Termos culinários e sugestões úteis na cozinha

Truques e sugestões

Agora, fique a conhecer alguns truques e sugestões que irão facilitar o seu dia-a-dia, enquanto cozinha.

Açúcar duro

Se o açúcar que tem em casa endureceu, devolva-lhe a consistência ideal colocando-o num saco de plástico e adicionando-lhe um guardanapo de papel humedecido. Espere um dia e caso o açúcar necessite de estar mais solto, repita a operação.

Amendoins sem pele

Para retirar a pele aos amendoins, coloque-os num tabuleiro e leve-os ao forno médio (180º) por cerca de 15 minutos. Retire-os do forno, deixe-os arrefecer e esfregue-os com a palma das mãos até lhes retirar toda a pele.

Amolecer manteiga

Se se esqueceu de retirar a manteiga do frigorífico e necessita dela amolecida para barrar o pão, proceda da seguinte forma: encha uma tigela com água a ferver e deixe que esta permaneça um pouco no recipiente. De seguida, deite a água fora e vire a tigela de imediato sobre a manteiga. Esta irá amolecer, sem derreter.

Aproveitar alface

Tem no frigorífico uma alface que está a ficar ligeiramente murcha? Não é caso para a deitar fora. Deixe-a de molho em água com gelo durante uma horas para as folhas ficarem viçosas novamente e faça uma deliciosa salada.

Aproveitar vinho

Em vez de deitar fora o vinho que não foi bebido às refeições, leve-o ao congelador, faça cubos de gelo e mantenha-os no congelador num saco de plástico. Sempre que necessário, pode usá-los em molhos, assados, guisados e outros pratos que faça.

Batatas cozidas “expresso”

Para que as batatas coam mais rapidamente, antes de as colocar na panela pique-as com um espeto de metal ou um garfo, por exemplo. Cada batata deve se perfurada entre seis a oito vezes.

Bebidas geladas “expresso”

Se desejar gelar bebidas mais rapidamente, arranje um recipiente de metal, encha-o com pedra de gelo, adicione um punhado de sal e 1/2 litro de álcool. Se seguida, coloque dentro as latas ou garrafas de bebida que deseja refrescar e vire-as de vez em quando.

A mistura de sal e álcool, além de acelerar o processo de arrefecimento, conserva o gelo que colocou no recipiente.

Beterrabas com mais cor

Para deixar a beterraba que vai cozer com uma cor ainda mais pronunciada, basta juntar 3 colheres de sopa de vinagre à água onde vão ser cozinhadas. No fim, confira o resultado.