Termos culinários e sugestões úteis na cozinha

Sobre TOMATE…

Concentrado de tomate

Para evitar que o concentrado de tomate ganhe bolor depois de aberto, retire-o da embalagem original e guarde-o num franco de vidro. Despeje por cima um pouco de óleo ou de azeite e guarde-o no frigorífico.

Congelar tomate

Tem tomates frescos em casa e não vai precisar de os usar antes de se estragarem? Uma ótima forma de evitar o desperdício é triturá-los e verter a polpa para cuvetes e guardá-las no congelador. Desta forma, terá sempre o tempero ideal à mão para as suas refeições.

Congelar sopa

Já pensou em congelar a sopa que faz para a semana em doses pequenas para gerir melhor a quantidade que deseja comer? Experimente distribuí-la por formas de cupcakes e levá-las ao congelador.  Depois, é só descongelar uma, duas ou três, consoante o seu apetite. Prático, não é?

Cortar bolos

Fatias de bolo, fudge e brownies muitas vezes desfazem-se quando se tenta cortá-los de maneira uniforme em quadrados. Um bom cortador de pizza rotativo pode ser a solução para realizar essa tarefa de modo perfeito. Trace linhas suaves nos bolos com a ponta da faca para se orientar e depois passe com o cortador de pizzas pelas marcações. O resultado ficará à vista!

Cozer marisco

Burrié – 5 min

Camarão grande – 2/3 min

Camarão pequenos – 1 min

Lagosta – 10 min

Lagostim – 2/3 min

Lavagante – 15 min

Navalheira – 5 min

Santola – 10 min

Sapateira – 15 min

(tempos de cozedura após levantar fervura)

Descascar citrinos

Acha o processo de descascar laranjas, tangerinas ou toranjas com as mãos um pouco complicado e não se ajeita com uma faca para o fazer? Tudo se torna mais simples se colocar o citrino no micro-ondas por 20 segundos e depois, então, proceder à retirada da casca, que se desprenderá muito mais facilmente.

Forno no ponto

Se acontecer deixar aquecer o forno em demasia, para lhe baixar a temperatura coloque-lhe dentro um tacho com água fria. Assim, poderá cozinhas a sua receita sem correr o risco de a estragar.

Fruta verde

Guarde a fruta verde num saco de plástico no qual fez alguns furos. Os buracos deixarão circular o ar e o plástico irá reter o gás que os frutos vão produzindo enquanto amadurecem.

Gelados cremosos

Se não tem uma máquina de gelados para fazer sorvetes cremosos, isso não impede que os seus não possam sair da mesma forma. Saiba que há um pequeno truque para isso: faça a receita do sorvete e leve-o ao congelador. Uma hora depois, retire-o e bata-o com um garfo para quebrar os cristais de gelo que se formaram.

Volte a levar ao congelador por uma hora e repita a operação com o garfo. Repita uma terceira vez e depois deixe o sorvete congelar totalmente. Confira depois: será cremoso e delicioso.