XIV Festa Ibérica em Vila Real

XIV Festa Ibérica – Festival Internacional de Tunas Universitárias de Trás-os-Montes e Alto Douro

Cartaz da XIV Festa IbéricaÉ já no próximo dia 21 de Maio, sábado, que vai acontecer a 14ª edição do Festa Ibérica – Festival Internacional de Tunas Universitárias de Trás-os-Montes e Alto Douro. Um evento que possui já lugar cativo no programa cultural da cidade de Vila Real! Consegues já adivinhar o tema deste ano? Não é assim tão difícil!

Já se sabe quais são as tunas a concurso no XIV Festa Ibérica. Se quiseres, podes conhecê-las melhor aqui:

– Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto

Vinda diretamente da cidade invicta, vem mostrar às gentes de Vila Real o quão bem se pratica a arte de tunantear no litoral norte do nosso país.

Decorria o ano de 1988, momento em que um pequeno grupo de estudantes da Universidade Lusíada do Porto constituiu inicialmente um Grupo de Fados. Partilhando um gosto especial pela música, pela boémia e pelas tradições académicas, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto é fundada a 22 de Março de 1991, estreando-se oficialmente na Universidade Lusíada de Lisboa nesse mesmo dia.

Foi em 1992 que a TAULP realizou o primeiro “Lusíada – Festival de Tunas”. Desde então, nas várias edições deste festival, já participaram tunas de todo o território nacional bem como tunas oriundas de Espanha, México, Peru e Porto Rico. Com 14 edições já realizadas, o “Lusíada – Festival de Tunas” já teve lugar em várias casas de espectáculo portuenses, nomeadamente o Cinema do Terço, o Coliseu do Porto, o Teatro Sá da Bandeira e a Casa da Música.”

– Tuna Universitária da Madeira

Os insulares são capazes de criar os mais belos momentos a quem os acompanha. Vindos do Arquipélago da Madeira, vão cantar e encantar todos com um pouquinho de ajuda da tradicional poncha da Madeira.

“A Tuna Masculina da Universidade da Madeira iniciou as suas actividades em Setembro de 1995, tendo-se formado, no entanto, em Abril de 1994 como tuna mista. A 13 de Março de 1998 é constituída a Associação denominada Tuna Universitária da Madeira (TUMa).

A TUMa tem como principais objectivos promover o espírito e a vida académica tanto no meio universitário como na vida sócio-cultural onde se insere, promover o intercâmbio com outras tunas universitárias nacionais e estrangeiras e levar o nome da sua Universidade e da sua Região aos vários cantos do país e do estrangeiro.” Saber mais

Real Extudantina dos Açores

Não é por acaso que esta tuna é a TERCEIRA! Oriunda do Arquipélago dos Açores, esta tuna promete encantar todas as donzelas de Vila Real com as mais belas serenatas algumas vez cantadas no arquipélago.

– Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu

Com capacidades lendárias na arte de tunantear, e sempre acompanhados de belas serenatas e cantigas, chega a vez de Viseu vir mostrar a Vila Real como se canta e encanta naquela bela cidade.

E, ainda, a participação especial de:

Vibratuna – Tuna Feminina da UTAD

Ricardo Silva (Guitarra Portuguesa)

Apresentação: Gaijus – Grupo de Animados e Irresistíveis Jograis Universitários Sequiosos

O “FESTA IBÉRICA” tem-se constituído, desde o ano de 2002, como um evento de realce da cultura Vila-realense e da Academia Transmontana. Nasceu da vontade de realizar um evento que pudesse mostrar à cidade de Vila Real o que de melhor se faz a nível tunante em Portugal e divulgar as tunas – nas suas diversas formas e manifestações – como manifestação indelével da cultura portuguesa.

Esta iniciativa vai realizar-se no Teatro de Vila Real. “As múltiplas valências do Teatro de Vila Real permitem-lhe apresentar ao público espectáculos de grande envergadura, qualidade e diversidade, assegurando para toda a região uma oferta cultural intensa e de reconhecido mérito.” Saber mais sobre o Teatro de Vila Real.