O culto ao Espírito Santo |Textos e opiniões

O culto ao Espírito Santo

O culto ao Espírito Santo possui raízes profundas na tradição portuguesa, manifestando-se com uma certa intensidade nomeadamente entre as gentes açorianas.

Estas, não apenas conservam tal costume como o levam consigo sempre que emigram para outras paragens. Como sucede, por exemplo, entre as comunidades radicadas no Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.

É ainda no âmbito dos festejos em honra do Espírito Santo que se insere o chamado “bodo aos pobres“, que dá lugar a uma série de costumes taurinos como

– a largada do animal, que há-de ser abatido para posteriormente ser comido pelo povo,

– a “pega de caras“, a capeia raiana, tão característica no concelho de Sabugal,

– e o abate, tal como se faz lá localidade alentejana de Barrancos.

Este um costume genuinamente português que só o desaparecimento das tradições o fez esquecer nalgumas localidades.

Cortejo nos Açores Fonte

A Festa dos Tabuleiros

Uma das localidades em que o culto ao Espírito Santo assume particular grandeza pelo seu colorido e profunda religiosidade é no concelho de Tomar, em plenas margens do rio Nabão.

Conhecida como a “Festa dos Tabuleiros“, esta tradição multissecular regressa sempre com maior pujança e beleza de quatro em quatro anos, naquela que é designada como a cidade dos Templários, por ali ter sido construído o Convento de Cristo.

No domingo de Páscoa realiza-se a primeira saída das coroas, efectuando o percurso que depois realizará o cortejo. No início de Julho tem lugar o cortejo dos rapazes e, finalmente, uma semana depois tem lugar o cortejo dos tabuleiros.

Cada tabuleiro é constituído por trinta pães enfiados em canas que partem de um cesto de vime ou verga e é encimado por uma coroa do Espírito Santo e a respectiva pomba ou a cruz de Cristo.

Os tabuleiros são transportados por raparigas que se apresentam vestidas de branco com fitas de cores vivas à cintura ou a tiracolo. Estes festejos tradicionais tornaram-se um dos grandes cartazes turísticos desta região, atraindo sempre muitos milhares de forasteiros.

O culto ao Espírito Santo possui uma profunda significação mística inserindo-se num antiquíssimo conceito trínio, segundo o qual Deus apresenta-Se sob a forma de Pai, Filho e Espírito Santo numa só entidade (natureza) divina.

É ainda este culto que se encontra na origem da construção, nas ilhas açorianas, dos magníficos triatros. Estes são pequenos edifícios em cuja ornamentação evocam o culto do Espírito Santo, nomeadamente através do número de janelas e ainda dos símbolos que ostentam.

Carlos Gomes, Jornalista, Licenciado em História | Imagem em destaque de Holger Schué