Março era o mês do ano consagrado a Marte
Março, mês consagrado a Marte por Rómulo
Março deriva do latim Martius.
Foi consagrado por Rómulo a Marte (de quem aquele se intitulava filho), deus da guerra, pois entendia-se que era uma boa época para começar as guerras.
Antes de cada expedição o general entrava no Templo de Marte, e diante dos escudos e das lanças, pronunciava esta invocação: “Vigia por nós, ó Marte!”
No primeiro calendário romano era o primeiro mês do ano e tinha já 31 dias.
Numa Pompílio, segundo rei de Roma e sucessor de Rómulo, ao acrescentar os meses de Janeiro e Fevereiro, deixou Março em terceiro lugar e retirou-lhe a honra de capitanear o ano.
Para os astrólogos, Março é igualmente o primeiro mês do ano, já que o Sol entra no signo de Carneiro, que é o primeiro do Zodíaco, zona da esfera celeste na qual, aparentemente, se movem o Sol e os planetas.
«Fazem-se neste mês novas invocações a Marte para que não perturbe a fecundidade das mulheres. (…)
Fazem-se nas Nonas sacrifícios a Vesta. Vem depois a festa de Liber, que ensina aos homens o culto e as leis; para ele as libações e as primícias dos frutos. É sob os seus auspícios que nossos filhos vestirão a toga viril.
Dois dias depois do 11 das Calendas, vem a festa de Minerva, a quem todas as artes devem homenagem.
Seguem-se as Hilárias, festa da alegria dedicadas à mãe dos deuses. Os dias tornam-se então maiores que as noites e é o céu quem dá à terra sinal para o início da festa. (G. de Nerval, Les Iluminés).
Março também era consagrado a Minerva
Março, muito apesar da origem do seu nome, era em especial consagrado a Minerva, deusa da sabedoria; e nas calendas deste mês o paganismo celebrava, na antiga Roma, diversas festas e solenidades de carácter religioso.
Neste mês as sacerdotisas e as vestais reacendiam o fogo sagrado no altar de Vesta, era feita a renovação dos louros secos depositados no Capitólio para coroar quem, pela pátria, porventura alcançasse algum triunfo e os novos magistrados escolhiam Março para início das suas funções.
Ainda assim, os antigos romanos reputavam este mês de mau agouro para a celebração de casamentos.
No Museu do Vaticano conserva-se uma estátua etrusca de Marte, bronze do século IV antes de Cristo.
Nos Lusíadas, Marte aparece como aliado de Vénus, a favor dos Portugueses.
Para ler: Março – atividades agrícolas e outras
Provérbios sobre o mês de Março
Previsão agrícola:
– O grão, em Março, nem na terra nem no saco.
Chuva:
– Água de Março é pior que nódoa no pano.
– Água de Março, quanta o gato molhe o rabo.
– Em Março chove cada dia um pedaço.
– Quando troveja em Março aparelha os cubos e o baraço.
– Quanto vale o carro e o carril? Tanto quanto a chuva entre Março e Abril.
Comida:
– Em Março, merendica e folgaço.
– Em Março nem migas, nem couves, nem esparto.
Bom tempo:
– Em Março tanto durmo como faço.
– Entre Marco e Abril o cuco há-de vir.
– Março marçagão, manhã de Inverno, tarde de Verão.
– Março queima a dama no paço.
– Nasce erva em Março, ainda que lhe dêem com um maço.
– No tempo do cuco, tanto está molhado como enxuto.
– Quando florir o maracotão, os tempos iguais são.
– Sol de Março pega como pegamaço e fere como maço.
– Vento de Março, chuva de Abril fazem o Maio florir.
Para ler: Efemérides para lembrar ou celebrar em Março
Pesca:
– Por S. Marcos, bogas aos sacos (dia 24).
– Sáveis por S. Marcos enchem os sacos.
Trabalho:
– Enxame de Março, apanha-o no regaço.
– Se queres bom cabaço (abóboras) semeia em Março.
– Cavas em Março e arrendas pelo S. João, todos o sabem, mas poucos as dão.
– Em Março espetam-se as rocas e sacham-se as hortas.
A ainda mais…
– Março marceja (chuva miudinha), pela manhã chove a à tarde calmeja;
– Em Março, igual o trigo com o mato e a noite com o dia;
– Março, nem quando molhe o rabo ao gato; em Abril, quantas (águas) puderem vir;
– Março de ano bissexto, muita fome e muito mortaço;
– Março pardo, antes enxuto que molhado;
Crença popular – Casado quando os ventos de Março uivam e rugem, teu lar ficará numa costa distante.
Para ler: Feriados municipais que se celebram em Março
Da natureza e efeitos do Signo do Carneiro
(21 de Março a 20 de Abril)
Este signo é figurado por um carneiro: é de natureza de fogo, quente e seco, pelo qual imprime calor e secura temperadamente. É diurno, móbil e masculino.
Entra o Sol neste signo a 21 de Março: neste dias se constitue e tem princípio o primeiro equinócio, que é serem os dias iguais com as noites: desde que o Sol entra no dito signo até que sai, cresce o dia hora e meia.
O varão que nascer debaixo da influência deste signo será engenhoso, prudente e de nobre ânimo, ainda que muito falador; com facilidade se apaixonará, porém com brevidade lhe passará.
Denota que andará falando só consigo; e que não será muito rico, nem muito pobre e guardará fidelidade a seus amigos e terá com que viver. Denota-lhe um sinal notável no corpo e dano por algum animal de quatro pés e golpe de ferro e que padecerá alguns infortúnios e trabalhos.
Finalmente mostra que terá uma perigosa enfermidade antes dos vinte e dois anos, da qual, se se livrar, denota que viverá, conforme sua natureza, setenta e cinco anos.
Se for fêmea, será iracunda e muito esperta em suas acções; denota este signo, que se casar enviuvará e que terá uma enfermidade perigosa na cabeça, ou nos joelhos, desde os sete anos até aos dezassete; e promete, conforme sua natureza, quarenta e seis anos de vida.
E que assim o varão, como a fêmea, virão a grande pobreza, mas depois recuperarão tudo com sua própria indústria e trabalho.
(in “Lunário Perpétuo” – edição de 1901)
Para ler: Em Março, são estas as datas comemorativas
E ainda…
Digo a começar que aquele que for nado em o signo de Aries será de muita indústria e não será rico nem mui pobre; terá pena de seu próximo, terá poder sôbelas cousas dos mortos, irar-se-á mas prestesmentes se acalmará e haverá grã fortuna e muita facúndia nos discursos;
desejará doutrinar-se e comunicará com gente eloquente; será mentiroso e de coragem móvel, tomará vingança contra seus inimigos e melhor disposição ante tôdalas cousas haverá em sua juventude que em sua velhice, até aos LXVI anos.
Será grão fornicador e será casado aos XXVIII anos; se não se casar, não será casto e será alcoveta em favor de seu amigo; terá filhos, será espiado por quem lhe quer fazer mal; terá um sinal no ombro e um na testa e no corpo; seu primeiro filho morrerá; ser-lhe-ão-daninhas tôdalas bestas de quatro pés; terá grã moléstia em a idade de XXIII anos e, se lhe escapar, viverá LXXV anos conforme natura.
Mulher nada em esse tempo será irosa e haverá muito dano; será amiga de mentir; perderá seu marido e ganhará outro melhor; será muito doente em a idade de V anos e em a idade de XXV anos; padecerá dor de cabeça em os dias de sol; e quer homem quer mulher serão como o carneiro que tôdolos anos perde sua lã para sem tardança a recobrar.» (Almanach des Bergers).
Superstições e crendices no mês de Março
Para os nascidos neste mês as flores da sorte são os narcisos amarelos. Não se deve levar uma destas flores isoladas para casa, mas em ramo, sob pena da ocorrência de um infortúnio. Quem encontrar o primeiro narciso amarelo na Primavera terá no resto do ano abundância de dinheiro.
As pedras preciosas que proporcionam felicidade quando oferecidas às pessoas no dia do seu aniversário em Março são as hematites, símbolo de coragem. A palavra hematite provém do grego e significa sanguíneo, ou seja, que tem a cor do sangue.
Os agricultores acreditam que se neste mês se ouvirem os primeiros trovões do ano, haverá muito vento e abundância de erva, de milho e de trigo.