40ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

40ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos – 28 de julho e 6 de agosto

Imagine que, num só lugar, pode encontrar mais de uma centena de artesãos, 130 expositores, um vasto programa de animação com folclore internacional, animação de rua, música e gastronomia!

Ora, isso e muito mais vai estar à sua disposição no Parque da Cidade, na Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto.

O evento, que vai para a sua quadragésima edição, volta a reunir em BarcelosCidade Criativa da UNESCO – o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular.

São mais de cem artesãos e de 130 stands que, à sombra do arvoredo do emblemático Parque da Cidade, permitem o contacto direto com artesãos a trabalhar ao vivo.

Ao mesmo tempo, vai decorrer um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença de

– Banda Atlantis,

– Augusto Canário,

– Sérgio Mirra,

– Bárbara Tinoco

– e Áurea.

A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa, com uma Praça de Alimentação onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e a grupos de amigos.

Workshops criativos e trabalho ao vivo

Com a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame.

Simultaneamente, e também todos os dias, haverá workshops criativos das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.

A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame. 1

A Feira de Barcelos – das origens até à atualidade

Mostra de Artesanato e Cerâmica

A Mostra de Artesanato e Cerâmica, é o maior evento anual da arte popular realizado em Barcelos, onde se reúnem praticamente todos os artesãos e artes locais.

É uma das mais antigas mostras de artesanato de Portugal e seguramente aquela que melhor espelha a autenticidade e riqueza da arte popular portuguesa.

Neste período, este espaço retrata toda a riqueza do trabalho manual em todo o seu esplendor, aqui poderá encontrar os mais importantes artesãos de cada sector do artesanato.

Quando falamos em artesanato, os melhores mestres são de Barcelos e por isso este é o único palco anual onde se reúnem os mais afamados e conceituados artesãos deste concelho e país.

Em termos de olaria e figurado, Barcelos é, sem dúvida, o concelho com a maior e melhor produção a este nível, não é por acaso que a cidade é conhecida como a “Capital do Artesanato”.

No entanto, além da cerâmica, estão representadas neste certame as inúmeras artes e ofícios que sustentam este título, como são bom exemplo, a cestaria, os bordados, os bordados de crivo, as madeiras, o ferro e os seus derivados (cobre, estanho, latão, etc.), bem como o artesanato urbano.

Folclore e Etnografia

Para além do artesanato, a mostra assume também um programa de animação baseado na riqueza cultural e etnográfica do concelho, valorizando assim todo o trabalho desenvolvido pelos grupos folclóricos e etnográficos na preservação dos costumes, trajes, canto e tradições locais.

É uma verdadeira festa minhota em pleno coração da cidade de Barcelos!

A gastronomia e os vinhos estão também presentes neste evento.

Poderá aqui degustar as melhores iguarias do Minho, acompanhadas sempre pelo melhor vinho verde produzido no concelho que está representado no certame pelos produtores locais.

Barcelos é um dos maiores produtores de vinho da região demarcada dos Vinhos Verdes.

É, portanto, através deste ambiente de arte, cultura e tradição, que Barcelos dá a conhecer a sua identidade e autenticidade, no artesanato, na gastronomia, na animação e no vinho verde.

É unanimemente conhecida como a mais autêntica Mostra de Artesanato de Portugal e como tal o momento alto da arte popular portuguesa.2

Fontes 1 | 2