Feriados municipais que se celebram em Março

 

Actualmente, Portugal é constituído por 308 concelhos, alguns mais antigos do que o próprio país. Cada sede de concelho ou município, seja vila ou cidade, celebra, anualmente, uma festa, normalmente relacionada com uma data ou facto da respectiva história, ou, então, de índole religiosa [quando se trata da celebração da memória litúrgica ou outra data relacionada com o(a) respetivo(a) santo(a) padroeiro(a)]: é o Feriado Municipal.

Durante o mês de Março, celebram-se os feriados municipais dos seguintes concelhos de Portugal:

Dia 1 – Tomar (Santarém)

O Feriado Municipal de Tomar celebra-se no dia 1 de Março, data de fundação da cidade, por D. Gualdim Pais, Grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal e cavaleiro de D. Afonso Henriques. A construção do Castelo de Tomar iniciou-se em 1 de Março de 1160, conforme inscrição epigráfica existente nos muros.

Os naturais ou residentes em Tomar chamam-se Nabantinos, derivado do antigo nome de Tomar, Nabância.

Dia 2 – Vila Nova de Paiva (Viseu)

O Feriado Municipal de Tomar celebra-se no dia 2 de Março, aniversário da data (1883) em que o Governo substitui o topónimo de Barrelas pelo de Vila Nova de Paiva, em resposta ao pedido efetuado pela Câmara Municipal, em 28 de Junho de 1881, para que em Barrelas se estabelecesse a sede do concelho de Fráguas (extinto em 14 de Setembro de 1895 e restaurado com os atuais limites e designação em 15 de Janeiro de 1898).

Os naturais ou residentes em Vila Nova de Paiva designam-se por Paivenses.

Dia 4 – Manteigas (Guarda)

O Feriado Municipal de Manteigas celebra-se no dia 4 de Março, conforme deliberação em sessão da Câmara Municipal no dia 17 de Novembro de 1977 e ratificação pela Assembleia Municipal em 30 de Novembro do mesmo ano, e está associado à atribuição do Foral por D. Manuel I em 4 de Março de 1514. Neste foral D. Manuel I confirma os privilégios e tributos concedidos a esta Vila por D. Sancho I em 1188.

Os naturais ou residentes em Manteigas designam-se por Manteiguenses.

Dia 5 – Ferreira do Alentejo (Beja)

O Feriado Municipal de Ferreira do Alentejo celebra-se no dia 5 de Março porque foi no dia 5 de março do ano de 1516 que D. Manuel I atribuiu à Vila a nova Carta de Foral.

Os naturais ou residentes em Ferreira do Alentejo chamam-se Ferreirenses.

Dia 8 – Montemor-o-Novo (Évora)

O Feriado Municipal de Montemor-o-Novo celebra-se no dia 8 de Março por ser o dia dedicado a S. João de Deus, padroeiro da localidade.

Os naturais ou residentes em Montemor-o-Novo chamam-se Montemorenses.

Dia 19 – Póvoa do Lanhoso (Braga)

O Feriado Municipal de Póvoa do Lanhoso celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José (Dia do Pai).

Os naturais ou residentes em Póvoa do Lanhoso chamam-se Lanhosenses.

Dia 19 – Torre de Moncorvo (Bragança)

O Feriado Municipal de Torre de Moncorvo celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José. Para saber a razão, sugerimos a leitura deste artigo.

Os naturais ou residentes em Torre de Moncorvo designam-se por Moncorvenses.

Os Moncorvenses têm por alcunha: Paliteiros. Da alcunha de “Paliteiros de Moncorvo” diz-se que era o nome que lhes chamavam os Foz-Coenses por, justificavam, andarem sempre de palito na boca (1). Esta alcunha terá, talvez, surgido em resposta ao Moncorvenses por estes lhes chamarem “Judeus”, alcunha pela qual os Foz-coenses são conhecidos mas cuja origem desconheço.

Deve também aqui salientar-se a grande rivalidade entre as populações de Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa.

(1) Talvez para transmitirem a ideia de que tinham comido carne, logo que eram “ricos” (?!)

A informação aqui disponível sobre a alcunha “Paliteiros” de Torre de Moncorvo foi-nos enviada pelo Sr. Ricardo Periquito, a quem muito agradecemos, e que nos escreveu o seguinte: “A informação de que disponho sobre a origem das alcunhas é apenas informação adquirida pela via oral. Desconheço qualquer fonte que fale sobre o assunto.”

Dia 19 – Santarém (Santarém)

O Feriado Municipal de Santarém celebra-se no dia 19 de Março, Dia de S. José, patrono da cidade.

Os naturais ou residentes em Santarém chamam-se escalabitanos ou scalabitanos (Santarém tinha o nome de Scalabis e Scalabicastrum no tempo dos romanos), a par de santarenos.

Se quer conhecer a lenda sobre a fundação e o primitivo nome de Santarém, clique aqui.

Dia 19 – Vizela (Braga)

O Feriado Municipal de Vizela celebra-se no dia 19 de Março, data da restauração do concelho em 1998. Este concelho já tinha existido entre 24 de Maio de 1361 e 3 de Fevereiro de 1408 (data em que foi extinto), tendo a designação de Riba Vizela.

Os naturais ou residentes em Vizela designam-se por Vizelenses.