4 maravilhas da Mesa da Mealhada

Água “pura, suave e agradável”

“A Água de Luso é uma água mineral natural de alta qualidade, originária das profundezas da Serra do Bussaco, conhecida pelo seu percurso subterrâneo único, durante o qual é naturalmente filtrada e purificada pelas rochas que formam o seu reservatório em profundidade.

É uma água de baixa mineralização, com um pH equilibrado, sendo considerada uma água suave e agradável ao paladar.

Com mais de 170 anos de história, a Água de Luso é uma referência em Portugal, conhecida pela sua qualidade e benefícios para a saúde e pelo seu compromisso com a sustentabilidade.

É um elemento distintivo no projeto das 4 MMM, que acrescenta valor e notoriedade, tanto pelas reconhecidas qualidades do produto como pelo valor da sua marca.”

Água do Luso

Pão “sabor e aroma inconfundíveis”

“O Pão da Mealhada, confecionado segundo métodos tradicionais, destaca-se pela simplicidade dos seus ingredientes, que são transformados através de um processo ainda muito artesanal.

O processo e a técnica de fabrico são, sem dúvida, as dimensões mais relevantes, com tempos definidos para amassar e para levedar.

Da cozedura feita em fornos tradicionais, previamente aquecidos a lenha, resulta
um pão com uma textura brilhante e uma cor própria, com um miolo compacto e uma côdea estaladiça, que lhe conferem um sabor e aroma inconfundíveis.

Os dois cortes em cruz, antes da cozedura, conferem-lhe o formato inconfundível dos quatro bicos.”

Pão da Mealhada

Vinho “a identidade única da Baga”

Os vinhos da Mealhada são conhecidos pela sua acidez elevada e frescura, resultantes do clima atlântico que influencia a região.

A casta Baga confere aos vinhos uma estrutura robusta e uma capacidade de envelhecimento notáveis.

São considerados vinhos com aromas complexos, que evoluem com o tempo, que proporcionam uma experiência sensorial rica e variada.

Penso que é precisamente a utilização predominante da casta Baga que lhes proporciona uma identidade única, especialmente nos espumantes, que são reconhecidos pela sua frescura e acidez elevada, características que lhes conferem uma expressiva longevidade, que são uma escolha perfeita para celebrações e harmonizações gastronómicas.

Aproveito ainda para introduzir aqui uma referência a um dos resultados que mais aprecio neste projeto que foi a criação conjunta, pelos produtores da Mealhada premiados no projeto, do vinho “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada“, produzido a partir dos melhores lotes de produtores locais.”

Vinho da Mealhada

Leitão “estrela na gastronomia portuguesa”

“O que o torna único é a conjugação de um vasto número de características, desde logo a raça do leitão, que é essencial, ao seu processo de criação, com diversas particularidades, como a alimentação da mãe, a idade, o peso, o momento e condições do abate e do transporte, ao processo de evisceração e estonagem.

Seguem-se depois os aspetos, talvez mais conhecidos, ligados à preparação e confeção, como os temperos e assadura, onde o tipo de forno assume um papel principal.

E por fim, mas não menos importante, há ainda a considerar as dimensões ligadas ao serviço, como o corte, o empratamento, os acompanhamentos e o serviço propriamente dito.

Todo um conjunto harmonioso, uma cadeia de valor, que desde a qualidade do produto, às técnicas detalhadas e cuidadosas da sua preparação, ao cumprimento rigoroso do receituário, ao respeito pelo processo de assadura, ao cuidado e qualidade do serviço, lhe atribuem um estatuto de estrela na gastronomia portuguesa.”

Leitão da Bairrada

Fonte: “Guia: 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”