Datas comemorativas em Novembro

Datas comemorativas em Novembro

Novembro deriva do latim November ou Novembris, que significa nono mês, lugar que ocupava no primitivo calendário romano, composto de 10 meses.

Depois, na reforma operada por Numa Pompílio, com o acrescento dos meses de Janeiro e Fevereiro, passou a ser o 11º mês, embora conservasse até hoje o nome inicial.

O imperador romano Cómodo, cerca do ano 185 da nossa era, tentou mudar-lhe o nome para Exaperatorius, mas tal tentativa não prevaleceu. Ler+

Neste mês, celebram-se as seguintes datas comemorativas:

Dia 1 – Dia de Todos os Santos

«No dia de Todos os Santos, a Igreja Católica celebra a santidade dos cristãos que se encontram no Céu, para mostrar a todos os fiéis a vocação universal de todos para a felicidade eterna, pois “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade.

Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013)». Ler+

Dia 2 – Dia de Finados ou de Fiéis Defuntos

“(…)Já a comemoração dos Fiéis Defuntos (ou Dia de Finados) não deve ser um dia de tristezas e lamúrias, mas sim uma ocasião para transformar as nossas saudades em forças de intercessão pelos fiéis defuntos, particularmente pelos que foram da nossa família ou nossos amigos.

Neste dia, a Igreja lembra o conselho de São Paulo para as primeiras comunidades cristãs:

Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança” (1 Tes 4, 13).” Ler+

Dia 6 – Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado

As Nações Unidas atribuem uma grande importância à protecção do ambiente no contexto da sua acção a favor da paz.

Proteger o ambiente pode ajudar os países a criar empregos, promover o desenvolvimento e evitar que se volte a cair num conflito armado.

Neste Dia Internacional, relembremos o nosso compromisso de prevenir a exploração do ambiente em tempo de guerra e de conflito e de fazer da protecção do ambiente um pilar da nossa acção em prol da paz. (Fonte:ONU)

Dia 10 – Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento 

A UNESCO promove junto dos seus 195 Estados membros o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento, no dia 10 de Novembro.

Nas mensagens dos seus diferentes Directores Gerais, tem reiterado que a sua visão da ciência é promotora do desenvolvimento económico, social e cultural das nações e dos povo. Isto na perspectiva da paz e de um desenvolvimento sustentável, apelando ao papel crucial dos cientistas, dos professores e educadores e dos jornalistas.

Estes últimos poderão contribuir para a chamada de atenção para os atributos positivos e as consequências benéficas da investigação e do conhecimento científico. Fonte

Dia 12 – Dia Mundial da Pneumonia

Dia 13 – Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

A celebração deste dia resulta da iniciativa de associações de doentes na Europa que prestam apoio a doentes com cancro do pâncreas, e seus familiares.

Dia 14 – Dia Nacional do Terapeuta da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional habilitado na avaliação e intervenção da comunicação humana.

Desempenha um papel preponderante na selecção do melhor e mais adequado sistema aumentativo e alternativo de comunicação para o indivíduo.

Implementa e promove o uso do sistema nos diversos contextos do utilizador e potencia a interação social, a participação e as aprendizagens.

Dia 14 – Dia Mundial de Luta contra os Diabetes

O Dia Mundial contra a Diabetes comemora-se a 14 de novembro.

Esta data foi escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921.  

Instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da Diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adotado pelas Nações Unidas no âmbito de um movimento a que foi dado o nome expressivo Unidos pela Diabetes, em 2006. Ler+

Dia 15 – Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Celebra-se nesta data, por ter sido a 15 de Novembro de 1997 que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República (Artigo 74, n.º 2, alínea h).

Foi também no dia 15 de Novembro de 1995 que foi criada a  Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e a defesa dos direitos das pessoas surdas.

Dia 16 – Dia Internacional para a Tolerância

O Dia Internacional da Tolerância foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1996, com a intenção de combater todo e qualquer tipo de intolerância.

Foi inspirado no ano de 1995, denominado pelas Nações Unidas como o Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

Dia 16 – Dia Nacional do Mar

O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro com o objetivo de mostrar a importância do mar para o desenvolvimento de Portugal.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar“, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Fonte

Dia 16 – Dia do Comerciante