Valença evoca o Maestro Sousa Morais

 

Valença vai comemorar o centenário da morte do Maestro Sousa Morais, conceituado Chefe de Banda militar e compositor, nascido em Valença, um dos maiores criadores de música para banda em Portugal, compositor de mais de 300 obras!

Exposição do Centenário

As comemorações começam a 4 de outubro, com a abertura da exposição “Centenário da Morte do Maestro Sousa Morais”, no Arquivo Municipal. Às 18h decorrerá a sessão solene, no Arquivo Municipal, com atuação da Associação Musical de São Pedro da Torre seguida de visita à Rua Maestro Sousa Morais.

Concerto da Banda do Exército Português

A Banda Sinfónica do Exército Português vai dar um concerto de homenagem ao Maestro Sousa Morais, sexta-feira, 4 de outubro, às 21h30, no Teatro Municipal de Tui, com entrada gratuita.

Pela primeira vez a Eurocidade Tui Valença recebe um concerto da principal banda do Exército Português, evocativa de tantas memórias das bandas militares e músicos que, ao longo de séculos, fizeram o seu percurso, também, na Praça-Forte de Valença.

O programa do concerto consta a interpretação das peças “Homenagem a Mouzinho de Albuquerque”, “Montanhesa” e “Uma Festa no Minho – 2ª Rapsódia”, da autoria do Maestro Sousa Morais. O concerto será, ainda enriquecido com as peças “La Torre del Oro – Preludio”, de Gerónimo Giménez e “The Planets Jupiter” de Gustav Holst/Arr. James Curnow. A direção estará a cargo do Major Alexandre Coelho.

A Banda Sinfónica do Exército é a herdeira da larga tradição musical do Exército Português, compreende instrumentistas de sopro, cordas e percussão com 80 elementos.

[themoneytizer id=”18933-19″]

 

A atuação da Banda Sinfónica do Exército abre um ciclo de concertos, em Valença e Tui, de homenagem ao Maestro Sousa Morais, um dos principais compositores portugueses de sempre:

Concerto da Filarmónica de Crestuma
A Sociedade Filarmónica de Crestuma dará um concerto de homenagem ao Maestro, a 12 de outubro, às 21h30, no CILV (ESCE Valença).

Concerto da Banda Popular de Tui
A Banda de Música Popular de Tui dará um concerto de homenagem ao Maestro, em 19 de outubro, às 21h30, no CILV (ESCE Valença).

Concerto da Filarmónica de Troviscal
A Banda da União Filarmónica de Troviscal dará um concerto de homenagem ao Maestro, em 26 de outubro, no CILV (ESCE Valença).

Maestro Sousa Morais, compositor excecional com mais de 300 obras

O percurso musical do Maestro Sousa Morais começou a 30 de Setembro de 1872 no Batalhão de Caçadores N.º 7, aquartelado na Praça-Forte de Valença. Daqui percorreu Portugal, de norte a sul, sempre ligado à música, como músico, maestro, professor e compositor.

O seu legado, ainda hoje estudado e interpretado, é composta por um número indeterminado de obras, das quais apenas cerca de 300 estão identificadas e localizadas.

Sempre ligado a Valença

Valença está representada na sua obra com a “Montanhesa”, criada em 1909, evocativa da Romaria da Senhora do Faro.

[themoneytizer id=”18933-16″]