Escolher um animal de estimação – o que é importante!

Ter um cão ou um gato é uma opção para toda a vida. Atualmente, a quantidade de informação disponível sobre este tema é imensa e por vezes contraditória. De forma simples, deixamos aqui alguns conselhos para começar sem sobressaltos esta nova relação.

É preciso ponderação

A escolha de um animal de estimação é para toda a vida.

Uma decisão com tanto impacto, não só na qualidade de vida do novo animal, mas também na da família de acolhimento, tem de ser muito ponderada e nunca deve ser feita simplesmente por um impulso momentâneo.

Após esta responsável ponderação, que tem de envolver sempre todos os que vão conviver com o animal de estimação, passamos à escolha propriamente dita.

Decisões a ter em conta na escolha

A escolha do animal de companhia começa pela tomada de várias decisões:

– Da espécie (cão, gato, coelho…).

– Da raça (persa, siamês, são-bernardo, chihuahua..).

– Do tamanho (miniatura, pequeno, médio, grande ou gigante).

– Das características (caça, companhia, guarda, desporto…).

Decida também, quanto ao espaço, tempo e dinheiro que tem para dedicar ao novo animal.

As diversas opções são muito diferentes e têm enorme impacto no sucesso futuro da relação. Esta será seguramente uma das experiências mais lembradas e comentadas na vida da sua família.

É extremamente importante consultar um veterinário

É essencial fazer uma visita ao médico veterinário que escolheu antes de levar o seu novo companheiro para casa.

Conviver com um animal é hoje considerado totalmente seguro, e mesmo recomendável, mas tem regras que devem de ser escrupulosamente cumpridas, para não haver riscos ou desgostos.

Além de toda a informação disponível na Internet ou dada por amigos mais experientes, pela sua diversidade e qualidade esta informação deve sempre ser confirmada com o médico veterinário, que dará assistência ao novo animal de estimação.

Com ele, em visita prévia à chegada do novo membro da família, discuta as conclusões a que chegou. Ficará admirado ao descobrir que nem tudo o que leu ou que lhe disseram é exatamente a realidade contada por quem tem muita experiência.

Não esqueça os acessórios para o animal de estimação

Encontre também a loja de animais ou o local onde vai comprar os primeiros acessórios necessários para a receção do seu animal.

Desde a comida às trelas, coleiras, comedouros, bebedouros, caixas de transporte, caixas de areia, tipos de areia, camas, brinquedos, agasalhos,etc., existe um mundo de opções pelas quais vai ter de passar e decidir.

Peça ajuda para as decisões certas. Envolva toda a família no processo e vai ver que é muito divertido.

Boa escolha!

Carlos Sousa, médico veterinário (Continente Magazine) | Imagem de Jens Enemark