Região Autónoma da Madeira – o que importa saber
A Região Autónoma da Madeira é um arquipélago português localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 860 km a sudoeste da costa portuguesa e a 400 km a norte das Ilhas Canárias.
A Madeira é composta por duas ilhas principais: Madeira e Porto Santo, além das ilhas desabitadas Desertas e Selvagens.
Descoberta e descobridores
A Madeira foi descoberta por navegadores portugueses em 1419.
João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira são os navegadores aceites como os descobridores da ilha da Madeira, enquanto que Bartolomeu Perestrelo é associado à descoberta de Porto Santo.
História breve
Após a descoberta, o arquipélago começou a ser colonizado em 1425.
A economia da Madeira desenvolveu-se inicialmente em torno da produção de açúcar, mas posteriormente a cultura da vinha e o vinho da Madeira tornaram-se produtos de destaque.
No século XIX, a ilha tornou-se um destino turístico popular devido ao seu clima ameno.
Clima
A Madeira tem um clima subtropical, com temperaturas amenas durante todo o ano.
As temperaturas médias variam entre 16ºC e 22ºC, e a ilha é conhecida pela sua vegetação exuberante, resultado das condições climáticas favoráveis.
Feriado Regional
O Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses é celebrado a 1 de julho, comemorando a autonomia política e administrativa da região, concedida pela Constituição Portuguesa de 1976.
Trajes Regionais 1
Não há certezas absolutas quanto às origens do traje tradicional da Madeira, pensamos que tenha sido influenciado pelos colonizadores portugueses, sobretudo os minhotos, e pelas tendências mouriscas, africanas e da Flandres.
A comercialização de tecidos, na Madeira, foi um negócio muito lucrativo, sobretudo para os mercadores ingleses.
A ilha serviu de residência para muitos britânicos e sofreu influências dos costumes de vários povos, até por abrigar um dos portos mais frequentados do Mundo.
Assim sendo, é difícil precisar com rigor quais os determinantes do ‘Traje do Vilão’, ainda hoje usado pelos protagonistas do folclore regional e pelas vendedoras de flores, no Mercado dos Lavradores e em algumas ruas da capital.
No traje feminino, predomina a cor vermelha.
No concelho da Ponta do Sol, as mulheres casadas e solteiras, usavam capas vermelhas e as viúvas usavam capas azuis.
Em Machico e Santa Cruz, as vestes eram compostas por uma saia de lã, de cor ou listada, um colete e um corpete vermelhos e uma carapuça azul.
Já o traje masculino – composto por um calção branco com franzido sobre o joelho, uma camisa com pregas que pode ser bordada ou não – não foi alvo de muitas transformações.
As botas, chamadas botachas ou bota-chã, são feitas de pele de vaca curtida, adornadas com uma fita vermelha. Eram usadas antigamente por homens e mulheres.
Em alguns trajes, os rapazes usam um barrete de orelhas, um artefacto muito comum nas lojas de artesanato e que tem muita popularidade entre os souvenirs.
Folclore da Madeira 2
O folclore é uma manifestação genuína da tradição cultural da Madeira e que hoje persiste graças aos grupos folclóricos da Região.
O marco do folclore madeirense é o ‘Bailinho’ que, para além da dança, faz-se acompanhar de voz e instrumentos musicais tradicionais da Região.
A genuinidade da história do povo madeirense espelha-se, então, nos movimentos e na música que recriam, assim, momentos do quotidiano das suas gentes, como as tradições pastorais, a lavoura, o amor, entre outros.
No arquipélago da Madeira, as freguesias e as respetivas Casas do Povo, apresentam orgulhosamente os seus grupos folclóricos, que são compostos, na sua maioria, por filhos da terra.
A maior parte destes grupos apresenta-se ao público em eventos culturais ou festas tradicionais, onde despertam a atenção de locais e turistas.
De salientar que, também na região, realizam-se galas internacionais de folclore nas quais, o folclore madeirense surge ao lado de grupos de outros países.
Os instrumentos musicais usados no folclore merecem especial atenção pela sua variedade e autenticidade.
São alguns deles: o machete, o rajão, a braguinha, a viola de arame, o triângulo e o popular ‘brinquinho’ de fabrico original e local.
Gastronomia madeirense 3
A simplicidade gastronómica do Arquipélago da Madeira retrata a alma de um povo simples mas generoso.
Na Madeira, a gastronomia prima pelo tradicional e pelo contemporâneo, numa subtileza construtiva entre os diversos produtos regionais, de grande qualidade, que permitem a elaboração de um variado menu de especialidades gastronómicas que vão desde a cozinha regional até à cozinha internacional, passando ainda pelo gourmet.
Em pleno Atlântico, os peixes e mariscos do arquipélago são saborosos e cozinhados com tradição, como os filetes de peixe-espada preto ou bifes de atum, acompanhados com o estaladiço milho frito.
Ou o polvo e mariscos deliciosos, a começar nas lapas, caramujos e muitos outros.
Nas carnes, o prato mais tradicional é a famosa espetada de vaca em pau de loureiro, que lhe dá um sabor inconfundível.
Muito procurados são também o cuscuz de fabrico caseiro, a sopa de trigo, e a carne de vinha-d’alhos.
Lugar de clima excecional, na Madeira existe grande variedade de culturas, com lugar para a cana-de-açúcar e frutos tropicais, (da apreciada banana, ao ananás, a pera abacate, a anona, a manga e o maracujá), presentes em bebidas e delicadas sobremesas.
O famoso vinho Madeira, cujas castas mais conhecidas são Sercial, Boal, Verdelho, Malvasia, Terrantez e Tinta Negra, pode ser apreciado como aperitivo ou digestivo, bem como com outros iguarias, com destaque para o tradicional bolo de mel (de mel de cana).
É também com a cana-de-açúcar que se faz o Rum da Madeira, conhecido também como aguardente de cana, da célebre poncha, confecionada ainda com mel e limão, a provar quando subir ao Pico do Areeiro.
O bolo do caco não pode faltar. Só que este não é um bolo, mas um pão cozido sobre um bocado de telha, que acompanha normalmente a espetada com manteiga d’alho.
Também com batata-doce se faz pão na Madeira: as apetitosas rosquilhas de batata-doce. As Queijadas e os rebuçados de funcho são igualmente muito apreciados.
Venha deliciar-se com as iguarias madeirenses que, com certeza, irão ajudar a tornar a sua estadia inesquecível. Alie o prazer do convívio ao prazer de degustar!
Outras informações importantes
A Madeira é um destino turístico de renome, conhecido pelos seus espetaculares cenários naturais, como a Laurissilva, uma floresta subtropical classificada como Património Mundial pela UNESCO.
A ilha é também famosa pelas suas levadas, antigos canais de irrigação que hoje servem de trilhos para caminhadas. Funchal, a capital da Madeira, é uma cidade vibrante, repleta de história, cultura e atrações turísticas.