Feiras e Festivais de Gastronomia em 2018

 

Neste espaço vamos divulgar informações sobre as Feiras e Festivais de Gastronomia que se vão realizar no nosso país, ao longo do ano de 2018, a começar já em Janeiro. Esperamos que as informações disponibilizadas sejam de alguma utilidade para quem aceder ao Calendários.Info.

 

Feiras e Festivais de Gastronomia em Março de 2018

Fim-de-semana Gastronómico de Viana do Castelo

23 a 25 de Março de 2018 | Viana do Castelo

Em Viana do Castelo, o “Fim-de-semana Gastronómico” é organizado pela Câmara Municipal e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Inclui um diversificado programa de animação para acompanhar o tradicional prato “Bacalhau à Viana“, servido nos Restaurantes aderentes a esta iniciativa. As “Pataniscas de Bacalhau“, a “Torta de Viana“, doce típico, são um óptimo complemento para o almoço, assim como os vinhos dos diversos produtores deste concelho.

Fim-de-semana Gastronómico de Celorico de Basto

16 a 18 de Março de 2018 | Celorico de Basto | Braga

Na gastronomia, o receituário tradicional da região e do concelho fazem as delícias dos visitantes. Os enchidos e fumados, o bacalhau, as carnes do monte, o mel e a sabedoria das cozinheiras e cozinheiros constituem o binómio perfeita para uma experiencia única. Muitas e boas razões para visitarem Celorico de Basto, principalmente durante este fim-de-semana gastronómico.

2ª Feira da Foda

9 a 11 de Março de 2018 | Pias – Monção | Viana do Castelo

A Foda à Monção é o cordeiro assado num alguidar de barro e levado a um forno a lenha, juntamente com arroz. Poderá ser degustado, no fim-de-semana de 9 a 11 de Março, na segunda edição do evento. Há mais de 300 anos que se faz a venda de cordeiros – ou anhos – em Pias, Monção.

 

Feiras e Festivais de Gastronomia em Fevereiro de 2018

Festival dos Sabores Mirandeses

16 a 18 de Fevereiro de 2018 | Miranda do Douro | Bragança

Um evento em que tradição, a cultura, assim como a gastronomia da região transmontana vão estar em grande evidência. O “Fumeiro” é cabeça de cartaz neste certame de extrema importância para a economia do concelho e região, já que constitui a oportunidade dos agricultores do concelho escoarem e ao mesmo tempo darem a conhecer o produto que ao longo do ano produziram, mantendo não só as tradições no fabrico como a qualidade do fumeiro.

Feira do Queijo de Seia

10 a 13 de Fevereiro de 2018 | Seia | Guarda

Organizado anualmente pela Câmara Municipal de Seia, o certame vai ter lugar no Mercado Municipal e área envolvente e procura promover amplamente o Queijo, os produtos endógenos, a cultura e as tradições locais.

Feira do Fumeiro de Vinhais

8 a 11 de Fevereiro de 2018 | Vinhais | Bragança

A Feira do Fumeiro de Vinhais realiza-se anualmente, em fevereiro, desde 1981, e pretende destacar-se das demais pelo seu fumeiro de excelência que lhe valeu a atribuição do título de a “Capital do Fumeiro”.

Nos quatro dias de feira, além do fumeiro de raça bísara, estão disponíveis produtos naturais da região, artesanato, produtos gourmet, espetáculos musicais, luta de touros, tasquinhas e restaurantes preparados para receber milhares de visitantes todos os anos.

Festival do Butelo e das Casulas

2 a 4 de Fevereiro de 2018 | Bragança

Bragança vai ser, de 2 a 4 de Fevereiro, destino obrigatório para os amantes da boa gastronomia e dos sabores únicos da cozinha tradicional transmontana com o Festival do Butelo e das Casulas.

O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor. Durante o Festival, será possível adquirir o butelo e as casulas, bem como todos os enchidos transmontanos e produtos hortícolas directamente aos produtores.

 

Feiras e Festivais de Gastronomia em Janeiro de 2018

X Feira do Porto e as Delícias do Sarrabulho

26 a 28 de Janeiro de 2018 | Ponte de Lima | Viana do Castelo

A “X Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho” procura promover o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, prato típico limiano, mostrando também algumas iguarias derivadas do porco, com destaque para os enchidos e fumados.

27ª Feira do Fumeiro

25 a 28 de Janeiro de 2018 | Montalegre | Vila Real

É o regresso da “rainha” do fumeiro à capital do Barroso, durante o mês de janeiro, que tem como principal motivo de visita os enchidos produzidos na região.

Semana Gastronómica da Chanfana

12 a 22 de Janeiro de 2018 | Vila Nova de Poiares | Coimbra

A chanfana volta a ser “rainha” nas mesas de vários restaurantes de Vila Nova de Poiares, durante mais uma edição da Semana da Chanfana. Este evento, que atrai todos os anos milhares de visitantes à região, apresenta ainda outras iguarias típicas, como o arroz de bucho, os negalhos e o conhecido doce regional poiaritos.

XX Feira Gastronómica do Porco

12 a 14 de Janeiro de 2018 | Boticas | Vila Real

Nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2018, Boticas recebe a 20ª edição da Feira Gastronómica do Porco. É uma excelente ocasião para visitarem e descobrirem o melhor que este concelho tem – e é muito! – para oferecer.

A gastronomia, e em especial o fumeiro e os derivados do porco, serão o maior destaque deste certame, a que se juntam o artesanato, o folclore e os cantares tradicionais, bem como as afamadas chegas de bois, uma expressão secular da cultura popular que continua bem enraizada na população de Boticas.

VIII Festa do Porco e do Fumeiro

6 de Janeiro de 2018 | Fafião – Montalegre | Vila Real

A Associação Vezeira, vai organizar pelo VIII ano consecutivo, a Tradicional feria do Fumeiro e Festa do Porco, na Comunitária aldeia Barrosã de Fafião, no dia 6 de Janeiro de 2018, a partir das 9 horas.

Mais uma vez, querem dar a conhecer as suas tradições comunitárias, que persistem vivas nesta aldeia de Montalegre no coração da Serra do Gerês.

Fim-de-semana Gastronómico de Tabuaço

5 a 7 de Janeiro de 2018 | Tabuaço | Viseu

Tabuaço volta este ano a promover o seu Fim-de-semana Gastronómico entre os dias 5, 6 e 7 de janeiro de 2018, contando com nove restaurantes aderentes em todo o concelho.

Esta é uma das maiores iniciativas público-privadas realizadas no país, levada a cabo pela Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal, numa tentativa de promover o segmento da gastronomia e os vinhos da região norte, em articulação com 75 municípios nortenhos.

Semana das Açordas e Migas

2 a 7 de Janeiro de 2018 | Vila Viçosa | Évora

O evento “Semana das Açordas e Migas”, que se realiza entre os dias 2 e 7 de Janeiro de 2018, está integrado no Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa”, o qual decorre durante todo o ano, na primeira semana de cada mês.

Qualquer um dos restaurantes aderentes, quer se localizem na sede do concelho ou nas freguesias rurais, vai apresentar as suas melhores iguarias, podendo ser degustadas várias receitas de Açorda – de marisco, com ovo e sardinhas, de pescada, com bacalhau, de sapateira, de gambas, e receitas de Migas – com Entrecosto Frito, de Broa de Milho, de Batata, de Espargos, de Poejo, Migas Verdes, Migas Gatas, Migas de Tomate, confecionadas com os mais variados acompanhamentos.

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.