Meses do ano

No mês de Maio, os romanos ofereciam sacrifícios a Maia

Em Maio, ofereciam-se sacrifícios a Maia

Maio deriva do latim Marius, o 3º mês do ano do calendário romano de Rómulo, já então com 31 dias. Com a reforma de Numa Pompílio passou a 5º mês do ano com 30 dias, lugar que conservou até hoje. Júlio César restituiu-lhe o dia retirado.

Os Romanos, no primeiro de Maio, ofereciam sacrifícios a Maia (deusa romana do crescimento), Mãe de Mercúrio e crê-se que daí veio a denominação do mês.

Era, também, no primeiro dia de Maio que os romanos começavam inúmeras cerimónias para festejar o renascimento da vida vegetal.

Entre estas estavam as floralias, em honra de Flora, deusa protetora das flores os jogos florais: as mulheres brincavam a dançavam noite e dia, sendo coroadas de flores as que alcançassem o prémio.

Desde então ficou o costume de enfeitar as portas e janelas com maias ou flores de giestas, costume que ainda se observa em certas regiões do país.

Maio era figurado por um mancebo bem-parecido, coberto com uma vestidura branca e verde bordada com várias flores, com uma grinalda de rosas na cabeça e um pavão aos pés, ou então com uma lira numa das mãos e um rouxinol na outra.

Entregue pelos Romanos à proteção benévola de Apolo, Maio foi buscar o nome à Bona Dea, de seu nome completo, (mas muito mais conhecida pela alcunha de Maia).

Mês onde por toda a parte a vida vegetal renasce em flores e frutos, mês que instala nos homens o fecundo aroma da licença, do amor e do pecado, Maio obrigou o rei de Portugal a proibir em 1402 os folguedos, avisando as gentes de «que nõ cantassem mayas, ne janeiras e outras coisas que eram contra a ley de deus».

O signo de Touro e Maio

E Touro, o signo que, desde a mais remota antiguidade, estende a sua sombra possante sobre Maio, sempre foi considerado um símbolo de força e de bravura.

Manifestação de Osíris (o Touro Ápis) no Egipto, adorado pelos hebreus, esquecidos tantas vezes de Yaweh (o Bezerro de Oiro), foi escolhido por Júpiter como máscara enganadora para os seus amores ilícitos ao seduzir a Europa à sombra dum plátano que nunca mais teve folhas.

Mas depois, morto por Teseu no Labirinto de Cnossos, o fantasma do Touro limita-se a lançar sobre os mortais a sua influência: a fazer deles seres obstinados, tenazes, taciturnos, violentos, conservadores.

Em tempos idos…

«As calendas de Maio são dedicadas aos Lares.

As mulheres celebram nessa altura em casa as festas da deusa boa, de que se excluem todos os machos incluindo os animais; até os retratos são tapados. Os homens, incluindo o pontífice sumo, têm de sair de casa.

Honram-se os Lares nas encruzilhadas, oferecendo-lhes papoilas.

Seguem-se as Lemurales, que duram três noites. São invocadas as sombras bem-aventuradas e atiram-se favas uns aos outros a flor da fava é o símbolo das portas do inferno – repetindo-se nove vezes: «Por estas favas resgato a minha alma.» (G. de Nerval, Les Illuminés).

 

Para ler: Maio – atividades agrícolas e outras

Provérbios sobre o mês de Maio

Previsão Agrícola:

Água de Maio, pão para todo o ano.

– A boa cepa Maio a deita.

– Em Maio, gradai-o.

– Favas, o Maio as dá e o Maio as leva.

– Maio pardo, Junho claro, fazem o lavrador honrado.

– Maio pardo, ano farto.

– Jeira de Maio vale os bois e o carro e a de Junho vale os bois e o jugo.

– Maio hortelão, muita palha e pouco grão.

– Maio pardo faz o pão grado.

– Quando Maio chegar quem não arou tem de arar.

Chuva:

– Chovam trinta Maios e não chova em Junho.

– Maio me molha, Maio me enxuga.

– Maio que não der trovoada não dá coisa estimada.

– Quando chove na Ascensão até as pedrinhas dão pão.

– Trovoada de Maio depressa passa.

Animais:

– Em Maio deixa a mosca o boi e toma o asno.

– Em Maio, o rafeiro é galgo.

– Enxame de Maio, a quem o pedir dai-o; o de Abril, guarda-o para ti.

– O rocim em Maio se torna cavalo.

– Vacas em Maio e mulheres em dia de boda, venha o diabo e escolha.

Bom tempo:

– Maio frio, Junho quente, tornam o lavrador valente.

Fruta:

– Em Maio, come as cerejas ao borralho.

Pesca:

– Peixe de Maio, a quem vo-lo pedir dai-o.

– Quem quiser mal à vizinha dê-lhe em Maio uma sardinha e em Agosto a vindima.

– Raia em Maio, tumba à porta; mas venha a raia, que a tumba não me importa.

– Touro, galgo e barbo, todos têm sazão em Maio.

 

Para ler: Efemérides para lembrar durante o mês de Maio

Vinho:

– Maio couveiro não é vinhateiro.

– Maio frio, Junho quente, bom pão, vinho valente.

– Vinho que nasce em Maio é para o gaio; o que nasce em Abril vai para o funil; o que nasce em Março vai para o regaço.

E ainda mais…

– Maio pardo e S. João claro valem mais que os bois e os carros.

– Maio sem trovão é como caldo sem feijão.

– Maio de calor a todo o ano dá valor.

 

Crença popularCasado quando as flores de Maio despontam, estranhos em torno do teu barco se sentarão.

 

Da natureza e efeitos do signo de Gémeos

(21 de Maio a 21 de Junho)

Este signo é figurado por dois meninos abraçados, denotando a suavidade do tempo, que causa o Sol entrando no dito signo, o qual é natureza de ar quente e húmido e assim influe e gera um tempo muito temperado para todas as plantas, árvores e coisas de vigor.

É casa diurna de Mercúrio, detrimento e tristeza de Júpiter. É signo masculino e diurno e comum ao verão e inverno, influindo calor e secura temperada. Entra o Sol neste signo a 20 de Maio e até que sai cresce o dia meia hora.

O varão que nascer debaixo da influência deste signo será de boas entranhas e liberal;

denota que sua natureza o inclinará a não viver e sua pátria;

que andará muitos caminhos, será pessoa de muito crédito e virá a ter muita fazenda;

mostra que será diligente em suas coisas e que se verá em perigo de água;

e guarde-se de cão danado, porque lhe prognostica ser ferido deles, e finalmente denota que padecerá quatro enfermidades até aos trinta anos e que daí em diante viverá mais são e lhe promete, conforme sua natureza, sessenta e oito anos de vida.

Se for fêmea denota que será de grande constância, estimada, tida em muita conta e inclinada aos santo matrimónio. Receberá grande pesar das coisas mal feitas e denota que padecerá algumas enfermidades; mas promete-lhe este signo, conforme sua natureza, sessenta e dois anos de vida.

(in “Lunário Perpétuo” – edição de 1901)

 

Para ler: Datas comemorativas em Maio

E ainda…

«Seguidamente aquele que for nado em o signo de Gemini haverá muitas chagas; levará vida pública e razoável; será belo e misericordioso; receberá muitas pecúnias; será sábio e negligente em seus negócios; obterá riquezas até aos XXXV anos; sua primeira mulher não viverá, mas há-de achar mulher estrangeira com quem tardiamente casará; será mordido por um cão; será assinalado por ferro e por fogo; passará tormento em as águas e passará o mar e viverá C anos e X meses, conforme natura.

A moça nada em este dito tempo subirá às honras e estará à cabeça dos bens de outrem; será arguida de falsos crimes; haverão de casá-la aos catorze anos se casta a desejarem ter; viverá conforme natura LXX anos e honrará a Deus. Mui benéficos hão-de ser, quer a homem quer a mulher, os dias de Mercúrio e Sol. Maléficos lhes serão os dias de Lua e de Vénus» (Almanach des Bergers, 1480).

Superstições e crendices no mês de Maio

Para os nascidos neste mês as flores da sorte são os lírios, flor desde sempre considerada o símbolo da virgindade. Muitas pessoas acreditam que dá azar quebrar ou danificar estas plantas, em especial o homem, pois afirma-se que tal acto ameaça a pureza dos membros do sexo feminino da família.

As pedras preciosas que proporcionam felicidade quando oferecidas às pessoas no dia do seu aniversário em Maio são as esmeraldas, símbolo da esperança. A esmeralda é a pedra mais apreciada a seguir ao diamante.

O seu verde varia de tom aveludado e translúcido ao azulado e amarelado. Nestas últimas tonalidades a esmeralda é conhecida por água-marinha.

Os agricultores acreditam que se neste mês se ouvirem os primeiros trovões, significa abundância de águas e falta de aves; porém quantidade de pão e legumes, onde se ouvem.

Abril – Meses do ano – Junho