Décadas das Nações Unidas, internacionais e outras

Décadas das Nações Unidas, internacionais e outras

Tal como acontece com os dias mundiais e internacionais, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe, para cada década, um ou mais temas destinado(s) a sensibilizar o público em geral para determinadas realidades, assim como incentivar o debate, a partilha de experiências e ideias, assim como alterar mentalidades.

Pretende-se, através da realização de inúmeras iniciativas, que haja um maior empenhamento das instituições mundiais e dos diferentes governos e instituições mundiais e internacionais, para que o tema em questão seja tido em conta na elaboração das políticas futuras, assim como na produção de nova legislação.

A primeira década foi dedicada ao tema “Segundo Desenvolvimento Industrial para África” (1991-2000).

2015-2025 | Década Internacional para os Afro-descendentes

Ao declarar esta Década Internacional para os Afro-descendentes,

a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos.

Cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.”

Pode ler mais aqui.

2014-2024 | Década das Nações Unidas da Energia Sustentável para Todos

Atualmente o mundo enfrenta dois desafios interligados ao nível das questões energéticas.

O primeiro tem a ver com acesso a energia e erradicação da pobreza:

– cerca de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, quase uma em cada seis, vivem sem acesso à eletricidade.

– Quase o dobro, 2,8 mil milhões, dependem de madeira, carvão e dejetos de animais para cozinhar e para aquecimento, resultando em impactos graves a nível de saúde devido aos efeitos de fumos interiores.

O segundo desafio tem a ver com a abundância e  uso eficiente da energia, sendo que os principais problemas atuais são o desperdício e poluição.

A emissão de dióxido de carbono e outros gazes poluentes estão a contribuir para mudanças no clima da Terra, que por sua vez estão a causar danos gerais na vida dos indivíduos, comunidades, infraestrutura e instituições.

As alterações climáticas ameaçam a segurança alimentar e abastecimento da água de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.Fonte

2011-2020 | Década de Acção para a Segurança Rodoviária

Nesta década, os Estados-Membros, com o apoio da comunidade internacional, são encorajados a desenvolver acções que promovam a segurança e reduzam os factores de risco, actividades multissectoriais e integração da segurança em outros Programas, nacionais e internacionais, com idênticos objectivos. Pode ler mais aqui.

2011-2020 | Década das Nações Unidas para a Biodiversidade

A Assembleia-Geral declarou que o período 2011-2020 seria intitulado de Década das Nações Unidas para a Biodiversidade (A/RES/65/161). Tem como objectivo de promover a implementação de um plano estratégico para a biodiversidade e a visão da Assembleia sobre a importância de viver em harmonia com a natureza.” Pode ler mais aqui.

Se quiser receber no seu email os novos artigos publicados, subscreva a nossa Newsletter!

Mantemos os seus dados privados e nunca os partilharemos com terceiros.
Leia a nossa Política de privacidade.