Feiras Medievais e Recriações históricas em 2018

 

AGOSTO / SETEMBRO de 2018

Dias 30 a 2 de Setembro – Festa da História: D. Sebastião e a Carta Régia de Esposende | Centro histórico de Esposende | 11h30-02h00
A Festa da História é um evento cultural e de recriação histórica que procura de uma forma muito própria contar “estórias” da história de Esposende.  No ano de 2018 será recordado o Rei D. Sebastião e as razões que levaram este monarca a atribuir, através de Carta Régia, o título de vila a Esposende no longínquo ano de 1572.
Animação, espetáculos, gastronomia, recriações históricas, mercados, espaços para os mais novos e muitas outras ações transportarnos-ão ao tempo dos nossos antepassados e à nossa origem.

Dias 31 a 2 de Setembro – Mercado Medieval de Freamunde | Largo 1º de mMaio – Freamunde | dia 31: das 14h00-24h00 / dia 01: 14h00-24h00 / dia 02: 14h00-23h00
O Mercado Medieval de Freamunde é um evento organizado pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, que tem como principal objetivo a promoção do comércio local, de negócios tradicionais, de artesãos, associações e instituições juvenis do concelho. É composta por muita animação popular, repastos medievais e muitos negócios de rua.
Durante os quatro dias de mercado medieval nunca faltam jogos tradicionais, bem como a curandeira medieval, as dançarinas e os jograis!

Dias 31 a 2 de Setembro – Mercado Medieval | Rua de S. Nicolau – Marco de Canaveses | dia 31: 20h00-02h00 / dia 01: 18h30-02h00 / dia 02: 18h00-23h00
O Mercado Medieval é uma recriação da época de D. Mafalda de Sabóia, esposa do rei Afonso Henriques, a primeira rainha de Portugal. O evento resgata um episódio da história local, recriando um mercado que se realizava no tempo da rainha e que assumiu, no seu tempo, uma grande relevância a nível regional e nacional: a Feira de Santa Luzia.
Realiza-se junto ao núcleo histórico de S. Nicolau, na margem esquerda do rio Tâmega e conta com a participação de várias associações e artesãos do concelho.

 

 

SETEMBRO de 2018

Dias 14 a 16 – Festa do Caldo de Quintandona | Lagares – Penafiel | dia 14: 19h00-02h00 / dia 15: 15h00-02h00; dia 16: 11h00-02h00
A aldeia de Quintandona é mais uma belíssima aldeia preservada do município, constituída por um conjunto de habitações em pedra lousa e xisto. Caminhar pelas ruas típicas de Quintandona é marcar o passo do tempo e ir, por exemplo, ao encontro de um miradouro natural ou de uma capela, imagem da aldeia preservada de Quintandona também ela histórica, que conta já com mais de 200 anos de existência. De gente afável e dinâmica, Quintandona tem, nos dias de hoje, pouco mais de 60 habitantes que, com dedicação, fazem deste lugar um polo de cultura e atratividade.
Na “Festa do Caldo”, além da gastronomia e dos jogos tradicionais, haverá atuações do grupo de teatro ComoDEantes, sedeado na aldeia. Este grupo assume-se especificamente na área da commedia dell’arte, género que pressupõe o uso da máscara e a criação de textos baseados nas vivências do povo. A não perder todos os anos em setembro.

Dias 6 a 9 – Os Hospitalários no Caminho de Santiago (recriação histórica) | Envolvente dos Mosteiro de Leça do Balio – Matosinhos | dia 06: 17h00-01h00 / dias 07e 08: 12h00-01h00 / dia 09: 12h00-22h00
Uma verdadeira viagem no tempo até à época medieval, com dança, música, falcoaria, torneios a cavalo, treino de armas, recriação do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles, entre outros, sempre com especial ênfase no rigor histórico e na aprendizagem informal dos usos, costumes, hábitos e tradições desta época e com uma tónica muito acentuada na divulgação e desenvolvimento dos Caminhos de Santiago.
Visando também a promoção do Mosteiro de Leça do Balio, Monumento Nacional e durante séculos local importante de apoio e assistência aos que rumavam para Compostela, este acontecimento valoriza fundamentalmente as recriações de episódios históricos relacionados com este mosteiro da Ordem do Hospital e com as peregrinações.

Dias 7 a 9 – VINDOURO – Festa Pombalina | Anfiteatro de S. João da Pesqueira | 10h00 – 24h00
A VinDouro convida o visitante a mergulhar na história do Douro e no requinte da época pombalina. Uma iniciativa turística e vitivinícola, divertida e lúdica que, ao longo de três dias, leva a São João da Pesqueira inúmeras atividades que o vão ajudar a conhecer e descobrir o vinho e a região do Douro. Provas de vinhos, wine tours, conversas sobre vinhos, mercado, cortejo e jantares pombalinos, leilões de vinhos, exposições e música ao vivo fazem parte de mais uma edição da VinDouro.

Dia 9 – Mercado Tradicional | Rua do Loreto – Sabrosa | 15h00 – 20h00
Feira de caráter tradicional, onde a recriação artística será um dos motes da animação. Mostra cultural e de promoção dos usos e costumes do concelho de Sabrosa.

Dias 19 a 23 – Braga Barroca | Ruas do Centro Histórico, Largo do Paço, Praça do Município, Palácio do Raio, Museu dos Biscainhos, Bom Jesus e várias Igrejas – Braga
Braga foi o epicentro do barroco em Portugal, tendo como protagonistas os Arcebispos D. José de Bragança (irmão de D. João V) e D. Rodrigo de Moura Teles, e os artistas André Soares, Marceliano de Araújo e Frei José Vilaça.
Com um vasto e diversificado programa, a “Braga Barroca” proporciona a (re)descoberta deste importante legado de Braga. Do Palácio dos Biscainhos ao Arco da Porta Nova, das igrejas e praças às ruas e jardins do centro histórico, trata-se de um convite à história, à memória e ao património bracarense.

Dias 22 e 23 – Feira Tradicional Maria da Fonte | Praça Eng. Armando Rodrigues – Póvoa de Lanhoso | 9h00 – 00h00
Nos dias 22 e 23 de setembro, o município da Póvoa de Lanhoso realiza a III edição da Feira Tradicional Maria da Fonte, com o intuito de exaltar o nome da mulher que tanto nos orgulha e dignifica a nível nacional, promover a etnografia local, fomentar a comunicação intergeracional e potenciar o turismo e comércio local. Durante dois dias, o centro da vila será palco de peças de teatro, exposições, folclore, música popular, jogos tradicionais e também haverá lugar para as vindimas, desfolhadas, matança do porco e o ciclo do linho.
Não vão faltar as típicas tabernas para saborear a gastronomia e as iguarias típicas da região. Para tal, serão vários os figurantes que, a rigor, irão representar algumas profissões da época como: o pedreiro, padeiro, alfaiate, sapateiro, lavadeira, feirante, entre outros.

 

OUTUBRO de 2018

Dias 13 e 14 – Feira Medieval | Mosteiro de Santa Clara, Largo D. Afonso Sanches – Vila do Conde
No ano em que se celebram 700 anos da fundação do Mosteiro de Santa Clara, Vila do Conde irá reviver a época medieval, com a realização de um mercado da época, no qual, para além de vários artesãos alusivos ao período em questão, com os seus produtos e ofícios, destacandose, naturalmente, a doçaria conventual, também um conjunto de ações de animação irão contribuir para o recuo no tempo e história, visitando-se a fundação de tão importante casa monacal.

Dia 14 – Feira do Séc. XIX | Parque das Tílias – Sobrado – Castelo de Paiva | 9h00 – 20h00
Evento cultural de referência, que traduz um atraente quadro pitoresco da vivência rural dos nossos antepassados. É um evento a nível concelhio que envolve as diversas associações locais, procurando recriar uma época através da representação dos ofícios que faziam parte do quotidiano das pessoas dessa altura recorrendo aos trajes para retratar artesãos, comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos. Toda a envolvência transporta os espetadores às origens, recriando uma verdadeira feira do séc. XIX.

 

DEZEMBRO de 2018

6 a 8 de de Dezembro – Mercadinho da Duquesa | Guimarães | 10h00-18h00
A Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães promovem, no período do Natal e da Páscoa, o «Mercadinho da Duquesa». Aos visitantes propõe-se uma viagem ao passado, imaginando-se numa feira realizada no tempo em que Dona Constança de Noronha vivia no Paço dos Duques. No pátio são dispostas bancas com venda de produtos de qualidade e com atividades que alegram o dia de jovens e menos jovens.

Dia 8 de Dezembro – Mercado Medieval | Mesão Frio | 09h00-18h00
O Mercado Medieval de Mesão Frio é parte integrante no cartaz de eventos da Feira Anual de Santo André.
Este evento traduz-se na recriação histórica do período medieval, proporcionando a quem o visita uma viagem no tempo, onde poderá desfrutar das artes e ofícios das populações na Idade Média.

Dias 17 a 21 de Janeiro de 2019 – Presépio de Priscos | Junto à igreja de Priscos – Braga |
Neste período, ao fim de semana e nos feriados, cerca de 800 participantes dão vida a este presépio num espaço com mais de 90 cenários, aludindo às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica.
Os visitantes podem usufruir de uma vasta oferta gastronómica nas casas das “aldeias dos judeus e dos romanos”, como o “pão de César”, o hidromel, água-pé, café no pote, pão romano e o pudim Abade de Priscos. O núcleo central do presépio é a gruta com as figuras bíblicas de Maria, José, Jesus, a vaca e o burro.
Existem, ainda, quatro espetáculos: “O Casamento Judaico” | “O Cortejo da Luz” | “O Julgamento” | “O Funeral”.

Fontes: informações recolhidas em vários espaços (em contínua atualização)