1º Festival do Arroz Doce no Cesto

1º Festival do Arroz Doce no Cesto

No próximo dia 21 de maio, domingo, vai realizar-se, em Vila da Rua, 1º Festival do Arroz Doce no Cesto.

Esta iniciativa terá início às 12h00, e contará com um showcooking animado pelo Chef Luís Machado.

Também estarão presentes representantes da Confraria do Arroz Doce de Almalaguês.

Durante a realização do 1º Festival do Arroz Doce no Cesto, irá haver animação musical e animação para a crianças.

De acordo com a organização, o certame, que é também um concurso, procura reavivar a tradição de se confecionar este doce/sobremesa ancestral servido no cesto, como mandava a tradição, e ainda premiar o melhor arroz doce.

As inscrições para os interessados nesta competição decorrem de 3 a 17 de maio com um número máximo de 20 participantes, e podem ser feitas

Inscrição Online

posto-turismo@cm-moimenta.pt

– Loja Interativa de Turismo situada no Terreiro das Freiras, em Moimenta da Beira

O Município de Moimenta da Beira atribuirá um prémio aos vencedores.

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Junta de Freguesia de Vila da Rua.

Para quem estiver interessado, aqui ficam as Normas de participação.

Arroz – alimento básico que se adapta a pratos diversos

Vila Rua

“A povoação de Vila Rua é muito remota.

Por estas paragens pontilham inúmeros vestígios arqueológicos.

Foi inexoravelmente um corredor de povos; chegaram e implantaram a sua cultura, mas é a cultura romana e jesuíta que ganha maior expressividade, factos notáveis e visíveis nas frontarias de habitações e capelas.

A freguesia de Rua teve sempre uma estreita ligação com Caria, e aquando da Reforma Administrativa, estas duas localidades foram integradas no concelho de Sernancelhe e somente em 1896 passaram ambas a pertencer ao município de Moimenta da Beira.” Fonte

*****

Moimenta da Beira [Beira Alta]

“O Município de Moimenta da Beira, retalho Aquiliniano do Centro Norte de Portugal, é povoado por gentes afáveis e hospitaleiras que desbravaram as Terras do Demo e a moldaram com a sua identidade.

Calcorreando serranias e zonas ribeirinhas, o visitante encontra inspiração e vivências únicas recheadas de emoção nos recantos inóspitos habitados por uma diversidade de património natural.

Convidamos os “amantes” da natureza a desfrutarem da nossa paisagem.

Deambulando por entre o património arquitetónico secular que ornamenta praças emblemáticas, ruelas de carácter popular, montes ermos com referências religiosas, o visitante absorve a historicidade deste município, corredor de povos errantes, que marcaram, de forma indelével, o “modus vivendi” e a Cultura das nossas gentes.

Faça um passeio pelo Município, e conheça a nossa História.

No final do seu périplo pelas Terras de Moimenta, saboreie as iguarias gastronómicas, acompanhadas do Vinhos Terras do Demo.

À mesa com os enchidos e queijos artesanais, um prato de caça ou um prato da quinta, sinta o prazer de degustar a autenticidade da nossa gastronomia, regada com o vinho branco ou tinto Terras do Demo.

A finalizar este repasto, delicie-se com um suculento bolo de maçã ou de frutos secos, acompanhado do nosso leve e fino espumante.

Visite Moimenta da Beira e leve consigo os sabores autênticos da Gastronomia das Terras do Demo.” Fonte  (adaptado)

https://folclore.pt/arroz-doce/