George Sthephenson morreu a 12.08.1848 | Efemérides

George Sthephenson

Nascido em Northumberland, George Sthephenson era proveniente de uma família de operários e iniciou a sua carreira como operário, tendo sido o primeiro engenheiro ferroviário britânico

Em 1825, G. Sthephenson construiu a primeira linha férrea pública – 16 km de linha entre Stockton e Darlington – e a locomotiva a vapor que a utilizava.

Em 1829, com o seu filho Robert, ele introduziu um certo número de modificações na locomotiva a vapor de Trevilhck e construiu a primeira locomotiva verdadeiramente prática: o Rocket (o Foguete) para percorrer a linha férrea entre Manchester e Liverpool, inaugurada em 1830, com 73 pontes e a primeira escavação em trincheira de uma linha.

Puxando um comboio de trinta toneladas, o Foguete de Stephenson conseguiu atingir uma velocidade de 64 quilómetros por hora.

A inauguração da primeira linha de caminho-de-ferro (entre Stockton e Darlington) é um dos acontecimentos fundamentais da história moderna.

O comboio modificava completamente as condições de vida dos homens, e não tardaria muito tempo o aparecimento de várias empresas construtoras de linhas férreas, com a consequente planificação e exploração.

Napoleão Bonaparte utilizou o comboio

«Após a retirada da Rússia, Napoleão levou 312 horas para ir de Wilna a Paris. Era uma travessia ele cerca de 2.500 quilómetros.

Viajou nas melhores condições possíveis da época, fazendo nove quilómetros por hora.

Um viajante comum teria gasto três vezes mais tempo para cobrir a mesma distância.

Era mais ou menos em idênticas condições que no século I da nossa era um viajante iria de Roma à Itália.

Ora, de repente, produziu-se uma mudança radical. O comboio tornou possível a viagem de Paris a Wilna em menos de quarenta e oito horas, reduzindo deste modo, na Europa, as principais distâncias a um décimo do que até então haviam sido» (Wells).

George Sthephenson – Pioneiro dos Caminhos de Ferro – Aperfeiçoou a locomotiva a vapor, depois de ter construído o Rocket, em 1929. Previu que as linhas férreas viriam a cruzar todo o país.

Fontes: “Almanaque”, Agosto 1960 | Dicionário Ilustrado do Conhecimento Ilustrado | Alfa Estudante – Enciclopédia Juvenil