Termos culinários e sugestões úteis na cozinha

Sobre a CARNE…

Bifes espalmados

Para espalmar bifes, disponha-os, ainda crus, entre duas folhas de papel ou de película aderente, e passe com o rolo da massa por cima. Desta forma, as fibras da carne permanecerão intactas e os bifes manter-se-ão suculentos.

Dourar carne

Quando desejar dourar uma peça de carne, seque-a previamente com papel de cozinha para que não liberte humidade quando entrar em contacto com a gordura quente. Essa humidade impediria a carne de adquirir aquela crosta dourada que se pretende.

Cogumelos limpos

Se quiser lavar cogumelos, a forma mais prática é colocá-los, primeiro, dentro de um saco plástico com fecho e adicionar aproximadamente 3 colheres de chá de sal grosso. Abane bem o saco, para retirar a sujidade, retire-os do saco e depois passe-os por água rapidamente.

Cebolas e molhos

Sempre que for usar cebolas cruas num molho e não o consumir nos 20 minutos seguintes, não se esqueça de lavar primeiro as cebolas, cortadas em cubos, em água corrente fria e, em seguida, secá-las. Desta forma, irá eliminar várias substâncias que o vegetal liberta, como o enxofre, que podem arruinar o molho.

Cortar cebolas

Para evitar “chorar” ao cortar ou picar cebolas, depois de as descascar coloque-as no congelador durante 20 ou 30 minutos. Retire-as, depois, e avance para o corte sem lágrimas. Use este processo somente se as cebolas se destinarem a ser cozinhadas e não quando pretende comê-las cruas, em saladas, por exemplo.

Coentros ou salsa?

Algumas pessoas confundem coentros com salsa – é um facto muito comum. Para fazer a diferenciação entre ambos, basta lembrar que os coentros têm folhas mais pequenas e um cheiro típico e a salsa tem folhas maiores e não possuem grande cheiro.

Recorde também que os pés dos coentros podem ser picados e utilizados, pois são muito tenros. Já os da salsa tendem a ser mais duros enão tão bons para usar.

Como arrefecer bolos

Logo que o seu bolo esteja confecionado, retire-o do forno e coloque a forma sobre uma grande grade para que o mesmo arrefeça. Ao proceder assim, a massa do bolo não irá perder a textura enquanto arrefece e permanecerá tão macia como quando saiu do forno.