DivulgaçãoTurismo em Portugal

Rota do Vinho do Porto | Turismo em Portugal

Rota do Vinho do Porto

É em tons fortes, texturas marcadas e relevos acentuados que se pinta este cenário.

Dentro da unidade geográfica da Região Demarcada do Douro, que engloba acentuadas assimetrias e uma rica paisagem física e natural, a atividade vinícola pontuada por vinhas e quintas, caves e adegas marca a história desta região.

Criada em 1996, a Rota do Vinho do Porto surgiu como forma de potenciar toda a riqueza e tradição da zona. Sendo constituída por 49 lugares, ligados em rede, direta ou indiretamente relacionados com a produção do  vinho do Porto.

Diversos e interessantes percursos

Assim, a Rota propõe a realização de uma série de percursos para o visitante tomar contacto direto não apenas com as formas de cultivo e produção de vinho, mas também com gentes e costumes.

Nomeadamente, através de visitas e provas de vinhos em quintas, onde se pode saborear a gastronomia tradicional, e dormir em belas e seculares quintas.

Em complemento, há atividades como os Laboratórios de Sabores, com provas de vinhos e produtos regionais, como pão, azeite e compotas.

Favaios – Aldeias Vinhateiras do Douro

Atividades em parceria com empresas

A Rota organiza ainda atividades e desportos radicais em parceria com diversas empresas, e faz reservas para

– cruzeiros no rio Douro e

– viagens no Comboio Histórico.

Paisagem Património da Humanidade

A paisagem de socalcos de videiras, imagem de marca da mais antiga região demarcada do mundo, convida a percorrer caminhos, rios e vales, quase sempre na companhia do Douro.

E para garantir que o essencial deste património mundial ficará para sempre na memória não se pode deixar de provar, à mesa, vinhos e produtos regionais.

Por uma semana, um fim-de-semana, uns dias ou umas horas, renda-se ao Douro.

Vai ver que não se arrepende!

Barcos – Aldeias Vinhateiras do Douro

Fonte do texto: folheto publicitário | Imagem de destaque

Poderá também gostar de conhecer a Rota dos Moinhos de água.