Adélio Amaro foi reeleito presidente da Direção do CEPAE
Adélio Amaro reconduzido na presidência da Direção do Centro de Património da Estremadura
Adélio Amaro
foi reeleito presidente da Direção do Centro de Património da Estremadura (CEPAE) para o biénio 2024-2026, no passado dia 29 de fevereiro. A nova Direção, eleita por unanimidade, com 172 votos, conta com André Camponês, vice-presidente; Cátia Cavaco, secretária; David Sousa, tesoureiro e; João Jesus, vogal.
A Assembleia Geral é presidida pela Câmara Municipal da Batalha, secundada pelas câmaras municipais da Marinha Grande (vice-presidente) e de Porto de Mós (secretário). O Conselho Fiscal é constituído pela presidência do município de Leiria e as câmaras municipais de Pombal e Ourém como vogais.
O CEPAE abrange todo o distrito de Leiria e concelho de Ourém (distrito de Santarém) e Adélio Amaro e a sua equipa pretendem “desenvolver um trabalho capaz de ultrapassar novos desafios para a defesa do Património da nossa Região, contribuindo para a valorização da sua Identidade”, referiu o presidente, acrescentando que “a equipa renovada e motivada irá apresentar um conjunto de iniciativas, com destaque para as exposições de promoção do artesanato num conceito contemporâneo, mas com o uso das técnicas antigas, assim como a continuação das diversas coleções editoriais com a edição de vários livros cuja temática continuará a ser o Património”.
Adélio Amaro aludiu, também, que “vão ser apresentadas ações, envolvendo o Teatro e outras artes, para aproximar os mais novos para as causas patrimoniais. Pretendemos visitar as escolas da região e mostrar aos alunos que conhecer o património da sua região poderá ser divertido e enriquecedor”.

Entre o vasto e ambicioso plano de atividades para 2024, consta o “reforço de parcerias com diversas instituições e municípios com realce para as ações de formação sobre arquivo, conservação, restauro, recolha e catalogação direcionadas, principalmente, para os núcleos museológicos da região, não deixando de serem ações abertas a todos os interessados em geral”, acrescentou Adélio Amaro.
A nova equipa promete novidades em breve e pretende “abrir as portas do CEPAE a toda a população de forma a valorizar o conhecimento e a ter mais pessoas envolvidas em todos os nossos projetos. Todavia, pretendemos que os associados e a população me geral nos tragam ideias. Estamos inteiramente disponíveis para trabalhar com todos, desde que o Património seja a principal causa, segundo a máxima que para preservar é necessário conhecer”, elucidou Adélio Amaro.
Ígor Lopes