O que pode semear na horta em Janeiro

Conheça quais são alguns dos vegetais e hortícolas que deve ou pode semear na horta durante o de Janeiro.

E, já agora, quais são as respetivas características e que benefícios trazem para a nossa saúde.

Alface

«A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila. Esta planta tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado.

Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).

A alface da folha verde-clara tem um gosto mais suave, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado, por acharem que ela não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas de um verde mais escuro.

Afinal, normalmente, quanto mais viva a cor de um vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos ele tem. No entanto, a alface tem, sim, muitos nutrientes.

Brócolos

O brócolo é um vegetal crucífero, pertencente à família Brassicaceae, a qual inclui uma vasta variedade de vegetais, entre elas a couve-flor, a couve-comum, o repolho, o rabanete, a mostarda e o agrião.

Os brócolos são de origem europeia, sendo conhecidos desde a época do Império Romano.

Hoje em dia, este vegetal já é plantado em algumas regiões do mundo como, por exemplo, na China, que se tornou a maior exportadora de brócolos em todo o mundo.

Cebola

«Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa.

Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas – taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae.

Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea.

Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.

Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária. 

Cenouras

Daucus carota subsp. Sativus, popularmente conhecido como cenoura, é uma planta da família das apiáceas, conhecida e apreciada desde a época dos antigos gregos e romanos.

As cenouras, melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre, por serem ricas em fibras; previnem o envelhecimento precoce, por serem ricas em vitamina A e antioxidantes.

Mantêm o bronzeado por mais tempo, por terem betacaroteno, que estimula a produção da cor morena na pele; ajudam a emagrecer, pois contêm poucas calorias.

Fortalecem o sistema imunológico, por serem ricas em antioxidantes; protegem a visão, por conterem vitamina A; ajudam a prevenir o cancro de pulmão, devido aos antioxidantes.

Couve-flor

É conhecido com o nome comum de Couve-flor, mas seu nome científico ou em latim é Brassica oleracea var. botrytis.

Pertence à família das Brassicaceae, entre as que também se encontram o brócolo, o nabo, o agrião e o rabanete.

O uso da couve-flor tem diversos efeitos benéficos sobre a saúde, dos quais destacamos: contém vitaminas e minerais que são favoráveis para o correto funcionamento do aparelho digestivo.

Além disso, devido ao seu conteúdo de fibras, atua como normalizados do trânsito intestinal, pelo que se indica em casos de prisão de ventre e cólicas.

Couves em Portugal e benefícios do seu consumo

Ervilhas

Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos.

As ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o enxofre e o ferro, e ainda possuem vitaminas K, E, A, B e C.

Favas

Fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba.

Ao contrário do feijão, a fava tem como característica encontrar-se a sua radícula numa das pontas espalmadas e não ao centro.

A fava é uma leguminosa tendo, no geral, uma composição nutricional muito semelhante a outros alimentos deste grupo.

Além do elevado teor em proteína de origem vegetal, a fava é rica em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis por um período de tempo considerável.

É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.

Rabanetes

«O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde a antiguidade e consumida no mundo todo por causa do seu sabor adocicado, refrescante e picante.

Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião.

Com poucas calorias, os rabanetes são fontes de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras.

Graças às suas propriedades, têm ação no combate ao cancro de próstata, cancro de mama, do cólon e cancros do ovário.

Por serem ricos em vitamina C, atuam no combate aos radicais livres, inflamações e ainda aumentam a imunidade. Ajuda ainda na digestão dos amidos graças à enzima diátese.»

Repolho

O repolho é uma hortaliça parente da couve, que por sua vez é muito utilizada em dietas de emagrecimento.  É originária da Europa central, mesmo sendo cultivada atualmente em todos os países.

É conhecido desde o ano 2500 a. C no Egipto, embora também tenha sido utilizado na antiga Grécia e Roma, a quem atribuíam propriedades a esta hortaliça. Por exemplo, a sua capacidade para favorecer a digestão e atenuar a consequência da ingestão excessiva de álcool.

Uma vez cultivado pelos romanos sua utilização e consumo estendeu-se a todos os países do mediterrâneo, aumentando seu cultivo e consumo na Idade Média.

Alguns dos textos foram elaborados com base em informações recolhidas em diversos sites, etc.