É gripe ou é constipação? Conheça as diferenças.

Gripe ou Constipação?

A gripe e a constipação podem ser confundidas, mas o vírus responsável por cada uma é diferente. Esse facto determina as formas de prevenção e tratamento.

Saiba como distingui-las.

Gripe

O que é? – Doença respiratório contagiosa aguda provocada pelo vírus Influenza (A, B ou C). Apenas os vírus A e B causam doenças com um impacto significativo à nossa saúde.

Como se transmite? – Através das partículas expelidas na tosse e espirros da pessoa infetada ou via contacto direto com objetos contaminados com as secreções de alguém infetado.

Quais são os sintomas? – Mal-estar generalizado; dores musculares intensas; olhos inflamados; febre alta súbita; congestão nasal; dor de cabeça forte.

O que pode provocar? – Pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.

Qual o tratamento? – Repouso; ingestão de líquidos; evitar exposições ao frio e a ambientes com fumo.

E qual a medida preventiva mais eficaz? A vacinação!

Esta é fortemente recomendada aos vários grupos de risco: pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos ou com sistema imunitário debilitado, grávidas e profissionais de saúde.

É necessária uma consulta médica em caso de persistência dos sintomas.

Não se esqueça de reforçar o seu sistema imunitário com Vitamina C.

Sabia que… a gripe mata 10 vezes mais do que os acidentes de viação? Todos os anos, a nível mundial, o vírus atinge, em média, 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças.

Constipação

O que é? – Infeção das vias respiratórias provocada por cerca de 200 famílias de vírus, sendo o mais predominante o rinovírus.

Como se transmite? – Através da tosse, espirros ou mesmo demasiada proximidade da pessoa infetada. Através de contacto direto com gotículas das vias respiratórias – através das mãos, por exemplo.

Quais os sintomas? – Congestão e corrimento nasal intenso (com comichão e/ou vermelhidão no nariz); dor de cabeça; diminuição do olfato e/ou do paladar; irritação da garganta; espirros; dores ligeiras no corpo.

Qual o tratamento? – Repouso; ingestão de líquidos; evitar a exposição ao frio e a ambientes com fumo.

Sabia que… a gripe nada tem a ver com uma constipação mal curada? A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto que a constipação tem origem no rinovírus.

Não se automedique!

Os antibióticos estão indicados para as infeções provocadas por bactérias, não para aquelas causadas por um vírus, como a constipação e a gripe.

Fonte: Folheto de divulgação | Imagem de Alexandr Litovchenko