Algarve – Terra de paixões e de encantos sem fim!

Algarve - as praiasAlgarve – As praias

Longos areais, pequenas enseadas, recônditas ou acessíveis – e animadas – as praias são a imagem de marca do Algarve. Com boa razão!

Seja qual for o seu cenário favorito, encontra-o no Algarve.

Quer tenha uma predilecção por quilómetros de costa onde pode caminhar tranquilamente à beira-mar, quer prefira as praias mais escondidas e sossegadas, aninhadas entre falésias, a região tem oferta mais do que suficiente para lhe encher as medidas!

Ao longo dos perto de 200 quilómetros de costa, alinham-se dezenas de praias para todos os gostos. Muitas delas galardoadas com a Bandeira Azul que atesta a qualidade das águas algarvias e dos equipamentos de apoio.

As zonas do Algarve

Se gosta da natureza mais intocada, é só rumar à Costa Vicentina. Um santuário natural único com praias escarpadas (às vezes de acesso reservado aos mais desportistas e aventureiros). Aqui poderá experimentar a sensação de completo sossego e isolamento, mesmo no pico do Verão.

Na costa sul, o Barlavento é feito de recantos e recortes, por entre falésias luminosas, que escondem pequenas e acolhedoras praias e grutas encantadoras.

A Sotavento, encontra extensos areais onde apetece passear sem destino, gozando as temperaturas amenas e o mar aprazível.

Na zona da Ria Formosa, as ilhas voltam a mudar o cenário, com línguas de areia e praias absolutamente mágicas, onde apetece ficar simplesmente deitado, desarmado pelo cenário e rendido às maravilhas da natureza.

E se tem um espírito inquieto, o melhor mesmo é aproveitar o melhor dos vários mundos e fazer uma digressão pelos vários Algarves, gozando estas espectaculares praias, de todos os tipos, de todos os tamanhos, para todos os gostos.

Texto e imagens: Dossier Especial – Algarve (Expresso)