Passeios em família: rotas, percursos e circuitos

 

Para quando tiver algum tempo disponível, e quiser que toda a família faça um passeio agradável, apresentamos aqui algumas sugestões de rotas, percursos e circuitos no Norte de Portugal.

 

Circuito Turístico dos Moinhos de Argontim

O circuito dos moinhos de Argontim é constituído por um conjunto de dez moinhos de água recuperados, localizados num pequeno trecho do rio Bugio. O percurso desenvolve-se ao longo das levadas que envolvem os moinhos, que foram objeto de pequenas intervenções para permitirem a circulação dos visitantes. Este conjunto inclui ainda uma antiga serração de madeiras, construída sobre o rio, que também utilizava a água como força motriz. Nesta serração está instalado o Núcleo Museológico do Planalto da Lameira que aborda não só o trabalho da serração mas temáticas etnográficas e arqueológicas relacionas com os trabalhos rurais e a moagem de frutos secos e sementes ao longo dos tempos. A existência de um vasto conjunto de moinhos concentrados na freguesia do Rego está ligada com a tradicional produção de cereais neste planalto. Não se sabe certo quando foram construídos os primeiros moinhos neste trecho de rio, mas já havia referências em 1072 na doação de Vila Boa ao Mosteiro de Pombeiro.

tel.: 255320300; 253655843 | fax: 255321937 | e-mail: geral@mun-celoricodebasto.pt | site
Tipo de Equipamento: Indoor e Outdoor | Localização: Núcleo museológico do planalto da Lameira – Lugar da Ponte, Rego, Argontim, 4820-840 Celorico de Basto | GPS: N 41 254741, W 8 45893

Circuitos pelo património Industrial de S. João da Madeira

Os “Circuitos pelo Património Industrial” pretendem projetar e valorizar a cidade no setor turístico, através do seu património histórico e industrial, uma iniciativa completamente pioneira no país. Integrando seis empresas, duas instituições e um museu. Trata-se de uma oferta turística interessante, na medida em que, com a natural aliança entre o progresso tecnológico e o empenho dos seus industriais, a cidade oferece aos turistas uma nova experiência na área do turismo industrial como já acontece em alguns outros países europeus. Os “Circuitos pelo Património Industrial” integram a fábrica de lápis Viarco, a Helsar e a Evereste, do setor do calçado, a Cortadoria Nacional de Pelo e a Fepsa, da indústria da chapelaria, e a fábrica de etiquetas e passamanarias Heliotêxtil.

tel.: 256200204 | e-mail: turismoindustrial@cm-sjm.pt | site
Tipo de Equipamento: Indoor e Outdoor | Localização: S. João da Madeira.

Ecopista do Sabor

A Ecopista do Sabor tem 24,7 Km de extensão com início na passagem de nível da antiga linha ferroviária com a EN325, em Torre de Moncorvo, e término em Carviçais. Da ecopista vislumbra-se uma paisagem maravilhosa sobre o vale do Sabor e serra do Reboredo, pode ainda avistar-se o convento do Carmelo da Sagrada Família e na aldeia de Larinho fazer uma paragem na cafetaria da antiga estação do Larinho, requalificada para o efeito.

Seguindo em direção a Carviçais, no lugar do Carvalhal podem ser avistadas as antigas minas de ferro e no sopé do Cabeço da Mua vislumbram-se as aldeias de Felgar e Souto da Velha. Magnífica e imperdível é também a paisagem sobre a albufeira de Vale de Ferreiros já à chegada de Carviçais.

tel.: 279200220 | e-mail: geral@torredemoncorvo.pt | site
Tipo de Equipamento: Outoor e Indoor | Localização: Tem início em Torre de Moncorvo e termina na Freguesia de Carviçais.

Percurso pedestre “Rota da Castanha e do Castanheiro”

A “Rota da Castanha e do Castanheiro” pretende promover a rainha destas terras, a castanha. Por outro lado, pretende promover a prática desportiva regular, o património natural e gastronómico. O seu percurso é ladeado por grandes soutos onde brota uma paisagem magnífica, com recantos marcados por trilhos exuberantes envoltos em castanheiros. O sentido cultural mas também económico que o castanheiro representa para a população beirã, árvore a que devotam uma adoração extraordinária, é motivo de viagens únicas para centenas de caminhantes que acorrem a este concelho, em particular durante a Festa da Castanha.

Com aproximadamente 13 km, que atinge uma altitude próxima dos 800 m no alto de Nossa Senhora de Ao Pé da Cruz, o percurso pedestre pela Rota da Castanha e do Castanheiro permite uma passagem por soutos seculares, conduzindo à monástica povoação de Mosteiro da Ribeira.

tel.: 254598300 | e-mail: geral@cm-sernancelhe.pt  sasc@cm-sernancelhe.pt  desporto@cm-sernancelhe.pt | site
Tipo de Equipamento: Outdoor | Localização: Sernancelhe.

[themoneytizer id=”18933-19″]

Poderá também gostar de ler sobre
Turismo em Portugal – visitas, passeios e muito mais
Rota de Vinhos da Península de Setúbal
Rota do Contrabando | 8 rotas: das artes ao vinho
A Região Demarcada do Douro – um mundo extraordinário
Algarve – Terra de paixões e de encantos sem fim!


Percurso pedestre “Rede Natura da Lamosa”

O Percurso Pedestre “Rede Natura de Lamosa” é um desafio aos amantes da natureza e de caminhadas. É um percurso dotado de um conjunto de painéis informativos sobre a sua Biodiversidade ao longo de cerca de 3 km do trilho que se percorrem numa estreita relação com o rio Paiva.

tel.: 254598300 | e-mail: geral@cm-sernancelhe.pt  sasc@cm-sernancelhe.pt  desporto@cm-sernancelhe.pt | site
Tipo de Equipamento: Outdoor | Localização: Lamosa, Sernancelhe.

Rota do Românico

Por terras dos vales do Sousa, tal como do Tâmega e do Douro, em pleno norte de Portugal, ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica.

Traços comuns que guardam lendas e histórias nascidas com a fundação da nacionalidade e que testemunham o papel relevante que este território outrora desempenhou na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

tel.: 255810706 | tlm.: 918116488 | site
Tipo de Equipamento: Indoor e Outdoor | Localização: Rota do Românico, Praça D. António Meireles, 45, Lousada.

[themoneytizer id=”18933-19″]

Roteiro dos Tesouros

O “Roteiro dos Tesouros” de Ribeira de Pena percorre os monumentos e sítios classificados e em vias de classificação como de interesse nacional e municipal, localizados no território ribeirapenense.

Permite um contacto com os tesouros do concelho, ao mesmo tempo uma viagem pela história e pelo território ribeirapenense, oferecendo ao visitante pormenores de grande riqueza. O guia de visita encontra-se disponível no blog do ecomuseu, permitindo a visita autónoma ao roteiro. O visitante pode também, mediante marcação prévia, realizar uma visita guiada.

Gastronomia e Vinhos: destacamos a fritada de peixes do rio com arroz das vessadas, as trutas do rio Beça; o cabrito das terras altas e a vitela maronesa; os milhos, que podem ser ricos ou pobres; as couves com feijão. Para a sobremesa propomos as morcelas doces e o sarrabulho doce. Para acompanhar qualquer um destes petiscos sugerimos o vinho verde da região.

Para conhecer mais sobre a gastronomia tradicional das Terras de Ribeira de Pena, clique aqui.

tel.: 259490500 | e-mail: geral@cm-rpena.pt  ecomuseu@cm-rpena.pt | site
Tipo de Equipamento: Outdoor | Localização: Ribeira de Pena.

Fonte: Guia “Viajar em Família – Norte de Portugal” | Turismo do Porto e Norte de Portugal

[themoneytizer id=”18933-16″]