Feiras Medievais e recriações históricas em Portugal em 2024

Feiras Medievais, recriações históricas e outras

Neste ”jardim à beira mar plantado” – reino independente desde 1143 até 1910 -, e ao longo de cada ano, realizam-se, de Norte a Sul, diversas iniciativas relacionadas com a História de Portugal:

– Mercados ou Feiras Medievais 1 ,

– Recriações Históricas,

e outras iniciativas do género,

nas quais se tenta recriar, o melhor possível, épocas, vivências, factos e/ou personagens históricas, e que importa conhecer melhor.

Em muitas dessas iniciativas também se tentam retratar as artes e ofícios de cada tempo e lugar, a gastronomia e o modo de viver das respetivas populações, permitindo apreciar tradições recriadas, com maior ou menor precisão, de uma forma muito visual e atrativa.

Nesta página vamos colocar as informações que nos foi possível recolher sobre este assunto.

Feiras Medievais, recriações históricas e outras em 2024

Setembro de 2024

= Dias 27 a 29 –  9.ª edição da Feira Medieval de Palmela

A iniciativa decorrerá no Castelo e Centro Histórico da vila, terá como tema “Um Cavaleiro de Santiago para Alcaide-Mor de Palmela” e desenvolve-se no século XV.

Ao longo de três dias, a recriação história passará pela realização da feira franca com os seus mercadores e artesãos, pela animação nos acampamentos temáticos, torneios e cortejos e um conjunto de animações itinerantes, permitindo às/aos visitantes, vivências da história do castelo e da Ordem de Santiago.

“D. João, o denominado Príncipe Prefeito (futuro rei D. João II), governante e perpétuo administrador da Ordem de Santiago, escolhe o cavaleiro Antão de Faria, seu camareiro-mor e conselheiro para alcaide-mor de Palmela, em 1475.  Esta terá sido umas das primeiras iniciativas do novo Mestre, a justificar a importância de garantir que no Castelo de Palmela liderava um homem da sua confiança, ligado à casa real”.

Julho de 2024

= Dias 19 a 21 – 29ª edição da Feira Medieval de Coimbra

O tema desta edição é dedicado aos 960 anos da conquista definitiva de Coimbra por Fernando Magno, ficando o governo da região entregue a D. Sesnando.

A habitual animação da época (no sábado e no domingo, dias 20 e 21), deambulará entre o Largo da Sé Velha, o Quebra Costas, o Pátio do Castilho, o Arco de Almedina e a Rua Borges Carneiro até ao Museu Nacional de Machado de Castro.

Junho de 2024

= Dias 21 a 24 – 12ª edição da Feira Afonsina – Feira Medieval de Guimarães

Dia 24 de junho marca também as celebrações da Batalha de São Mamede, o Dia Um de Portugal.

A viagem ao passado está marcada em Guimarães e promete fazer levar os vimaranenses e visitantes à época dos primeiros reis de Portugal.

A par das recriações históricas, com teatro e outras cenas performativas ao longo de todo o centro histórico de Guimarães, estarão presentes artesãos, artífices, místicos, produtores alimentares e mercadores alimentares.

= Dias 14 a 16 – Feira Medieval de Belver – Gavião

Neste evento, de recriação histórica, vão ser realizadas várias representações da época medieval desde a vila até ao Castelo, originando um ambiente diferente contando com artesãos, espetáculos e restauração, o que atrai milhares de pessoas a esta vila e ao concelho de Gavião.

Horário: 17h00 às 22h00

= Dias a 11 de junho – Feira Medieval de Alhos Vedros

A Feira Medieval decorrerá no Largo da Igreja vai contar com cerca de 140 expositores, 120 animadores e artistas, bem como cavalos, cães, aves de rapina, cobra, entre outros animais que prometem surpreender com os seus espetáculos. O tema deste ano é Alhos Vedro e o rio, e a feira volta a ser promovida pela Associação Aliusvetus.

Os petiscos, esses, também não vão faltar e as carnes assadas vão saciar, certamente, a fome de quem por lá passar. Os licores, a cerveja artesanal, a sangria, ginginhas e hidromel, prometem, também, matar a sede a muitos visitantes.

= Dias 31 de maio a 2 de junho – III Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa

Esta Feira de Inspiração Renascentista vai decorrer no interior do espaço amuralhado do castelo. O programa inclui animações e espetáculos históricos, mercado, música e danças populares, concerto, espetáculo de fogo, arruada pelas principais artérias e praças da vila

Maio de 2024

= Dias 10 a 12 de maio – Feira Medieval Ibérica de Avis: “D. João I e os Príncipes de Avis”

A Feira Medieval Ibérica de Avis é um evento de recriação histórica que decorre no Centro Histórico da vila e que dá vida a episódios associados à dinastia de Avis.

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na atmosfera dos séculos XIV e XV, explorando os intricados enredos de poder, as rivalidades entre Portugal e Castela, e as disputas internas na realeza, tal como retratado nas obras literárias de D. João I e de seus filhos, D. Duarte e D. Pedro.

Horário: 19h00 às 23h00

Sugestões:

Reis e Rainhas de Portugal – síntese da 1º Dinastia

14 de agosto de 1385, dá-se a Batalha de Aljubarrota

Tratado de Zamora – 5 de Outubro de 1143

 

Notas

1 “Por açougue se designava, geralmente, o local onde se efetuavam as compras e vendas, passando mais tarde a chamar-se mercado.

Mas o açougue ou mercado é fruto da necessidade contínua de abastecimento e de transações dum numeroso aglomerado de pessoas que se dedicam às mais variadas profissões.

Em outros lugares menos populosos, de população mais dispersa e onde predomina fortemente o trabalho agrícola, não se sente a necessidade do mercado, bastando que as transações se façam periodicamente.

Está nesse facto a origem das feiras.

«Em Portugal a concessão das feiras encontra-se na maior parte dos forais, sendo o de Ponte do Lima, de 1125, o mais antigo». (Pág. 403 do Vol. II da Hist.& de Portugal edição da «Portucalense Editora, Lda» – Barcelos).

Em algumas terras havia, além dos mercados, as fangas, que eram locais especialmente destinados ao negócio de cereais e farinhas.” (Luís Cyrne de Castro, in “Do Passado de Vila Real – Apontamentos – maio de 1666 a novembro de 1850)