O que plantar na horta no mês de Outubro?

Plantar na horta em Outubro

Alguém pergunta: “o que posso ou devo plantar na horta durante o mês de Outubro?

Veja, em baixo, a resposta à questão

Durante o mês de Outubro deve ou pode plantar na horta:

Espargos

Asparagus officinalis é uma planta da classe Liliopsida, ordem Asparagales, família Asparagaceae, género Asparagus. Os rebentos novos desse vegetal são bastante apreciados, particularmente na cozinha inglesa, alemã e francesa.

O espargo comum (asparagus officinalis) é bastante utilizado em culinária. A nível terapêutico, está bem estudado cientificamente o espargo selvagem (asparagus racemosus) que é da mesma família (asparagaceae).

Utilizado há muitos anos, desde o tempo dos gregos, romanos e indianos, cresce espontaneamente em várias regiões do nosso país.

Esta planta contém asparagina, uma substância diurética e calmante, clorofila, que é antioxidante, esaponinas com acção supressora das contracções uterinas.

Couves

Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie Brassica oleracea L., da família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda.

A couve é rica em ferro e clorofila, e por isso ela é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo.

Esta hortaliça também é rica em ácido fólico, uma vitamina essencial para a gravidez, pois ajuda no desenvolvimento da medula dos bebês durante a gestação.

A couve apresenta diversos benefícios para o organismo, como, por exemplo, é muito nutritiva, pois tem vitamina A e ácido fólico em sua composição.

Beterraba

A beterraba é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, por Cronquist, ou das Amarantáceas, pela APG.

Nome derivado do substantivo francês betterave. O colo tuberizado serve, para além dos fins culinários, para a produção de açúcar.

A beterraba é um tubérculo levemente adocicado, e possui várias propriedades nutritivas e medicinais. Ela é bastante versátil, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou em forma de sucos.

É um alimento bem pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. Contém na beterraba antioxidantes (carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e vitamina C).

Tem ação anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tônica, desintoxicante natural e purificadora do sangue.

Morangueiros

Morangueiro é o nome comum de um conjunto de espécies, com seus híbridos e cultivares, do género Fragaria, que produz o morango, incluindo um conjunto alargado de espécies e variedades silvestres.

Possui inúmeras propriedades benéficas à saúde e pode auxiliar na prevenção de doenças, desde uma simples gripe, até arteriosclerose! É uma fruta rica em benefícios e que ajuda a emagrecer (100 g têm somente 30 calorias)

O morango possui vitaminas, como a vitamina C, que é antioxidante e previne gripes, infecções e fortalece dentes e ossos.

A piroxidina, que está presente na vitamina B6, é excelente às mulheres; a antocianina, responsável pela cor do morango, também é antioxidante e previne o envelhecimento da pele e a arteriosclerose.

Alhos

São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium, embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bolbo, composto por folhas escamiformes, é comestível.

O alho, a plantar na horta, protege o sistema imunitário, tem uma ação antibiótica e muito mais. Um estudo norte-americano associa ainda a sua ingestão a uma redução de risco de cancro do cólon.

O princípio ativo mais importante do alho é a alicina que intervém simultaneamente a nível imuno, onco e microbiológico.

O alho tem uma ampla utilização nas doenças cardiovasculares, nomeadamente hipocolesterolemiante, anti-coagulante, anti-agregante plaquetário, anti-aterosclerótico, antioxidante e hipotensor.

Fonte: Textos retirados de vários sítios da internet e adaptados.

Conheça outras actividades agrícolas que pode realizar durante o mês de Outubro.