Feira dos Santos em Valença do Minho
O que não pode perder nos dias 1 e 2 de Novembro!
Nos próximos dias 1 e 2 denovembro, Cerdal vai reviver a tradicional Feira dos Santos, a maior do Noroeste Peninsular. A tradição mantém-se há séculos atraindo portugueses e galegos a uma feira onde se vende de tudo.
Mais de 400 tendas de vestuário, louças e calçado, as tasquinhas, a vende de gado, de produtos do campo e maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos dão corpo a este evento.
Séculos de Tradição
A Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes de ambos os lados da fronteira. A feira já aparece documentada em 1758, e, ao longo dos tempos, tem-se constituído como um verdadeiro ponto de confluência de povos, onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.
Feira dos Santos e das Trocas
Há séculos que a tradição manda que no dia 2 de novembro a Feira dos Santos se transforme na Feira dos Trocas. Uma tradição antiga de trocar os produtos adquiridos na véspera que, por alguma razão, não serviam.
Conhece os Perícos? Só Encontra Aqui!
Esta época proporciona um fruto único no mundo, os Perícos, possível de encontrar apenas em Valença.
Os espaços envolventes à Capela de São Bento reúnem as lavradeiras da região que, nesta época, vendem, sobretudo, os perícos (peras pequenas típicas desta região), as castanhas cruas ou cozidas, as nozes, os dióspiros e muitos outros produtos do campo.
Alma Minhota na Noite de 31 de Outubro e 1 de Novembro
Nas tasquinhas dos Santos provam-se os vinhos verdes novos da região, assim manda a tradição. Provas acompanhados, por uma infinidade de petiscos, com destaque para os rojões, o caldo verde e as castanhas assadas. As Noites dos Santos são sempre muitos animadas, de 31 de outubro e 1 de novembro, com os cantares ao desafio e as desgarradas a cargo dos tocadores de concertina.
Feira de Gado e Corridas de Garranos em 1 de Novembro
Os emblemáticos cavalos garranos, típicos do Noroeste Peninsular, são um dos grandes atrativos desta feira com a mostra dos animais, vindos de toda a região norte de Portugal e do sul da Galiza, a animarem as manhas do dia 1 de novembro. Para além do gado cavalar este setor contará, ainda, com gado bovino e caprino.
As tradicionais corridas de cavalos, em passo travado, decorrerão no dia 1, a partir das 14h30, na Pista das Corridas. Uma oportunidade para os ginetes mostrarem a destreza dos seus cavalos.
Coordenadas GPS do local
Sobre o Períco dos Santos…
«O Periqueiro dos Santos é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas que não são confundíveis com o pyrus cordata ou o pyrus bourgaeana, bem como com os escambroeiros ou os pilriteiros tão presentes na nossa região.
Pelo facto de a melhor época de consumo coincidir com os fins de outubro e princípios de novembro, e se encontrar à venda na Feira dos Santos de Cerdal, acabou por ser denominado, ao longo dos séculos, por Pericos dos Santos. O facto de o outono coincidir com uma época do ano em que existia pouca oferta de fruta o Perico dos Santos foi ganhando o seu espaço a par das castanhas, das nozes e das maças tardias
.»