Apostolado da Oração comemorou 175 anos
175 anos do Apostolado da Oração
No próximo fim-de-semana, 19 e 20 de outubro, vão encerrar as comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração, que tiveram início há, sensivelmente, um ano, e como ponto alto uma audiência geral de membros do Apostolado da Oração de todo o mundo com o Papa Francisco, em junho, em Roma.
Assim, o Colóquio sobre o Coração de Jesus realiza-se no sábado, dia 19 de outubro, no Centro Pastoral de Paulo VI. Os trabalhos começam às 10h30 e terminam às 23h00, com uma Vigília de Adoração, na Basílica do Rosário.
O programa contempla intervenções de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal; P. José Frazão, sj, Provincial dos Jesuítas em Portugal; P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; P. Manuel Morujão, sj, Superior da Comunidade da Faculdade de Filosofia e Apostolado da Oração; e do professor Sérgio Filipe Ribeiro Pinto, da Universidade Católica Portuguesa.
No dia seguinte, 20 de outubro, decorre a peregrinação nacional do Apostolado da Oração ao Santuário de Fátima. As celebrações, que incluem o encerramento do Ano Missionário, começam às 10h00, com a recitação do Terço Missionário na Capelinha das Aparições. Às 11h00, é celebrada a Eucaristia, na esplanada do Santuário.
No final, os bispos portugueses consagram as dioceses de todo o país ao Coração de Jesus. Este é um momento histórico que acontece junto do monumento ao Coração de Jesus, próximo da Capelinha das Aparições, e em que se espera a participação de milhares de pessoas associadas ao Apostolado da Oração.
Os Centros do Apostolado da Oração
Na sua longa e rica tradição de 175 anos, os Centros do Apostolado da Oração são um movimento laical com estrutura diocesana própria. São responsáveis por difundir e rezar pelas intenções do Papa na comunidade onde se inserem. Motivam as comunidades para a importância e celebração do culto eucarístico, da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus e do serviço à comunidade.