Verão refrescante e divertido no Rio Minho, em Valença
«Valença tem origens muito remotas. A sua ocupação remonta a épocas muito recuadas: as gravuras rupestres que se podem observar em determinados lugares de certas freguesias são prova irrefutável de uma ocupação longínqua no tempo. As Inquirições de D. Afonso III também fazem alusão a edificações do tipo dolménico no Concelho de Valença. Provenientes das mais variadas origens – indo-europeias, mediterrâneas e africanas – foram acudindo a esta região vários povos atraídos pela abundância da caça e da pesca, pela fertilidade do solo, pelas serras alcantiladas permitindo a defesa contra as deras e outras tribos; podemos citar, entre outros, os lígures, os gróvios, os celtas,… Dos gróvios fala-nos pela primeira vez o clássico Plínio na sua História Natural: “Dos Cilenos para baixo começa a Cancelaria de Braga. Abrange Helenos, Gravios, Castelo de Tui, tudo geração dos Gregos”. Acerca deste povo, o Prof. António Rodriguez Colmenero é peremptório em afirmar “…ser perfeita a concordância das melhores fontes em ordem a localizar os Gróvios na zona litoral, entre os rios Lima e Minho, se bem que, (…) a sua zona terá de delimitar-se bastante ao norte do rio, porquanto Tyde, identificado como Tui actual, estava situado na margem, direita do Minho e era terra Gróvia.”» Continuar a ler
Neste ano de 2018, Valença oferece atividades náuticas, aprender a pescar, descobrir a fauna e flora e a Ecopista do Rio Minho e tantas outras propostas. Todas as terças e quintas o Rio Minho, em Valença, está ativo, entre 16 de julho e 10 de agosto.
Proposta de Verão
Proporcionar momentos de lazer, divertidos, com atividades diversificadas, duas vezes por semana, em dois locais por excelência do Rio Minho, na sua passagem por Valença, é a proposta da Câmara Municipal. O Parque de Lazer de Friestas e o Parque de Lazer da Senhora da Cabeça (Cristelo Côvo) são os locais escolhidos para acolher esta proposta do verão valenciano.
Atividades gratuitas
As atividades são gratuitas e estão abertas a todos os interessados e idades sendo que os menores de idade terão que estar acompanhados por adultos.
No recinto do Parque de Lazer da Senhora da Cabeça, Kayaks e bicicletas estarão disponíveis, terças e quintas, das 14h30 às 18h, para utilização gratuita por quem se inscrever no programa Rio Minho Ativo.
Verão cheio de atividades
A par do Rio Minho Ativo, a Semana do Rio, a Travessia a Nado da Eurocidade e a Descida do Rio Minho em Bóia, são algumas das iniciativas que prometem dinamizar o rio Minho este verão em Valença.
Valença dinamiza rio Minho
Valença – Rio Minho Ativo enquadra-se na estratégia municipal de aproximação ao rio e à potencialização deste recurso no carácter desportivo, lúdico e turístico.
«O Minho (em espanhol e em galego Miño) é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, na Comunidade Autónoma da Galiza e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico a sul da localidade da Guarda (comunidade autónoma da Galiza) e a norte de Caminha. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso, entre Melgaço e a foz, o Minho serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
Entre a nascente e a foz, o rio Minho passa por Lugo, Ourense, Melgaço, Monção, Tui, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha.» Saber mais