Viana do Castelo promove e celebra a interculturalidade
A noite do dia 9 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, revelou-se muito especial, tanto pela forma como 16 grupos folclóricos do município se uniram para preparar a quarta edição do “Encontro de Culturas”, como pela mensagem que quiseram partilhar.
Com os grupos da Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) esteve, não só, a Academia de Dança Arte e Movimento, que já colabora com esta associação há vários anos, sempre com intervenções de elevado nível artístico, mas, também, a recém-criada Associação Terra de Todos, que muito contribuiu para unir Vianenses oriundos de várias latitudes num espetáculo memorável.
A ideia que norteou todo o certame foi a de integrar migrantes residentes em Viana do Castelo, fazendo pontes entre culturas e mostrando diferentes formas de cozinhar, de bordar, de preparar as festividades, de cantar e de dançar.
Calcula-se que serão cerca de quatro mil os cidadãos oriundos de oitenta e três países que residem em Viana do Castelo na atualidade, e 10 nacionalidades estiveram presentes na quarta edição deste certame.
O programa do Encontro de Culturas
Na abertura, pelas 20h00, foi possível degustar as iguarias trazidas pelos grupos portugueses, mas também por várias famílias da Argentina, Arménia, Brasil, Colômbia, Itália, São Tomé e Príncipe, Síria, Ucrânia e Venezuela.
Durante o espetáculo, que teve início pelas 21h30, a Indonésia integrou o quadro dos trabalhos do mar e a Ucrânia, a Arménia e a Síria mostraram como bordam os seus trajes.
A Ucrânia voltou a subir ao palco para exibir como são enfeitadas as suas grinaldas e a Arménia mostrou como se preparam para o Festival das Flores.
Foi possível ver danças de São Tomé e Príncipe e do Brasil e, ainda, ouvir a “Canção do Mar”, de Frederico de Brito e Ferrer Trindade, numa belíssima voz com sotaque venezuelano.
Para ler: O sargaço no litoral norte de Portugal: tradição e utilidade
Para além de se interligarem as tradições ligadas às freguesias do concelho, com as tradições dos países de origem dos vários participantes, o espetáculo não esqueceu a celebração dos 50 anos do 25 de abril e dos 120 anos do nascimento do poeta Pedro Homem de Mello, com 2 momentos que surpreenderam o público.
O evento foi organizado pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A AGFAM é uma das entidades que integra o Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes de Viana do Castelo, há cerca de 10 anos, com o propósito de ajudar a acolher e integrar todos os cidadãos que escolham o nosso concelho para viver.
Os grupos da AGFAM coorganizadores deste evento são:
Rancho de Danças e Cantares de Afife
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães
Grupo de Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha
Grupo Etnográfico de Areosa
Grupo Folclórico São Paulo Barroselas
Grupo das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos
Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço
Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva
Associação Cultural de Chafé
Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima
Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela
Ronda Típica da Meadela
Cantadeiras do Vale do Neiva
Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo
Grupo Danças e Cantares de Serreleis
Grupo Folclórico de Viana do Castelo
A Direção da AGFAM