Florestar Portugal 2018 | AMO Portugal

 

Está a decorrer até ao próximo dia 25 de Novembro uma iniciativa da “AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal”, intitulada “Florestar Portugal 2018” que visa, no âmbito da celebração do Dia da Floresta Autóctone – 23 de Novembro – promover a sua importância ambiental e económica da conservação das florestas nativas e a necessidade de as salvaguardar da destruição.

Dado que a nossa floresta tem vindo a sofrer grandes alterações pela ação do homem e dos incêndios que têm vindo a modificar as nossas paisagens, contribuindo para as alterações climáticas.

Os benefícios que as florestas proporcionam, não permanecem apenas no local onde as árvores se encontram. Ao afectarem de forma positiva os sistemas naturais globais, disponibilizam benefícios para toda a Humanidade.

A AMO Portugal pretende contribuir activamente e, nesse sentido, vamos aproximar a Floresta de todos os cidadãos, especialmente dos mais jovens!

Este ano, vamos meter “Mãos à Obra” para minimizarmos estes efeitos nefastos na nossa floresta. Vamos promover plantação de flora autóctone (Azinheira, Cerejeira-brava, Carvalho-português, Carvalho-negral, Carvalho-alvarinho, Medronheiro, Zambujeiro, Sobreiro, Amieiro, Freixo, Borrazeira-negra, Salgueiro-branco, Ulmeiro, Amieiro, Freixo e Choupo-negro), promover viveiros florestais escolares, recolha de sementes nativas, fazer manutenção de plantações de anos anteriores.

Contamos com todos, seja voluntário ambiental com a AMO Portugal!!! A Floresta depende de nós e nós dependemos dela.

Sugestões de atividades:

1. Fazer o levantamento das árvores autóctones locais e identifica-las
2. Plantar bosques de árvores autóctones
3.- Replantar árvores nos jardins das cidades
4. Fazer passeios pedestres para identificação das árvores
5. Para os mais velhos: fazer o mapa das árvores autóctones existentes no local

Para saber mais, para inscrição individual ou para participar como parceiro, visite o site da AMO Portugal.

AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal | Organização não governamental de ambiente | Instituição sem fins lucrativos

A AMO Portugal é herdeira da organização de base do Projecto Limpar Portugal e estará sempre intimamente ligada à metodologia de acção implementada pelo Projecto, que culminou no DIA L, 20 de Março de 2010.

 

Informações e links de interesse:

Um pequeno guia das árvores nativas de Portugal

Espécies a plantar/semear

Da semente se faz a árvore – Reprodução por semente de árvores e arbustos autóctones (parte I)

Da semente se faz a árvore – Reprodução por semente de árvores e arbustos autóctones (parte II)

Manual da Bolota

Texto elaborado com informações disponíveis em newsletter e no site da AMO Portugal | Imagem de destaque – parte do cartaz da iniciativa

 

[themoneytizer id=”18933-16″]