Encontro Europeu de Jovens Lusodescendantes

 

A Cap Magellan, principal associação de jovens lusodescendentes em França, vai realizar um encontro europeu de jovens lusodescendantes intitulado “Better Together! para uma empregabilidade dos Jovens na Europa” que vai ter lugar na cidade de Bragança (região da CIM de Terras de Trás-os-Montes) de 10 a 14 de agosto de 2019. O projeto é um encontro europeu de jovens e animadores de juventude em Portugal durante 4 dias.

Através deste encontro, é oferecida uma formação aos actores de juventude e jovens presentes, que virão de vários países europeus e de várias nacionalidades e farão parte da rede estabelecida durante o evento. Durante todo o programa, eles participarão em seminários, acções de formação, mas também viverão momentos mais divertidos, tal como eventos festivos e visitas regionais.

O principal objetivo deste encontro é criar uma rede europeia de animadores de juventude lusófonos, pessoas que trabalham com os jovens e que estão em contacto com pessoas ativas na política, associações e empresas originárias de vários países para comunicar e partilhar experiências pessoais, individuais e coletivas. Através desta rede, a Cap Magellan quer encontrar soluções para aumentar a empregabilidade dos jovens na Europa, especialmente lusófonos. Além disso, estas reuniões serão uma oportunidade para reforçar os intercâmbios entre jovens portugueses residentes em Portugal com jovens portugueses ou lusófonos que residem “fora”.

Programa

o   Sexta-feira – 9 de agosto: Chegada dos participantes e visita de Mirandela.

o   Sábado – 10 de agosto: cerimónia de abertura, atelier sobre «o “Youth Work” em Europa: definições e troca de experiências» e visita de Macedo de Cavaleiros.

o   Domingo – 11 de agosto: ateliers sobre o tema de «Emprego e interculturalidade» e visita de Vinhais.

o   Segunda-feira – 12 de agosto: atelier sobre «O empreendedorismo na Europa – perspetivas e iniciativas para os jovens» e visita de Vimioso & Miranda do Douro.

o   Terça-feira – 13 de agosto: ateliers sobre o tema «Valorizar suas competências sociais, cívicas e pessoais na procura de emprego» e visita de Bragança.

o   Quarta-feira – 14 de agosto: feedback dos participantes, encerramento do encontro jovens e visita de Alfândega da Fé.

Informações práticas

Pousada de Juventude de Bragança | Avenida 22 de Maio – 5300-263 Bragança

Parceiros Erasmus+

Allemagne: ASPPA (Associação dos pós graduados Portugueses na Alemanha)

Autriche/Afrique: ADYFE (African Diaspora Youth Forum in Europe)

Portugal : CNJ (Conselho Nacional da Juventude Portuguesa, plataforma representativa das instituições de juventude com o Estado) | Bué Fixe (associação juvenil afro-portuguesa)

Conheça outras iniciativas organizadas pela Cap Magellan.

 

[themoneytizer id=”18933-16″]