Festival Internacional de Imagem de Natureza 2019

 

O FIIN não é nenhum presságio de mau agoiro… Nem tampouco o anunciar do apocalipse ao som das trombetas! O Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN) é, em primeiro lugar, um projeto criado para a sensibilização da sociedade.

Da conjugação entre as artes (cinema, fotografia, desenho) e o conhecimento, pretendemos fazer chegar a todos a mensagem de que devemos preservar o património natural do planeta, pelas razões que são sobejamente conhecidas.

Estão já abertas as inscrições/submissões – entre abril e junho de 2019 – para os concursos promovidos no âmbito do Festival Internacional de Imagem de Natureza – FIIN:

Curtas-metragens da Biodiversidade

O Concurso de Curtas-Metragens da Biodiversidade tem como principal objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens, através da seleção e classificação de obras cinematográficas relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a cinematografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade e o ambiente.

Regulamento do concurso

Desenho da Biodiversidade (Temas a concurso: Desenho Científico | Desenho de Natureza)

O Concurso de Desenho da Biodiversidade tem como principal objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens, através da seleção e classificação de trabalhos/desenhos/ilustrações relacionadas com esta temática, pautando-se por critérios definidos no regulamento. Pretende igualmente promover a ilustração e o desenho de natureza e fomentar o crescimento de Participantes que retratem o património natural selvagem, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Regulamento do concurso

Fotografia da Biodiversidade (Temas a concurso: Aves | Outra fauna | Flora e Fungos | Paisagem e Habitats Naturais)

O Concurso de Fotografia da Biodiversidade tem como principal objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente as regiões naturais, os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens, através da seleção e classificação de fotografias relacionadas com esta temática. Pretende igualmente promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, para além de procurar lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade.

Regulamento do concurso

[themoneytizer id=”18933-16″]

 

O Município de Vila Real volta a promover mais um Festival Internacional de Imagem de Natureza, vocacionado para a sensibilização da sociedade para a conservação da natureza e para a preservação do património biológico que, nesta terceira edição, reunirá novamente uma série de especialistas com trabalho reconhecido em torno deste tema.

Ainda neste âmbito serão desenvolvidas uma série de atividades todas à volta da temática da biodiversidade, desde os cursos juvenis, workshops, exposições, etc.

Da seleção e classificação das imagens apresentadas aos concursos de Desenho e de Fotografia resultarão duas Exposições e os seus respetivos Catálogos.

Quanto ao concurso cinematográfico as melhores obras serão exibidas no Festival de Curtas-Metragens da Biodiversidade.

Os regulamentos dos concursos podem ser consultados na página oficial do FIIN, onde também devem ser efetuadas as submissões das obras a concurso.

Fonte dos textos e imagens: página oficial e newsletter do FINN2019