
Feiras Medievais e recriações históricas em Portugal em 2025
Abril de 2023
= Dias 6 a 9 de abril – XII Feira Medieval “Infante Dom Pedro” – Forte de Santa Catarina – Figueira da Foz
Torneio de armas, espetáculos de fogo, acampamento castrense, música, falcoaria.
= Dias 15 e 16 de abril – Feira e Ceia Medieval de Castelo Mendo
Para cumprir o Foral concedido por D. Sancho II, em 1229.
Deixe-se seduzir pelos aromas, sons e surpresas do passado que vão acontecer no palco da “vila”. Deixe-se encantar com as diabruras dos jograis, os galanteios dos espadachins.
Divirta-se com as rábulas dos bobos e com os amores e desamores das damas e dos nobres. Deixe-se enfeitiçar pelas bruxas malévolas do caldeirão de ferro, e delicie-se com os manjares e as bebidas nas tabernas do mercado.
Para os mais pequenos, o plano contempla animadas atividades onde reinará a imaginação, de mãos dadas com a história, numa vila transformada em agitada urbe medieval.
Promovida pelo Município de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Mesquitela e Monteperobolso.
= 21 a 23 de abril de 2023 – Feira Medieval de Moncorvo
O tema desta edição vai ser as “Contendas em Terras de Mem Corvo no tempo D’ El Rei D. Dinis”, a partir do qual se irá recordar e recriar, no reinado de D. Dinis, as várias disputas entre o concelho de Torre de Moncorvo e os concelhos vizinhos, por razões dos limites entre Torre de Mem Corvo, Moz e Vilarinho da Castanheira e pela posse da Barca do Douro, com Vila Nova de Foz Côa.
Março de 2023
= Dia 11 – Recriação histórica das Invasões Francesas – Redinha – Pombal
= Dia 12 – Cortejo Histórico – Póvoa de Lanhoso
Com 22 carros históricos e mais de 700 participantes.
Temas a apresentar: A primeira ocupação humana no Monte do Pilar, o quotidiano castrejo, as atividades artesanais castrejas, o altar do sacrifício, as invasões romanas, Villae Romana, a via romana XVII, a Mansion Romana, invasões bárbaras, D. Teresa, a Feira Medieval, D. Urraca e o Cerco a D. Teresa, a prisão de D. Teresa no Castelo, a entrega das chaves do castelo, o incêndio no Castelo de Lanhoso, o Foral de Lanhoso, a aplicação da punição medieval, a devoção à Nossa Senhora do Pilar, as obras de restauro do Castelo de Lanhoso e o Núcleo Museológico.
Depois do cortejo, a Chega de Bois, no Parque do Pontido.
Fevereiro de 2023
= Dias 2 a 5 de Fevereiro – Feira à Moda Antiga de Corroios – Jardim Quinta da Água