seus seguidores chegaram ontem à costa indiana depois de uma marcha de protesto de cerca de 500 km. Gandhi organizou a marcha como desafio à lei do governo britânico que impede os indianos de produzirem o seu próprio sal. O líder nacionalista apanhou hoje um pouco de sal na praia frente ao golfo de Cambaia, no noroeste da Índia, para mostrar a sua desobediência à lei.
Gandhi tem sido o principal ativista contra o domínio britânico na Índia há mais de dez anos, e exorta os seus seguidores a recusarem-se a coopera com as autoridades até que a Grã-Bretanha permita à índia governar-se a si própria. Insiste em que todos os protestos devem ser pacíficos, embora tenha dito aos seus seguidores para estarem “preparados para enfrentar o pior, incluindo a morte, ao desafiar o imposto sobre o sal“.
Mahatma Gandhi parece preparado para enfrentar a prisão por esta campanha.
7 de abril de 1922 – Morrem sete pessoas na primeira colisão aérea entre dois aviões de passageiros, perto de Paris.
7 de abril de 1906 – Erupção do Vesúvio
Uma terrível torrente de lava espalha-se desenfreadamente pelos campos italianos, depois da erupção do Monte Vesúvio, perto de Nápoles.
O exército distribui alimentos, mas muitas povoações continuam isoladas e as estradas encontram-se pejadas de pessoas que tentam escapar à chuva de fuligem e de cinzas que cai do céu.
É difícil por agora calcular o número de vítimas, mas a cidade de Ottaiano ficou destruída, e em Nápoles morreram 100 pessoas quando os telhados cederam sob o peso das cinzas.
8 de abril de 1904 – Esperança na entente cordiale
A Grã-Bretanha e a França assinaram esta manhã um acordo histórico com o objetivo de resolver as suas divergências fundamentais.
Conseguiu-se um compromisso acerca dos direitos territoriais e de pesca em todo o mundo. Os encontros, no passado, entre o presidente francês e o rei inglês abriram caminho para o pacto.
10 de abril de 1919 – Emiliano Zapata, líder dos camponeses mexicanos, traído e morto a tiro durante a Revolução Mexicana
12 de abril de 1922 – Estrela de Hollywood Roscoe «Fatty» Arbuckle é absolvido do assassínio da actriz Virginia Rappe
13 de abril de 1919 – Tropas britânicas disparam sobre a multidão desarmada em Amritsar, Índia, matando 400 pessoas
14 de abril – Exposição mundial inaugurada em Paris
A Exposição Internacional foi hoje inaugurada em Paris. Planeada para comemorar o novo século, é a maior jamais vista na Europa.
Foi inaugurada oficialmente pelo presidente de França, Émile Loubet, que, no seu discurso, apelou à paz no mundo.
A exposição é encarada pelo mundo como um sinal de que a França está decidida a fazer valer o seu poder imperial.
A exposição dá destaque aos «palácios» e às principais atrações dos países mais importantes.
Esta é a terceira exposição mundial em Paris: a primeira foi em 1878 e a segunda em 1889, quando se construiu a Torre Eiffel.
Mais tarde, ainda no decorrer deste ano, em julho, Paris servirá também de palco aos Jogos Olímpicos.
Factos da exposição
– O local de construção estendia-se por mais de 221 hectares.
– A Grande Roda de 106 metros tinha 80 carros, levando cada um 20 pessoas.
– Havia 76 000 expositores: 36 000 franceses e 40 000 de além-mar.
– A exposição deu um lucro de cinco milhões de francos.
– Uma galeria inteira do Palácio da Indústria foi destinada aos automóveis, quase durante cinco anos.
16 de abril de 1922 – Cláusula militar secreta alarma potências ocidentais
A Rússia Soviética e a Alemanha concordaram em estabelecer relações diplomáticas e comerciais, com a assinatura do Tratado de Rapallo na conferência de Génova, em Itália.
Outras potências europeias também se encontram em negociações com os soviéticos a fim de estabelecer ligações comerciais, e estão preocupados com esta nova aliança.
Diz-se que o tratado tem uma cláusula secreta que permite à Alemanha construir armas e desenvolver investigação militar em território russo, e que a Alemanha ajudará a desenvolver a indústria de armamento soviética.
17 de abril – Estrelas de cinema formam produtora
Quatro das maiores estrelas de Hollywood formaram uma nova produtora cinematográfica independente chamada United Artists. O objetivo é distribuírem os seus próprios filmes e construírem o seu próprio estúdio.
Um estúdio cinematográfico independente constitui um desafio às grandes companhias de Hollywood, que até agora têm monopolizado a distribuição de filmes. Estas companhias mantêm além disso os seus artistas contratados com um salário fixo, impedindo-os de partilhar os enormes lucros dos filmes.
As estrelas que ousaram dar este passo são
– Mary Pickford, a «querida da América», de quem se diz ter assinado um contrato de mais de 1 milhão de dólares;
– o seu marido, Douglas Fairbanks, famoso pelo seu desempenho atlético nos filmes de aventuras;
– D. W. Grifith, o famoso realizador que fez o primeiro épico de Hollywood, de três horas de duração, O Nascimento de Uma Nação;
– e Charlie Chaplin, o génio cómico britânico, célebre pela sua personagem do «homenzinho» na mó de baixo que consegue sempre dar a volta por cima.
Chaplin é, provavelmente, o mais famoso dos quatro.
19 de abril de 1906 – São Francisco abalada por gigantesco terramoto
Às 5h 30 da manhã, as fundações da cidade da Califórnia abanaram com o que foi certamente o mais pavoroso tremor de terra que jamais atingiu esta bela região costeira.
Enormes e devastadores incêndios provocados pela rotura de condutas de gás alastram agora, descontrolados, por toda a cidade.
Receia-se que já tenham morrido pelo menos 1000 pessoas, e os habitantes da cidade fogem para salvar a vida. Foi instaurada a lei marcial, e esta tarde foram abatidos a tiro quatro saqueadores.
21 de abril de 1918 – Barão Vermelho perde duelo final
O Barão Vermelho não voltará a voar. O outrora temido ás dos ares alemão foi hoje abatido e morto num combate sobre o Somme, uma zona dilacerada pela guerra.
O barão Manfred von Richtofen recebeu a sua alcunha por causa de um dos seus aviões, um triplano vermelho Fokker Dr 1.
Foi piloto de combate durante dois anos e supõe-se que é responsável pela destruição de mais de 80 aviões aliados.
O barão era um reputado cavalheiro, ao ponto de ter uma vez recebido um piloto britânico capturado com um jantar opulento. Mas nos ares era um oponente feroz e cruel.
21 de abri de 1922l – Morte de último castrato marca fim de uma era
conhecido, morreu hoje com 63 anos.
Os castrati eram cantores masculinos que eram castrados antes da puberdade para evitar que as suas vozes engrossassem. A prática teve início em Itália na segunda metade do século XVI. Os rapazes eram castrados entre os 6 e os 8 anos de idade.
Cantavam nos melhores coros de igreja, como o da Capela Sistina, no Vaticano. Os primeiros castrati entraram para o coro da Sistina por volta de 1565.
Os castrati também desempenhavam os papéis principais em óperas, incluindo o de César, em Julius Caesar, de George Frederick Handel, e o de Orfeu, em Orfeo ed Euridice, de Christophe Willibald Gluck.
Moreschi nasceu em Montecompatri, perto de Roma, em 1858. De 1883 a 1913 foi membro do coro da Sistina. Em 1902-3 Moreschi fez algumas gravações, que mostram o timbre claro e o poder vocal da voz dos castrati.
23 de abril de 1918 – Greve geral irlandesa contra a proposta britânica para introduzir o serviço militar
23 de abril de 1921 – O velocista americano Charles Paddock estabelece novo recorde dos 100 metros em 10,4 segundos.
25 de abril de 1907 – Projeto de lei da proposta de construção do túnel do Canal da Mancha chumbada no Parlamento
27 de abril de 1909 – Deposição do sultão da Turquia
Fonte: “O Século XX ano a ano”