Vão-se cantar as Janeiras em Andorra

 

Durante os próximos fins-de-semana do corrente mês de Janeiro, os habitantes e visitantes das localidades, cheias de neve, do Principado de Andorra vão poder apreciar os tradicionais cânticos portuguesas das Janeiras.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’ que, pelo 13º ano consecutivo, irá promover a visita a instituições de solidariedade, casas particulares, igrejas e estabelecimentos comerciais do Principado de Andorra.

Os elementos do Grupo, devidamente trajados para a ocasião e desafiando as temperaturas negativas características da paisagem nevada do País dos Pirenéus, irão de porta em porta, para serem recebidos, a partir do dia 13 de Janeiro, nos lares e estabelecimentos comerciais, muitos dos quais geridos por cidadãos portugueses que querem desta forma relembrar e manter a tradição de receber as Janeiras.

Nos últimos anos, várias Igrejas do Principado tem aderido à iniciativa lusitana que nesta nova edição visitará a Igreja de Sant Cornéli i Sant Cebrià em Ordino, Sant Esteve na capital, Andorra la Vella, Sant Miquel de la Mosquera em Encamp e Igreja de Sant Pere Màrtir em Escaldes-Engordany.

Desde 2010 a tradição das Janeiras viaja à vizinha Espanha e este ano os elementos do Grupo participam na eucaristia dominical do dia 28 de Janeiro na Catedral de Santa Maria d’Urgell na presença do Arcebispo e Copríncipe de Andorra, Joan-Enric Vives i Cecília.

Após três dezenas de visitas previstas, os elementos do Grupo irão realizar um convívio para confraternizar e saborear os diferentes produtos que os “caseiros” lhes oferecerem, como manda a tradição.

 

 

Grupo de Folclore Casa de Portugal no Principado de Andorra foi fundado a 1 de Maio de 1996, tendo aprovado os seus Estatutos a 5 de Outubro de 2013. Apresenta, em terras andorranas, danças e cantares das regiões da Ribeira Lima e da Serra d’Arga, no distrito de Viana do Castelo, norte de Portugal.

Os cerca de 60 elementos que compõem o Grupo têm participado nos diversos festivais em Andorra, sendo uma referência da cultura portuguesa no Principado e, ao mesmo tempo, têm levado, em diversas ocasiões, o seu trabalho de representação a diversos países como Espanha, França, Portugal, Luxemburgo, Suíça e Mónaco.

Anualmente, no mês de Maio, por ocasião da celebração do aniversário, realizam o seu festival de folclore e desde 2007 organizam o “Festival de Folclore Ibérico — Principado de Andorra”, um evento consolidado que conta com a participação de grupos de Espanha, de Portugal e Andorra.

 

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.