
O que semear na horta em Novembro
O que semear na horta em Novembro
Não sabe o que semear na horta em Novembro? Nós damos-lhe algumas sugestões e argumentos para o que deve semear!
Alface
«A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
A tal da folha verde-clara tem um gosto mais suave, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado, por acharem que ela não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas de um verde mais escuro.
Afinal, normalmente, quanto mais viva a cor de um vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos ele tem. No entanto, a alface tem sim muitos nutrientes.» Saber+
Beterraba
«Muito cultivada na Europa, a beterraba, para além de matéria-prima para a produção de açúcar e biocombustível, é um alimento com propriedades benéficas comprovadas. A sua fibra alimentar retarda a absorção dos hidratos de carbono do sangue, aumentando os níveis de energia no organismo.
A beterraba é um dos alimentos mais consumidos para combater a anemia.
É muito utilizado em oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, aumentando a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.» Saber+
Cebola
«Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas – taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae.
Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias.
Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária. Saber+
Chicória
«A chicória, de nome científico cichorium intybus, é uma planta nativa da região mediterrânea e posteriormente naturalizada em diferentes regiões da América do Norte, Europa e Austrália.
Trata-se de uma planta medicinal amarga que é utilizada como substituta do café, sendo um estimulante do apetite, tônico e laxante suave. Os seus componentes principais são a inulina, glucosídeos, vitaminas e minerais.
Rica em vitaminas A, B, C e, além de ser fonte de nutrientes que promovem o funcionamento adequado do intestino, a chicória é uma verdura que proporciona diversos benefícios à nossa saúde e deve estar presente em uma dieta saudável.
Devido à sua poderosa ação na regulação do intestino, esta verdura pode auxiliar na prevenção de cânceres, pois reduz os níveis de toxinas nos órgãos. Saber+
Tomate
«O tomate é um fruto muito utilizado nos nossos pratos, e que tem muitos benefícios para a nossa saúde. Ricos em licopeno, os tomates são um excelente antioxidante. Há estudos que comprovam que o licopeno é uma substância anticancerígena, pois ajuda a neutralizar os radicais livre, a a recuperar energia entre treinos
Por ser rico em vitamina C, A e licopeno, o tomate é um antioxidante de excelência, ajudando a reduzir a incidência de doenças cardíacas e de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração muscular.
O consumo de tomate está, também, associado à regulação do colesterol LDL: a sua composição melhora a saúde cardiovascular, levando mais oxigénio à corrente sanguínea, estabilizando assim os níveis de colesterol. Saber+
Couve-galega
A Couve-galega é uma couve tradicional portuguesa de extraordinária beleza e versatilidade.
A origem da Couve-galega é muito antiga e o estatuto de “Rainha das Couves” em Portugal não se deve ao acaso. Esta imponente couve, vigorosa e muito produtiva, é uma das couves que mais se aproxima da couve espontânea e selvagem.
Trata-se de uma variedade que possui importantíssimas propriedades medicinais e nutricionais, e uma notável aliada na prevenção de doenças.
Na gastronomia, esta maravilhosa couve é a responsável por nos proporcionar aquele delicioso caldo verde de que tanto gostamos.
Nabiças de grelo
A Nabiça é uma planta herbácea, bienal cultivada como anual, com sistema radicular aprumado, carnudo, que pode assumir diversas formas consoante as cultivares, podendo a raiz, ter coloração uniforme ou bicolor, sendo o branco e o roxo as cores mais vulgares.
As folhas de Nabiça são de cor verde médio a escuro, rugosas, ásperas, pubescentes e dispostas em roseta durante a fase vegetativa do ciclo. As flores são amarelas, agrupadas numa haste floral. A espécie possui polinização alogâmica.
O fruto da Nabiça é uma síliqua. O ciclo cultural tem a duração de cerca de 40 a 60 dias na Primavera e Verão e 90 a 100 dias no Inverno. Saber+
Nabo redondo
«O nabo é um vegetal com um teor energético muito baixo, que supõe aproximadamente 27 kcal/100g. Contém uma grande quantidade de água, chegando até ao 92%, fazendo que seu teor em carboidratos, lípidos e proteínas não será muito significativo.
Fornece somente um 0,1% de gordura e um 0,9% de proteínas, enquanto que os carboidratos chegam ao 4%.
De seu teor em mineral destacaremos o potássio por ser encontrado em maior proporção, seguidamente pelo magnésio, cálcio, ferro, sódio e fósforo. E em menor proporção, embora não seja o menos importante, encontraremos quantidades apreciáveis de zinco.
Quanto ao fornecimento de vitaminas, encontraremos quantidades significativas de todas, exceto de vitamina B12 e de vitamina A e E. Destacaremos a vitamina C por ser encontrada em maior proporção, seguidamente em ordem decrescente dos folatos, vitamina B6, niacina, vitamina B1 e B2. Saber+
Rabanetes
«O rabanete é uma hortaliça anual de raiz, cultivada desde a Antiguidade e consumida no mundo todo por seu sabor adocicado, refrescante e picante. Ele pertence à família Brassicaceae, a mesma da couve, do nabo, da mostarda e do agrião.
Com poucas calorias, os rabanetes são fontes de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras.
Graças às suas propriedades, têm ação no combate ao cancro de próstata, cancro de mama, do cólon e cancros do ovário.
Por serem ricos em vitamina C, atuam no combate aos radicais livres, inflamações e ainda aumentam a imunidade. Ajuda ainda na digestão dos amidos graças à enzima diatase.
Ervilhas
Pisum sativum popularmente chamada de ervilha é uma planta da qual existem mais de duzentas variedades, e de suas vagens são extraídos diversos tipos de grãos.
As ervilhas são ricas em sais minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o fósforo, o enxofre e o ferro, e ainda possuem vitaminas K, E, A, B e C.
Possuem ação como anti-inflamatório, antioxidante, entre outras que contribuem para o combate às doenças do coração, radicais livres e envelhecimento precoce, anemia, osteoporose, atuando ainda no fortalecimento dos ossos e da visão e atuando como um cicatrizante.
Ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e de açúcar no sangue, além de serem ricas em fibras: além de regularem o funcionamento intestinal, ajudam no emagrecimento por promover a saciedade.
Favas
Fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba.
Ao contrário do feijão, a fava tem como característica encontrar-se a sua radícula numa das pontas espalmadas e não ao centro.
A fava é uma leguminosa tendo, no geral, uma composição nutricional muito semelhante a outros alimentos deste grupo.
Além do elevado teor em proteína de origem vegetal, a fava é rica em amido, um tipo de hidrato de carbono complexo, que proporciona ao organismo níveis de energia estáveis por um período de tempo considerável.
É também rica em ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, zinco e fósforo.
Salsa
A salsa (Petroselinum sativum)é uma planta herbácea, formando uma roseta de folhas muito divididas, e o seu sabor é suave tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas.
A salsa é bastante resistente a flutuações da temperatura.
O seu sabor é suave tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas, é universalmente utilizada como tempero de imensos pratos.
É usada em sopas, molhos, pratos de carne, de peixe, de marisco, omeletas e massas.
A salsa é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedras nos rins, reumatismo e cólicas menstruais.
A clorofila encontrada nesta planta é também um bom remédio para evitar o mau hálito (halitose).
A salsa contém mais vitamina C que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g). Isto é três vezes mais do que uma laranja.
Alguns dos textos foram elaborados com base em informações retiradas de diversos site e adaptados.