Signo Balança | Astrologia – os destinos do mês
Signo Balança
Governado pelo planeta Vénus na sua característica diurna tem Saturno em Exaltação, Sol em Queda e Marte em Exílio.
Dependente dos anos, o signo principia a 23 de Setembro e termina em 22/23 de Outubro.
O primeiro decanato, vai de 23 de Setembro a 2 de Outubro, governado pela Lua, segundo os antigos, e por Vénus conforme as novas teorias.
O segundo decanato vai de 3 a 12 de Outubro tendo Saturno como governante, pelos antigos, ou Saturno e Úrano pelos modernos.
O terceiro decanato compreende ao período de 13 a 22 de Outubro com Júpiter a governá-lo, de acordo com os antigos, ou Mercúrio, segundo os modernos.
A legenda que corresponde a este signo é: Vivam mas deixem viver.
Balança é o princípio do Equilíbrio e da Harmonia. O signo é representado por uma balança em homenagem a Ástrea, segundo uns, ou a Témis segundo outros autores, por serem as deusas que representavam a Justiça.
Tanto que a balança e a espada seguras por uma mulher de olhos vendados representam a Justiça. O seu significado é: as ações dos homens depois de pesadas, devem receber a sanção, isto quanto à balança e à espada.
Os olhos vendados são para o cumprimento da sentença sem olhar a quem executa.
O signo de Balança e a mitologia
Segundo a Mitologia, Ástrea (a Justiça humana) era filha de Témis (a Justiça divina) e de Júpiter, sendo da sua jurisdição as leis civis e criminais, julgar conforme estas dispõem ·e aplicar as penalidades correspondentes.
Témis era filha de Úrano e de Titeia, e irmã de Saturno, e, segundo a maioria dos autores, é ela que pertence à Balança.
Em parte, o signo da Balança é, também, consagrado a Neméris – a deusa de geração espontânea que julgava as almas somente com a espada -, representando a Justiça pessoal e a Vingança.
O seu único atributo é a espada. Não usa balança porque desdenha medir a culpa, nem venda os olhos que é para saber a quem aplica a sua vingança e ficar satisfeita vendo a dor que causa.
Esta terrível deusa também tem consagração em parte do signo de Escorpião.
Os Hebreus e os Caldeus tinham grande respeito pelo signo da Balança que foi atribuído à tribo de Asher.
Confirmando o equilíbrio que a Balança simboliza a moderna astrologia diz que o Sol entrando neste signo no Equinócio do Outono, quando o dia é igual à noite, representa o equilíbrio e, de certa forma, a Justiça.
Desta maneira, pode dizer-se que os nascidos neste signo têm o princípio da Justiça e o sentido do equilíbrio, não esquecendo que a Balança representa, além do equilíbrio o desequilíbrio.
Alguns nomes conhecidos nascidos em Balança
Alfred Bernhard Nobel
(químico e inventor sueco),
Mohandas Karamchand Gandhi (advogado, nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiano),
Ferdinand Jean Marie Foch (General e académico francês, Marechal da França, da Grã-Bretanha e da Polónia),
Dwight David “Ike” Eisenhower (34º Presidente dos Estados Unidos de 1953 até 1961),
Juan Domingo Perón (militar, político e presidente da Argentina),
Georges Benjamin Clemenceau (estadista, jornalista e médico francês),
George Sand (pseudónimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant, aclamada romancista e memorialista francesa, considerada a maior escritora francesa),
Óscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde (ou simplesmente Óscar Wilde, influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês),
Heinrich Luitpold Himmler (Reichsführer das Schutzstaffel, e um dos principais líderes do Partido Nazi da Alemanha Nazi),
Franz Liszt (compositor, pianista, maestro e professor e terciário franciscano húngaro do século XIX),
Rita Hayworth (atriz e dançarina norte-americana), etc.
Correspondência do signo
Cores: Azul-claro e Rosa.
Pedras: Diamante, opala, esmeralda, lápis lazúli.
Metal: Cobre.
Perfume: Rosa, jasmim, sândalo.
Dias favoráveis: Sexta-feira e sábado.
Dias menos favoráveis: Domingos e terças-feiras.
Animal: Aves canoras.
Elemento: Ar.
Carácter, qualidades e defeitos
Os indivíduos do signo de Balança são voluntariosos, perspicazes, simpáticos, de humor estável e amantes dos prazeres.
Os maus aspetos dos diferentes planetas, a este signo, dão preguiça, espírito caprichoso, sensual e propenso para prazeres cruéis.
Destino
A sorte aparece normalmente sem grandes esforços para a conseguir, podendo mesmo obter-se por intermédio de amizades e influências.
Todavia os indivíduos de Balança gostam de se ocupar de futilidades, raramente sabendo escolher as ocasiões propícias, apercebendo-se mais tarde de certos erros cometidos por essa razão.
Aptidões e profissão
Todas as profissões que ponham em contacto com indústria ou comércio de luxo, indústria de jogo, teatro, cinema, música, alta costura, moda, perfumaria, livraria de arte, e também cabeleireiros, dançarinos, escritores, estadistas, etc.
Os decanatos
O primeiro decanato (23 de Setembro a 2 de Outubro)
Tendência ao sonho e à imaginação. Natureza amável, mas versátil. Influenciável.
Idades mais importantes: 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64 e 72 anos.
Segundo decanato (3 a 12 de Outubro)
Espírito calmo prudente. Existência sem grandes alternativas. Natureza amante da Justiça.
Idades mais importantes: 8, 16, 24, 32, 40, 42, 48, 56, 64 e 72 anos. ·
Terceiro decanato (13 a 22 de Outubro)
Aptidões literárias, sensualidade, amor do fausto ou do cerimonial. Por vezes dá indivíduos glutões. Natureza intelectual sob todas as formas de expressão mental.
Idades mais importantes: 8, 10, 16, 20, 24, 30, 32, 40, 48, 50, 56, 60, 64, 70 e 74 anos.
Homens do signo de Balança
Formalmente de boa aparência, possui boas maneiras e fino trato social. Se bem que de carácter pacífico é dissimulado. Por vezes colérico, mas pouco violento, é dominado por uma certa indiferença que o faz rir de tudo e de todos embora o faça veladamente.
Grande amoroso sente-se admirado por todas as mulheres, mas como é bastante egoísta não é muito feliz nas suas paixões. A sentimentalidade é grande, mas foge das tristezas com verdadeiro horror. Em certos períodos da vida sente-se fatalista. Casando cedo costuma ser um bom marido.
Mulheres do signo de Balança
As mulheres de Balança sobretudo se recebem boa influência de Vénus o planeta governamental deste signo, são amáveis, de temperamento alegre e agradável. Detestam tudo o que é grosseiro possuindo um sentido de justiça muito desenvolvido.
Gostam do amor completo, tendo, por isso, dificuldades em determinadas ligações sentimentais ou no casamento. Possuidoras de dons artísticos e naturalmente sensuais as mulheres de Balança triunfam não só por estes predicados como também pela sua forma física normalmente bem. equilibrada merecendo o reparo do sexo oposto.
Crianças do signo Balança
Inteligentes, as crianças de Balança aprendem com facilidade, mas como têm tendência à preguiça é necessário uma certa luta para as fazer trabalhar. Será difícil emendar esta tendência se não houver, da parte dos educadores, uma boa persistência sem necessidade de usar de grande autoridade, mas sim tenacidade, bondade e justiça. Se isto se conseguir, a criança corresponderá.
Prof. Carlos Radini, in revista “Almanaque” – Outubro de 1960 | Imagem

