Folclore Português na Feira Comercial de Andorra
A cultura popular portuguesa vai estar representada na maior Feira Comercial de Andorra, através de um stand dinamizado pelo Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’.
A 39ª edição da Fira de Andorra la Vella vai ter início na próxima sexta-feira, dia 27, e vai decorrer até domingo, dia 29 de outubro. O maior evento multissectorial do Principado de Andorra, a decorrer numa superfície de 10.000 m2, vai contar com 200 expositores, num dos quais o Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, integrado na Fira d’Associacions, vai apresentar, a gastronomia, o artesanato e cultura tradicional lusitana.
Os cerca de 70.000 visitantes, da passada edição, puderam saborear, no stand do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’, durante os três dias da iniciativa, os tradicionais petiscos portugueses à base de bacalhau, os rissóis, enchidos, broa de milho e o famoso vinho verde.
A inauguração oficial, que vai estar a cargo do Primeiro Ministro, António Marti, e a Cónsol de Andorra la Vella, Conchita Marsol, e que contará com a presença diversas personalidades andorranas e doutras nacionalidades, está prevista para as dez horas de sexta-feira. No sábado à tarde, a partir das 19 horas, o palco da Fira irá acolher o folclore tradicional minhoto, através das danças e cantares a cargo dos componentes do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ que, como é habitual, acabam por encher o recinto desta Feira.
Outros países, como Argentina, a Rússia e o Equador, estarão também representados na Fira d’Associacions, a qual, desde a primeira edição no ano 2010, conta com presença lusitana a cargo do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’.”
Sobre o Grupo de Folclore Casa de Portugal no Principado de Andorra
O Grupo de Folclore Casa de Portugal no Principado de Andorra foi fundado a 1 de Maio de 1996, tendo aprovado os seus Estatutos a 5 de Outubro de 2013. Apresenta, em terras andorranas, danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.
Os cerca de 60 elementos que compõem o Grupo têm participado nos diversos festivais em Andorra, sendo uma referência da cultura portuguesa no Principado e, ao mesmo tempo, têm levado, em diversas ocasiões, o seu trabalho de representação a diversos países como Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.
Desde 2006 que são os promotores das Janeiras, com especial visita à Catedral de Sta. Maria d’Urgell (Espanha) na presença do Arcebispo Joan Enric Vives, Copríncipe de Andorra, assim como a instituições de solidariedade e estabelecimentos portugueses e andorranos. Nesse mesmo ano, inaugurou, em colaboração com a Embaixada de Portugal, uma exposição retrospetiva do grupo titulada “Uma década de cultura e amizade”.
Anualmente, no mês de Maio, por ocasião da celebração do aniversário, realizam o seu festival de folclore e desde 2007 organizam o “Festival de Folclore Ibérico — Principado de Andorra”, um evento consolidado que conta com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra.
Para saber mais sobre o Grupo