Importadores à descoberta dos vinhos do Douro e Porto

 

25 importadores de vinho provenientes de 13 países estiveram, neste mês de Outubro, na região à descoberta dos vinhos do Douro e Porto.

O principal objetivo desta 13.ª edição do In Douro Wine Export Business, que que decorreu em Vila Real, de 17 a 19 de outubro, foi, sem dúvida, proporcionar novos negócios por forma a aumentar a exportação de vinhos da Região do Douro.

Esta iniciativa foi organizada pela Nervir – Associação Empresarial, e está integrada no projeto conjunto de Internacionalização Soul Wines.

Durante dois dias e meio, realizaram-se intensos contactos comerciais entre os importadores provenientes de 13 países e os produtores de vinhos Doc Douro e Porto. Estiveram presentes importadores de vinhos da Alemanha (2); Canadá (1); Coreia do Sul (1); Dinamarca (1); Estados Unidos (3); Holanda (3); Irlanda (1); Japão (3); Letónia (2); Lituânia (2); Polónia (2); Rep Checa (1); Rússia (3).

Para além das provas que decorreram no Hotel Quinta do Paço, os importadores tiveram oportunidade de provar os vinhos dos produtores presentes nas refeições, e, ainda, de conhecer um pouco da região, tendo visitado o miradouro de S. Leonardo de Galafura e feito um pequeno cruzeiro no rio Douro, antes de regressarem aos seus países.

Após o final desta 13.ª edição, daquela que é a única feira profissional da região vocacionada  integralmente para a exportação, o sentimento dos produtores presentes é de que valeu a pena, pois os contactos efetuados irão traduzir-se em encomendas, potenciando, assim, o aumento da exportação de vinhos da Região.

O Projeto de Internacionalização – Soul Wines (Vinhos com Alma), é um projeto com um horizonte temporal de dois anos, e, no âmbito deste mesmo projeto, vai realizar-se nos próximos dias 27 a 29 de Outubro uma Missão à Suíça – Zurique, e, de 23 a 26 de Novembro, uma Missão à Rússia – Moscovo.

Fonte: Nota à Imprensa da NERVIR