Segundos Estados Gerais da Luso-descendência

 

Na sequência do jantar dos Primeiros Estados Gerais da Luso-descendência, que decorreram a 28 e 29 de janeiro de 2017 e culminaram com a assinatura de uma Carta de Compromisso por todas as estruturas presentes, em prol de uma campanha de cidadania que aborda vários temas como: a participação cívica, o recenseamento eleitoral e a promoção da língua portuguesa, vão realizar-se os Segundos Estados Gerais da Luso-descendência, que decorrerão nos dias 26 e 27 de janeiro de 2019, na Cidade Universitária de Paris.

O sucesso dos Primeiros Estados Gerais foi resultado, entre outros, da forte representação das principais estruturas que atuam diariamente para os benefícios da comunidade lusófona em França. Um conjunto de entidades dinâmicas lutando pelas mesmas causas, tornou-se então consciente da sua existência e reuniu-se.

Assim, nesta iniciativa reuniram-se as diferentes realidades dos luso-descendentes, lusófonos e lusófilos, dirigentes associativos, professores, estudantes, empresários, responsáveis políticos e oficiais, com o objetivo de criar uma rede capaz de promover a divulgação da língua portuguesa, reforçar a participação cidadã, dar a conhecer e divulgar a cultura através dos intercâmbios, do turismo sustentável e dos investimentos.

Participaram, nesta primeira edição, 185 estruturas associativas e representantes do corpo docente da França, mas também de Portugal, Luxemburgo e Bélgica, protagonistas da rede então criada, que passou a ser designada como “Rede dos Estados Gerais da Luso-descendência” e que aguarda, agora, o lançamento de verdadeiras campanhas nacionais. A primeira dessas vai dizer respeito à promoção da língua portuguesa.

Os Estados Gerais da Luso-descendência ocorrem de dois em dois anos, baseados numa lógica de trabalho em rede, em torno destas campanhas nacionais. O formato mantém-se idêntico e realizar-se-á na Casa de Portugal da Cidade Universitária de Paris:

Sábado, dia 26 de Janeiro, e Domingo, dia 27 de Janeiro, de manhã

– Colóquio e reflexão com assinatura de Carta de compromisso em prol da promoção da língua portuguesa em França: reunião e animação da rede dos Estados gerais da luso-descendência (mais de 140 estruturas de todo o território, representando as associações mais importantes e os estabelecimentos de ensino da língua portuguesa) para a preparação e o lançamento de uma verdadeira campanha de promoção da língua portuguesa em França, com uma lógica plurianual e lançada por toda a rede;

Domingo, dia 27 de Janeiro, de tarde

– A animação musical intimista e privada com artistas convidados de Portugal, exclusivamente para a rede dos Estados Gerais da luso-descendência e para os parceiros do evento.

Para se inscrever :

– Preencha o dossier de inscrição (solicitar à organização os documentos)

– Envie o logótipo HD da sua estrutura

– Envie um vídeo de 25 segundos no qual responde seguintes perguntas:

          – Explique, em algumas palavras, a importância dos EGL para a sua estrutura?

          – Qual é para si a importância de uma campanha nacional de promoção da língua portuguesa?

– Em seguida, envie o dossier de inscrição e os documentos necessários para raquel.andrade@capmagellan.org ou reseau@capmagellan.org antes do dia 10 de janeiro de 2019.

10 de janeiro de 2019 é a data limite de inscrição para os Segundos Estados Gerais da Lusodescendência.

CAP MAGELLAN

7, avenue de la Porte de Vanves – 75014 Paris | + 33 1 79 35 11 00 | info@capmagellan.org

 

[themoneytizer id=”18933-16″]