“Romaria d’Agonia” – Prémio de Melhor Filme de Turismo Cultural

O filme “Romaria d’Agonia” de 2023, acaba de receber o Prémio de Melhor Filme de Turismo Cultural.

O 9º Festival Internacional de Cinema de Turismo decorreu na Turquia e contou com a exibição de mais de 200 filmes de 35 países.

O Presidente da UNESCO International Action Art foi o convidado de honra do festival. Já Can Saraçoğlu, Presidente do Comité Internacional de Festivais Mundiais de Cinema, afirmou que “o objetivo dos festivais não é apenas serem uma atividade de cinema, mas também um evento onde se apresenta o potencial cultural e turístico dos países”.

O realizador Flávio Cruz esteve em Izmir e trouxe este reconhecimento para Viana do Castelo.

Para a Vianafestas, promotora das festas da cidade, é mais do que um prémio: é a oportunidade de mostrar a Rainha das Romarias ao mundo, ampliando a notoriedade da Romaria d’Agonia.

O realizador Flávio Cruz

Recorda-se que Flávio Cruz é realizador de Cinema, licenciado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE, no Porto e atualmente é docente no Instituto Politécnico de Viana Castelo.

Flávio Cruz, foi, igualmente, o produtor e realizador do filme “Havemos de Ir a Viana” que já venceu 17 prémios a nível internacional. É, igualmente, autor do filme “Herança” e dos filmes promocionais de 2023 e 2024 da Romaria d’Agonia.