Turismo em Portugal – visitas, passeios, etc.
Sobre o turismo em Portugal
Portugal – de Norte a Sul, sem esquecer as regiões autónomas dos Açores e da Madeira – é, indubitavelmente, um país cheio de encantos e belezas sem fim.
É o património natural: das altas montanhas até às vastas planícies, passando pelos vales e planaltos…
É o património construído, ao logo dos séculos, por homens e mulheres, com visão e capacidade de liderança: os castelos e palácios, os conventos e mosteiros, as igrejas e as catedrais… marcas de um passado grandioso que importa preservar.
São as paisagens humanizadas; por exemplo, o Minho verdejante, a Região Demarcada do Douro (a mais antiga do mundo!), com os seus socalcos e as suas vinhas imensas até perder de vista, …
Para ler: Feiras de Artesanato em Portugal
Usos, costumes e tradições
São os usos, costumes e tradições, transmitidos de geração em geração e guardados, quantas vezes, ciosamente, na memória apenas dos mais velhos.
É a gastronomia farta, acompanhada por vinhos de características tão diversificadas que parecem não ter fim…
São as suas gentes, francas e hospitaleiras, como haverá poucas no mundo…
Aos poucos, vamos disponibilizando no Calendarios.Info sugestões para visitas, para passeios pedestres e outros, relacionadas com espaços, locais e paisagens magníficas de Portugal, que todos nós deveríamos conhecer.
Venha connosco conhecer Portugal, pondo em prática o slogan bem conhecido: “Vá para fora cá dentro!”
Para ler: Roteiros encantadores: aventuras enoturísticas em Portugal
Sobre o turismo em geral
Muitas pessoas deslocam-se para conhecerem um país, para praticar um desporto, para visitar uns familiares ou amigos, para irem à praia ou à montanha, ou, simplesmente, por puro prazer!
Mas há outros motivos para fazer turismo.
Por exemplo, muitas pessoas acorrem às nascentes de águas mineromedicinais.
Os lugares santos das diversas religiões
– Santuário de Nossa Senhora de Lourdes,
– Jerusalém,
– Meca,
– Benares, etc.
atraem, anualmente, milhões de peregrinos ou se simples turistas.
E as feiras, congressos e exposições reúnem numerosos turistas interessados nos assuntos a discutir ou materiais a expor.
Mas há, ainda, pessoas que improvisam as suas férias.
No entanto, muitas vezes, dada a necessidade de reservar hotel, cada vez as férias são preparadas atempadamente e com muito cuidado, pois as possibilidades são numerosas.
Para ler: Participar numa feira medieval é uma experiência inesquecível
Sempre no mesmo sítio, ou mudar?
Uns habituam-se a um lugar, enquanto outros preferem visitar todos os anos um local diferente.
A montanha, antigamente um obstáculo para o viajante, converteu-se num ponto de atração para o ser humano que vive na cidade.
Não só permite a prática do alpinismo, como oferece a floresta, os lagos, longos passeios em contacto com a natureza, para além de diversos outros desportos mais ou menos radicais.
A prática do esqui, progressivamente difundida desde 1910, converteu numerosas estações de Inverno em importantes centros turísticos.
Indubitavelmente, o mar constitui outro grande polo de atração, sobretudo nas costas mediterrânicas e também nas praias de muitos países industrializados.
Permite o contacto com o mar e prática da natação, com todos os benefícios associados, o convívio com pessoas e costumes diferentes daqueles a que estamos habituados no dia-a-dia…
Até há alguns anos atrás, o mar era o grande atrativo turístico do Verão, tal como era a montanha no Inverno. 1
Fonte: 1 Enciclopédia Juvenil Alfa Estudante (texto adaptado)