
Recriação Histórica na Fortaleza de Valença
No próximo dia 13 de julho, sábado, a vida militar na Fortaleza de Valença vai ser recriada à época da 2ª invasão francesa (entre fevereiro e maio de 1809), comanda pelo marechal Soult, duque da Dalmácia: parada, acampamento, exercícios, fogo de artilharia, a defesa e o ataque à Fortaleza, o baile oitocentista…
210 anos depois, a História é recordada e a Fortaleza de Valença vai reviver os momentos históricos das invasões francesas e das lutas entre os portugueses e as tropas napoleónicas.
Programa da Recriação Histórica
11h30 – Içar da Bandeira Nacional e Hino, na Praça da República
14h30 – 17h00
– Animação cultural e histórico-militar do acampamento histórico e zonas envolventes;
– Exercícios histórico-militares de infantaria e artilharia;
– Demonstrações de disparos de mosquetes e de peças de artilharia;
– Colocação de rondas e sentinelas e marchas pela muralha;
– Interação com o público, em contexto didático e pedagógico.
17h30 – 18h30 – Baile Popular Oitocentista, na Praça da República
19h00 – Arrear da Bandeira e Hino Nacional, na Praça da República
A Praça-Forte que demorou a ser conquistada
A história dos assédios das tropas francesas à Praça-Forte, a partir de Tui, foi longa, a que se seguiu o cerco a 9 de abril de 1809, a capitulação da praça a 10 de abril de 1809 e a saída do exercito francês a 17 de abril de 1809.
Esta é uma oportunidade para reviver o espírito, os principais momentos da invasão e os oito dias da ocupação de Valença, a pressão militar, a vida da Praça ocupada e a defesa inteligente do governador, Custódio César de Faria.
A iniciativa é do Município de Valença e Grupo de Recriação Histórica do Município de Almeida e integra-se na candidatura da Fortaleza de Valença a património mundial junto da UNESCO.
Valença sente a História – Entre o Património e a Música
|
Seis concertos e visita guiada teatralizada são o convite de Valença, para sentir a história este sábado, 6 de julho. Uma proposta com música e património histórico, numa viagem no tempo pelos 2 mil anos de história de Valença. Banda Nova de Barroselas, Banda Musical de S. Martinho da Gandra, Banda de Gaitas e Dixieband da Zé Pedro Associação Musical serão os protagonistas dos seis concertos. Esta é a oportunidade para conhecer várias gerações de músicos da região, entre os temas clássicos e a musica contemporânea. |
Visita Guiada Animada
A vida militar na Fortaleza, as memórias das campanhas, das companhias, das bandas e de séculos de vivências vão ser contados numa visita guiada, por uma personagem de época, à Capela Militar do Bom Jesus. A oportunidade para ficar a conhecer alguns dos pormenores mais marcantes de mais de 2 mil anos de história da Fortaleza de Valença.
Programa “Valença Sente a História”
15h00 – interior da Fortaleza de Valença
Praça da República – Banda Musical de S. Martinho da Gandra
Largo do Bom Jesus – Banda de Gaitas da ZPAM
15h30 – interior da Fortaleza de Valença
Praça da República – Banda de Gaitas da ZPAM
Largo do Bom Jesus – Musical de S. Martinho da Gandra
16h00 – Visita Animada à Capela Militar do Bom Jesus
16h15 – interior da Fortaleza de Valença
DIXIEBAND da Zé Pedro Associação Musical
22h00 – Jardim Municipal
Banda Nova de Barroselas