Décadas das Nações Unidas
Décadas das Nações Unidas, internacionais e outras
Tal como acontece com os dias mundiais e internacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe, para cada década, um ou mais temas destinado(s) a sensibilizar o público em geral para determinadas realidades, assim como incentivar o debate, a partilha de experiências e ideias, assim como alterar mentalidades.
Pretende-se, através da realização de inúmeras iniciativas, que haja um maior empenhamento das instituições mundiais e dos diferentes governos e instituições mundiais e internacionais, para que o tema em questão seja tido em conta na elaboração das políticas futuras, assim como na produção de nova legislação.
A primeira década foi dedicada ao tema “Segundo Desenvolvimento Industrial para África” (1991-2000).
2015-2025 | Década Internacional para os Afrodescendentes
Ao declarar esta Década Internacional para os Afrodescendentes,
“a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos.
Cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.”
Pode ler mais aqui.
2014-2024 | Década das Nações Unidas da Energia Sustentável para Todos
“Atualmente o mundo enfrenta dois desafios interligados ao nível das questões energéticas.
O primeiro tem a ver com acesso a energia e erradicação da pobreza:
– cerca de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, quase uma em cada seis, vivem sem acesso à eletricidade.
– Quase o dobro, 2,8 mil milhões, dependem de madeira, carvão e dejetos de animais para cozinhar e para aquecimento, resultando em impactos graves a nível de saúde devido aos efeitos de fumos interiores.
O segundo desafio tem a ver com a abundância e uso eficiente da energia, sendo que os principais problemas atuais são o desperdício e poluição.
A emissão de dióxido de carbono e outros gazes poluentes estão a contribuir para mudanças no clima da Terra, que por sua vez estão a causar danos gerais na vida dos indivíduos, comunidades, infraestrutura e instituições.
As alterações climáticas ameaçam a segurança alimentar e abastecimento da água de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.” Fonte
2011-2020 | Década de Acção para a Segurança Rodoviária
“Nesta década, os Estados-Membros, com o apoio da comunidade internacional, são encorajados a desenvolver ações que promovam a segurança e reduzam os fatores de risco, atividades multissectoriais e integração da segurança em outros Programas, nacionais e internacionais, com idênticos objetivos. Pode ler mais aqui.
2011-2020 | Década das Nações Unidas para a Biodiversidade
“A Assembleia-Geral declarou que o período 2011-2020 seria intitulado de Década das Nações Unidas para a Biodiversidade (A/RES/65/161).
Tem como objetivo de promover a implementação de um plano estratégico para a biodiversidade e a visão da Assembleia sobre a importância de viver em harmonia com a natureza.”
2011-2020 | Terceira Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo
A Assembleia Geral das Nações Unidas anunciou em Dezembro de 2010 que o período 2011-2020 seria designado como a Terceira Década Internacional para a erradicação do colonialismo.
Este processo foi lançado em 1990, quando a Assembleia Geral proclamou o ano 1990-2000 como o início da primeira Década Internacional para a erradicação do colonialismo, adotando um plano de ação.
Em 2001, foi proclamada a Segunda Década Internacional para a erradicação do colonialismo.
2010-2020 | Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação
A Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu declarar a Década das Nações Unidas para os Desertos e o Combate à Desertificação (DNUDD), que decorreu de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2020, com o objetivo de promover ações destinadas a proteger as terras áridas.
2008-2017 | Segunda Década Internacional para a Erradicação da Pobreza
“A Resolução da Assembleia Geral 63/230 de 19 de Dezembro de 2008, sobre a Segunda Década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (2008-2017) estabeleceu “o pleno emprego e o trabalho digno para todos” como um tema para a Década. A resolução pede uma resposta da ONU mais coerente e integrada de todo o sistema.” Pode ler mais aqui.
2006-2016 | Década de Recuperação e do Desenvolvimento Sustentável para as Áreas Afetadas (30 anos após o acidente de Tchernobyl)
2005-2015 | Década Internacional para a Acão “Água para a Vida”
2005-2014 | Segunda Década Internacional para os Povos Indígenas do Mundo | Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
2003-2012 | Década da Alfabetização: Educação para Todos
2001-2010 | Década para Redução Gradual da Malária nos Países em Desenvolvimento, especialmente na África | Segunda Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo | Década Internacional para a Cultura da Paz e não-violência para com as Crianças do Mundo