“Reflexos e reflexões” de Ana Sofia Vieira Ribeiro

«Reflexos e reflexões é a voz interior de uma mulher que, como tantas outras, consegue multiplicar as horas do seu dia.

A vontade de se inserir nos parâmetros de beleza socialmente estipulados acabam por trazer ao de cima um ligeiro complexo de inferioridade que não lhe permite sentir-se sempre bem com o seu corpo.

Contudo, a sua mente reflexiva, não perde uma oportunidade para escrutinar o seu reflexo nos objetos menos prováveis e retirar dessa introspeção algo valioso e que a fará crescer mais e mais como mulher.

Esta obra apresenta-nos o reflexo de uma mulher que pode dizer-se igual à maioria, com inseguranças, falta de autoestima, mas uma força interior e uma garra que a levam a ultrapassar os limites e a desdobrar-se por todos aqueles que ama.

Não pretendendo assumir-se como obra feminista, é reforçada a ideia de que “A força de uma mulher não é uma força qualquer!“»

O livro pode ser adquirido aqui.

A autora

Ana Sofia Vieira Ribeiro

nasceu a 20 de maio do ano de 1979, em S. Mamede de Ribatua. Esta aldeia, de uma riqueza cultural inabalável, onde ainda faz questão de regressar ao final de cada dia, moldou o seu caráter e fomentou, desde tenra idade, o seu gosto pelas coisas simples e, ao mesmo tempo, capazes de engrandecer a alma e o coração.

Licenciada em Português e Inglês, leciona no 2º Ciclo de escolaridade, fazendo questão de transmitir aos seus alunos o gosto pela leitura e pela escrita. De um modo informal, e como Coordenadora de Português do Colégio Moderno de S. José, onde leciona há 14 anos, promoveu ações de formação entre pares, nas quais desenvolveu técnicas e métodos de ensino da escrita narrativa, resultantes das suas práticas letivas pessoais.

Publicou, em 2017, o seu primeiro livro “Dramatizar sem drama”, inspirado no trabalho realizado com os alunos.

Como Presidente do Grupo Dramático Ribatuense e atriz amadora, escreve peças para serem representadas por este grupo de teatro, que procuram fomentar um olhar pormenorizado sobre os gestos e os comportamentos humanos.

Apaixonada pela escrita, na sua obra “Reflexos e reflexões”, procura equilibrar os dois géneros literários, prosa e poesia, de modo a promover uma leitura leve e, ao mesmo tempo, introspetiva.

Na página seguinte pode ser alguns excertos da obra.