Museu Nacional da Música – atividades em junho 2019

 

Durante este mês de junho, mês dos três Santos Populares (Santo António, São João e São Pedro), o Museu Nacional da Música vai realizar diversas atividades, nomeadamente:

 

Quarta-feira, 12 de junho de 2019 // 19:00 h

Tomás Borba: o compositor revisitado

Lançamento do livro “Tomás Borba: o compositor revisitado” de Duarte Gonçalves Rosa com palestra de Duarte Gonçalves Rosa e Edward Luiz Ayres d’Abreu, seguida de momento musical com a colaboração de Rui Baeta, João Rodrigues e Duarte Pereira Martins.

“Tomás Borba: o compositor revisitado” é um livro dedicado ao legado do ilustre pedagogo Tomás Borba enquanto compositor. Professor de tantos músicos portugueses e mestre querido da Academia de Amadores de Música, a sua vasta obra permanece, em larga medida, por redescobrir. Ler mais…

Organização: MPMP / Museu Nacional da Música. A entrada é livre.

 

Segunda-feira, 17 de junho de 2019 // 18:30 h

Grupo de Cantares da ANAC

O Museu Nacional da Música prossegue o objetivo de dar a conhecer o trabalho de vários coros, com mais um concerto deste ciclo, no caso do Grupo de Cantares da Associação Nacional dos Aposentados da Caixa Geral de Depósitos, dirigido por José Manuel dos Santos Martins.

O Grupo de Cantares da aNAC tem participado em diversos concertos e festivais, dos quais se destacam em 2012 o de Pineda De Mar, Espanha e, em 2013, o festival da República Checa em Praga. Destaque ainda para a atuação em diversos eventos em Portugal. Ler mais…

O bilhete do museu dá acesso ao concerto.

 

Quarta-feira, 19 de junho de 2019 // 18:00 h

Lançamento do livro “Os Antunes…”

Lançamento do livro “Os Antunes: Mestres Portugueses de Fazer Cravos, Pianofortes e Pianos (Séculos XVIII e XIX)” da autoria de Ana Paula Tudela (edição Museu Nacional da Música / INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda), com momento musical de José Carlos Araújo no cravo Antunes de 1758, tesouro nacional da coleção do Museu Nacional da Música.

A publicação de “Os Antunes” é o resultado de um estudo da autoria da investigadora Ana Paula Tudela e um enorme contributo para a valorização do núcleo de instrumentos de tecla antiga do Museu Nacional da Música, que enriquecerá certamente a forma como olhamos para estas peças. Ler mais…

A entrada é livre.

 

Sexta-feira, 21 de junho de 2019 // 18:00 h

Dia Europeu da Música | St. Julian’s School

Recital de piano por alunos da St. Julian’s School integrado nas comemorações do Dia Europeu da Música. Ler mais…

O bilhete do Museu dá acesso ao concerto.

 

Quinta-feira, 27 de junho de 2019 // 19:00 h

Ricardo Martins | “Músicas do Acervo” 2019

Ricardo Martins, ao piano, apresenta obras de Luís de Freitas Branco, Debussy e Ravel, naquele que é o penúltimo recital da edição 2019 do ciclo “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos”.

Ricardo Martins iniciou os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa, na classe do professor Manuel Fernandes. No último ano desta etapa, obteve uma bolsa de estudo da Livraria Barata e foi finalista de uma bolsa de estudo da Yamaha Music Foundation of Europe. Entre 2004 e 2008, realizou os seus estudos superiores de piano na Escola Superior de Música de Lisboa com Jorge Moyano. Teve também a oportunidade de estudar música de câmara com Olga Prats, Paulo Pacheco, Nuno Inácio e Fernando Fontes. Posteriormente, frequentou o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição, sob a supervisão de Jorge Moyano e Miguel Henriques, com “Leitura à primeira vista ao piano” como tema de dissertação (disponível para consulta no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa). Ler mais…

 A entrada é livre.

Fonte: Newsletter do Museu Nacional da Música | Imagem

[themoneytizer id=”18933-16″]