Atividades no Museu Nacional da Música | Outubro

8 de Outubro | Terça-feira | 18h00

Ciclo de Coros do Museu Nacional da Música – Coro da Casa do Pessoal do IEFP

O ciclo de Coros do Museu Nacional da Música está de volta, com um concerto do Coro da Casa do Pessoal do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), dirigido pelo maestro Rui de Sá Sequeira. O bilhete do museu dá acesso ao concerto.

O maestro Rui de Sá Sequeira nasceu em Nairobi – Quénia em 1963. Licenciou-se em Educação Musical, com pós graduação na área da supervisão pedagógica. Frequentou o Curso de Direção Coral com o maestro Artur Carneiro, o Curso de Direção Coral e Canto com os maestros Filipe Carvalheiro e Armando Possante, o Curso de Pedagogia e Direção Coral de Coros Infantis com os maestros Kari Ala Pollanen, do coro finlândes Tapiola e David Azurza, do coro basco Orereta Abesbatza e o Curso de Canto e Técnica Vocal da EDML. (…)

O Coro da Casa do Pessoal do Instituto de Emprego e da Formação Profissional (IEFP) foi criado em 2 de Março de 1989, no âmbito do então Núcleo de Ação Social do IEFP, IP, tendo sido integrado, em Abril de 2002, na Casa do Pessoal, onde constitui Secção Autónoma.

O Coro nasceu da vontade de cantar e do interesse pela música coral por parte de alguns trabalhadores, e foi formalmente constituído com o objetivo de dinamizar e expandir a vertente cultural e a valorização profissional e pessoal dos trabalhadores do IEFP, IP, estando atualmente aberto a participação de elementos externos, a convite. (…) Ler mais…

[themoneytizer id=”18933-19″]

 

17 de Outubro | Quinta-feira | 19h00

Recital de Clarinete e Piano

Recital de Saeko Yamamoto (piano) e Marta Xavier (clarinete), com um programa onde se incluem obras de António Fragoso, John Ireland, Carlos Guastavino e Takeshi Yoshimatsu. A entrada é livre.

Saeko Yamamoto é natural de Fukuoka, Japão, Saeko Yamamoto, e Mestre em Artes Performativas pela Universidade Ferris, em Yokohama. Prosseguiu estudos em França, onde concluiu um curso avançado no Conservatoire à Rayonnement Régional de Paris, prosseguindo depois estudos no Talent Music Master Courses, em Brescia, Itália.

Foi galardoada em diversos concursos, tanto nacionais como internacionais, recebendo o 1.º prémio no Concurso Internacional de Piano ISCHIA, Itália; 3.º prémio no Verão Clássico – Academia Internacional de Lisboa, Portugal; 1.º prémio no Concurso Internacional de Piano “Città di San Donà di Piave,” na categoria a quatro mãos, Itália; 1.º prémio no Concurso Internacional para Piano, na categoria a quatro mãos, França. (…)

Marta Xavier, assídua no panorama artístico de Cascais, Oeiras e Alcobaça, tem-se apresentado pela Europa, Estados Unidos e China, tendo colaborado a solo com a Orquestra Académica Metropolitana de Lisboa, CSUF Symphony Orchestra e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Durante a última temporada, Marta usufruiu de oportunidades de partilha camerística e aperfeiçoamento artístico na Suécia, Áustria e Alemanha.

Diplomada pela Academia Nacional Superior de Orquestra e pela California State University Fullerton, foi bolseira da Frank & Jean Raymond Foundation e reconhecida pela Fundação INATEL, Phi Mu Alpha Sinfonia, CSUF Music Associates e Sazlburg Grand Prize Virtuoso. (…) Ler mais…

19 de Outubro | Sábado | 18h00

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Concerto da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, projeto criado em 2007 e que tem desenvolvido um importante percurso, com dezenas de concertos em Portugal e no estrangeiro. Apoio: Câmara Municipal de Gondomar. A entrada é livre.

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), criada em 2007, surge da vontade de António de Sousa Vieira e Sérgio Dinis, então membros da Orquestra Europeia de Bandolins e Guitarra da Juventude (EGMYO). Esta orquestra é a principal valência da Associação Cultural de Plectro e contribuiu, nos 8 anos da sua existência, para uma verdadeira revolução no meio associado à Guitarra e ao Bandolim.

A OPGB mantém-se fiel ao seu princípio, servindo-se de um repertório baseado em obras originais para a música de plectro, obtendo dessa forma um carácter original da sua sonoridade e um rigor interpretativo, motivo pelo qual tem recebido os mais rasgados elogios. (…)

A Associação Cultural de Plectro é a responsável pela organização anual do Festival Internacional de Música de Plectro – Gondomar é D’Ouro. O festival, que se realiza em Outubro, contará pela primeira vez em Portugal com a presença do maestro e virtuoso 井上泰信 (Yasunobu Inoue), figura incontornável do panorama musical e artístico japonês. O maestro Inoue irá dirigir a OPGB num programa intitulado Nascente & Poente / 東と西 em que serão interpretadas obras originais para esta formação, unicamente de compositores japoneses e portugueses, perpetuando assim o fascínio da troca de experiências culturais entre os dois países. (…) Ler mais…

Fonte: Museu Nacional da Música | Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos | Rua João de Freitas Branco | 1500-359 Lisboa | T. (351) 21 771 09 90 • geral@mnmusica.dgpc.pt | Site | FB | Horário: 2.ª a Sábado das 10:00 h às 18:00 h

[themoneytizer id=”18933-16″]